Convocações

Para os funcionários que exercem mandato, sob algumas condições, é permitido que eles substituam funcionários (que também exercem mandato) em níveis hierarquicamente superiores. Esta substituição se dá a nível de cargo e não de função. Assim, por exemplo, podemos ter um juiz classista de primeira instância sendo convocado para exercer as funções de um juiz classista de segunda instância, num tribunal do trabalho. Ao contrário das substituições de função, no caso das convocações é irrelevante a informação sobre quem está sendo substituído. Muitas vezes mesmo não há ninguém sendo substituído. Existe apenas a carência de pessoal que deve ser suprida.

Também alguns funcionários que trabalham por provimento podem vir a substituir outros em seu cargo (e não na função). Isto pode ocorrer, por exemplo, no caso de juízes substitutos de um tribunal qualquer funcionando como juízes de primeira instância.

Ao evento de "substituição" em cargos, denomina-se convocação (no sistema Ergon). O lançamento das convocações se dá através da tela Convocações Nesta tela, deve-se entrar com os seguintes dados: Número Funcional ou nome do funcionário sendo convocado, seu número de vínculo, o período de validade da convocação, o setor onde o funcionário irá exercer o novo cargo e o código do novo cargo.

Para se verificar todas as convocações de um funcionário, deve-se utilizar a transação Convocações Volta para Chefias Cargos Comissionados ou Utilização na Administração