Processo de Avaliação [ERG0342]

Esta tela permite cadastrar e gerenciar qualquer processo de evento de carreira que contribui com resultados e interferência sobre a carreira funcional. Dentre os processos, a tela pode ser utilizada para controlar processos de avaliação de desempenho, promoção, progressão funcional, evolução funcional, estágio probatório, entre outros. O processo pode envolver parte ou todos os funcionários da instituição. Por exemplo, na progressão funcional, tudo começa no processo de avaliação. A cada novo processo, definem-se os servidores participantes, os motivos de impedimento, os itens a serem avaliados e pontuados, os parâmetros de cada cargo. Os processos de avaliação mais comuns podem ser de três tipos: mérito, antiguidade, ou mista. Não há grande distinção entre os tipos, pois todos contêm itens que serão avaliados. A diferença é que normalmente os processos de mérito incluem apenas itens onde a pontuação é informada pelo usuário, os processos de antiguidade normalmente só têm itens baseados na contagem de tempo e as avaliações mistas incluem itens dos dois tipos (mérito e antiguidade). Em geral, um órgão tem pelo menos um processo de avaliação por ano, mas o módulo de progressão do Ergon foi concebido para que se possam criar tantos processos quantos se deseje, podendo avaliar de forma diferente os diferentes tipos de servidores. Ao final do processo de avaliação, é possível realizar a progressão automática dos servidores que obtiveram a pontuação necessária para progredir na carreira. Nessa nova versão, a tela disponibiliza grande flexibilidade sobre uma variedade grande de tipos de processos. Dessa forma a tela permite ao usuário trabalhar com processos de tipos diferentes de forma independente, apresentando a configuração que melhor se adéqua a cada tipo referente ao controle de fases, ações disponíveis e campos específicos. Em resumo, para processos de tipos diferentes, o leiaute da tela irá se adaptar da forma mais conveniente.

    Essa transação possui restrição para só permitir consulta, cadastro, alteração, remoção e execução de ações sobre processos cujos tipos o usuário corrente tenha perfil de acesso parametrizado na transação Perfil de Segurança por Tipo de Processo.

Ficha Processo

Essa ficha deve ser utilizada para realizar a abertura do processo, manutenções em gerais do processo e execução das ações para a efetivação do processo. Porém, há diferenças fundamentais nessa nova versão. Não existem mais os oito blocos que continham campos de parametrização e botões que executavam ações fixas. Em contrapartida foi criado o bloco Ações, que substitui os antigos botões de ações, e lista um conjunto de ações disponíveis para o processo.

Processo

Utilizado para realizar a abertura do processo e manutenções em gerais do processo.

Campo

Descrição

Nº Processo

Número seqüencial que identifica o processo. É definido pelo usuário que está cadastrando, pode fazer referência ao ano (por exemplo 20051) ou simplesmente ser um número de ordem (por exemplo 1,2,3...).

    Pode ser gerado automaticamente via customização.

Início

Data de início do processo. Esta data é apenas informativa, mas pode ser utilizada em customizações para controles internos.

Término

Data de término do processo. Esta data é apenas informativa, mas pode ser utilizada em customizações para controles internos.

Tipo

Define o tipo do processo. O tipo é parametrizado na transação Tipo de Processo de Avaliação. Observe que as parametrizações e configurações importantes para o processo passam a ser válidas a partir da definição do seu tipo.

    Além de identificar o tipo do processo, parametrizações e configurações importantes para o processo passam a ser válidas a partir da definição do seu tipo. A própria tela Processo de Avaliação possui comportamentos diferentes em função do tipo de processo.

Descrição

Descrição livre do processo. Por exemplo, poderá conter objetivos e escopo da avaliação. Este campo possui múltiplas linhas, podendo receber uma descrição longa e permite ao usuário realizar uma consulta de um determinado processo através de trechos da descrição, por exemplo, colocando a tela em modo consulta e digitando no campo descrição o trecho %promoção%maio%2009% e executando a consulta. Como resultado, a tela consultará os processos que contenham esse trecho na descrição para a empresa corrente.

Setor Responsável

Sigla do setor responsável pela abertura e gerenciamento do processo. Quando fornecido, somente os usuários cujo #NI#perfil de setor#NF# dê acesso a esse setor ou aos seus setores filhos terão permissão de consultar e manipular os dados desse processo. O campo somente leitura mostra a descrição do setor.

