Licenças e Afastamentos
Para o lançamento de licenças e afastamentos, mesmo que de pequena duração como viagens a serviço e gala, utiliza-se a transação Licenças/Afastamento A única exceção é a licença especial, que possui tratamento diferenciado no sistema.
Nesta transação, deve-se utilizar a operação CAD para o lançamento de uma nova licença (ou afastamento), fornecendo ainda as informações sobre o Número Funcional ou nome do funcionário, seu número de vínculo (no caso de funcionário com mais de um vínculo com a instituição), o código simbólico da ocorrência e o período da mesma. No caso de o código corresponder a uma cessão para outra instituição, deve-se fornecer ainda a instituição para a qual o funcionário foi cedido e um telefone para contato na instituição. Existem ainda campos para o registro dos dados de publicação do evento.
O campo denominado Número da Licença não deve ser preenchido no cadastramento, pois será gerado automaticamente. Este número fornece um seqüenciamento para todas as licenças/afastamentos do funcionário.
Os códigos das licenças/afastamentos encontram-se na tabela de códigos de freqüência, acessada pela transação Códigos de Freqüência Quanto ao efeito financeiro de cada código, existe um atributo associado a cada código denominado Tipo da Ocorrência (ver transação Códigos de Freqüência. Este campo se referencia a uma outra tabela de tipos de ocorrência, acessada pela transação Códigos de Freqüência Nesta tabela, os tipos de ocorrência indicam se as ocorrências daquele tipo incorrem ou não em ônus financeiro para a instituição.
Todas as licenças e afastamentos de um funcionário podem ser visualizadas através da transação Licenças/Afastamento Também podem ser visualizadas as licenças e afastamentos pela transação Lista Freq/Ano
Veja Também: