Férias

O lançamento dos períodos aquisitivos de férias se dá através da transação Férias Entretanto, não é necessário que se lance manualmente os períodos aquisitivos, pois existe um programa offline (executado mensalmente pelo CPD) que gera automaticamente estes períodos através da contagem de tempo.

Os dados pedidos pela transação Férias são, além da identificação do funcionário, as datas de início e término do período. Os demais dados, quais sejam, número de dias de gozo que o período aquisitivo dá direito, médias dos diversos tipos de horas extras e número de faltas no período são gerados automaticamente pelo sistema.

Para se visualizar os períodos aquisitivos, pode-se utilizar a transação Férias. Para o cadastramento dos períodos de gozo de férias, deve-se utilizar a transação Férias Nesta transação, deve-se fornecer, além da identificação do funcionário, o período aquisitivo a que se referem as férias (fornecendo-se o ano de término do mesmo ou a data completa de início do período), as datas de início e término das férias e informações sobre se o funcionário deseja ou não abono pecuniário, adiantamento salarial e adiantamento de metade do décimo terceiro salário.

Se o funcionário desejar abono pecuniário, o sistema indaga ainda se os dias vendidos correspondem ao início ou final das férias (ver conceitos).

Os campos referentes à folha de pagamentos em que as férias foram (ou serão pagas) são gerados automaticamente pelo sistema.

    Para uma visualização de todos os períodos de gozo de férias de um funcionário, pode-se utilizar a transação Funcionários de Férias

    As férias são também visualizadas na transação Lista Freq/Ano Freqüência ou Utilização na Administração