Fase Atual

Define a fase atual do processo. Um processo de determinado tipo terá um conjunto de fases que o processo poderá assumir. A cada fase assumida pelo processo, determina o conjunto de ações disponíveis para o processo, além do acesso de outras transações do sistema para esse processo. Por exemplo, para usar a transação Avaliadores por Funcionários com um determinado processo, esse deverá estar na fase Inicial, para usar a transação Fichas de Respostas com esse processo, o mesmo deverá estar na fase Avaliação. As fases também podem ser usadas por customizações para definir determinados controles sobre o processo. Esse campo apresenta lista de valores com as fases disponíveis para o tipo do processo. As fases por tipo de processo são parametrizadas na transação Tipo de Processo de Avaliação. A seguir, é feito um exemplo de como o controle de fases pode ser aplicado a um processo do tipo promoção por mérito:

Fase Inicial
Nesta fase devem ser estabelecidos os critérios para seleção dos servidores que participarão do processo avaliação e promoção por mérito, criando um Grupo de Eleitos. Sobre como criar um grupo de eleitos, veja detalhes em Gera Grupo de Eleitos. Note que ainda pode existir mais um passo posterior que é a definição dos impedimentos, pois mesmo no grupo inicial ainda se pode excluir alguns funcionários que não atendem a todos os requisitos para participar da avaliação.
Após a exclusão dos impedidos , deve-se gerar os questionários para preenchimento de pontos.
Obs.: A parametrização do questionário é feita na tela específica para este fim Criação de Questionários de Avaliação.

Fase Avaliação
Nesta fase são calculados os pontos que não dependem de digitação (por exemplo, pontos referentes ao tempo de serviço), abertura para preenchimento das fichas de respostas e a totalização dos pontos dessas fichas, além do cálculo dos pontos para desempate.
Obs.: A parametrização do cálculo de pontos é feita na tela Definição de Fatores de Avaliação.

Fase Apuração
Nesta fase os pontos obtidos são somados para obter a pontuação final.

Fase Apuração Final
Nesta fase é processada a avaliação, ordenando os servidores e indicando quais deverão ser promovidos. Aqui é possível definir limites, para que se possa definir que, mesmo atingindo os pontos necessários para promoção, somente um percentual ou um número fixo de servidores por cargo poderá ser promovido.

Fase Final
Nesta fase os servidores promovidos recebem o provimento no novo cargo/função

Ações

Esse bloco substitui os antigos botões de ações da versão anterior e lista um conjunto de ações disponíveis para o processo. O conjunto de ações está associado à fase do processo e ao tipo. Essa associação é referente à parametrização realizada na tela Tipo de Processo de Avaliação onde se faz a combinação de tipo de processo, por fases e por ações. Veja maiores detalhes dessa parametrização no help da própria tela Tipo de Processo de Avaliação. Esse bloco é baseado na tabela PROM_ACAO_FASE_TIPOPROC.

Campo

Descrição

Ação

Sigla ou nome da ação associada a uma fase e a um tipo de processo que irá executar uma determinada rotina que atuará sobre o processo, gerando resultados importantes para o andamento lógico do processo. Por exemplo, um processo na fase inicial terá a ação que fará a seleção de funcionários participantes do processo. O mesmo processo na fase de apuração terá outra ação que fará a soma total dos pontos apurados e na fase final a ação que fará a promoção dos funcionários se o processo for do tipo promoção.

Descrição

Breve descrição da ação.

Ordem

A ordem de apresentação e execução das ações. A ordem visa orientar o usuário quanto à seqüência lógica de execução de cada ação.

Botão Executa

O botão que executa as ações para o processo. Cada botão executa ação associada a ele (na mesma linha).

Botão ?

Esse botão abrirá uma tela com o help completo sobre a ação, detalhando ao usuário a finalidade e o resultado da ação. Cada botão abrirá o help da ação associada a ele (na mesma linha).

Informações Adicionais

Essa ficha irá disponibilizar campos adicionais para cadastro de informações ou outras parametrizações sobre o processo. A configuração dessa ficha é realizada através da transação Tipo de Processo de Avaliação, onde para cada tipo de processo é feito a associação dos campos que serão apresentados nessa ficha. Por exemplo, para um processo do tipo avaliação de desempenho, a ficha Informações Adicionais apresentará um determinado conjunto de campos, tais como o nome do questionário, grupo de eleitos com os participantes da avaliação, entre outros. Entretanto, se for um processo do tipo promoção, será apresentado um campo para fornecer a pontuação mínima para promoção, a data de homologação da promoção e assim por diante. Lembrando que os campos flexíveis para a edição de tela também deverão ser associados ao tipo de processo. Os campos da versão anterior da tela e que foram removidos da ficha Processo serão apresentados nessa ficha, porém, em função da parametrização tipo de processo por campos disponíveis. Para maiores detalhes consulte o help da tela Tipo de Processo de Avaliação. Além da característica de leiaute dinâmico dessa ficha, o usuário tem a sua disposição os recursos da edição de tela que disponibiliza mais flexibilidade ao leiaute dessa ficha. Mas devido a essas características dinâmicas de leiaute, uma observação deve ser levada em conta. Quando a edição de tela for realizada, ela será feita sobre um determinado leiaute definido em função de um determinado tipo do processo. Quando o usuário consultar outros tipos de processos, pode ser que alguns campos novos, campos não visíveis para o tipo anterior, sejam sobrepostos aos campos editados. Por esta razão, a tela apresenta um mecanismo que irá deslocar os campos para que não ocorra a sobreposição. Para um leiaute final mais adequado é aconselhável que a edição de tela seja realizada prevendo os possíveis leiautes dessa ficha para um resultado visual final mais conveniente. Essa ficha também é baseada na tabela PROM_PROCESSO.

    Por padrão, todos os campos disponíveis na versão anterior serão apresentados nessa ficha. Se for um processo de estágio probatório, serão apresentados os mesmos campos da versão anterior. A seguir são detalhados os campos padrões disponibilizados pelo produto.

Campo

Descrição

Grupo de Eleitos

Este campo indica o grupo de eleitos que será copiado para a tabela de servidores utilizada no processo. A Lista de Valores (LOV) desse campo pode ser parametrizada na transação Tipo de Processo de Avaliação ou é utilizado uma LOV Default do sistema, veja mais detalhes no Help da Transação Tipo de Processo de Avaliação.

Obs.: Caso se deseje alterar o grupo, não basta modificar o valor deste campo, é necessário reiniciar a avaliação e fazer nova cópia de servidores. O grupo deve estar dentro dos valores possíveis para o TIPO em questão.

Setor

Caso o processo seja específico para um setor, aqui se pode informar qual o setor a ser avaliado. Se a avaliação for geral, não é necessário preencher este campo.

Questionário

Questionário padrão que será aplicado aos servidores num processo de avaliação ou de estágio probatório. Caso sejam definidos questionários específicos para os cargos, o sistema somente usará o padrão se não houver nenhum questionário específico para o cargo do servidor.

Pontos promoção

Número mínimo de pontos necessários para ser promovido.

Chave da Contagem

Indica qual contagem de tempo de serviço deve ser utilizada no cálculo dos pontos.

Obs.: Caso se deseje alterar a chave, não basta modificar o valor deste campo, é necessário calcular novamente os pontos de contagem.

Limite para promoção - percentual

Define um limite em termos percentuais (por exemplo, 10%) dos servidores que podem ser promovidos. São promovidos os primeiros da lista em ordem decrescente de pontos até atingir o limite.

Mínimo de funcionários para aplicação do limite percentual

Define um mínimo de servidores para estabelecer o limite em termos percentuais, caso contrário utiliza o limite numérico. Por exemplo, pode-se estabelecer que serão promovidos até 10% dos servidores, mas caso o grupo só possua menos de 100 servidores então será utilizado o limite numérico.

Limite para promoção - quando não for percentual

Define um limite em termos numéricos (por exemplo, 5) dos servidores que podem ser promovidos. São promovidos os primeiros da lista em ordem decrescente de pontos até atingir o limite.

Motivo para marcar os não promovidos por atingir o limite - Tipo

Quando o servidor atinge os pontos para promoção, porém ao chegar a vez dele, o limite de promoções já foi atingido, o sistema marca com o tipo indicado.

Motivo para marcar os não promovidos por atingir o limite - Motivo

Quando o servidor atinge os pontos para promoção, porém ao chegar a vez dele, o limite de promoções já foi atingido, o sistema marca com o motivo indicado.

Data da Homologação

Data utilizada na geração do evento de provimento dos servidores promovidos.

Forma de Provimento

Forma de Provimento ou espécie de evento utilizada na geração do evento de provimento dos servidores promovidos.

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