Tipos de Frequência [ERG0247]

Através desta transação é feito o cadastro/atualização/remoção dos tipos de códigos de freqüência. No sistema, um calendário de freqüências é formado em dias. A freqüência do servidor é composta por ocorrências ao longo do dia divididos em, usualmente, horário de trabalho (horário de expediente) e horas extras. Um calendário deverá ter um propósito de controle, e essa finalidade representará o nome do tipo de freqüência. Por exemplo, na instituição é imprescindível um controle de ocorrências no horário normal de trabalho, então poderemos ter um tipo de freqüência chamada 'Normal'; para o controle de horas extras diurnas poderemos ter um tipo de freqüência chamada 'Horas Extras Diurnas'; para o controle de ocorrências de plantões médicos diários poderemos ter então um tipo de freqüência chamada 'Plantão'.

Observe que cada tipo de freqüência terá suas próprias ocorrências e cada tipo de freqüência corresponde a um calendário distinto, assim poderemos registrar, por exemplo, no dia 01, no tipo de freqüência "Normal' uma ocorrência de presença de trabalho, e no mesmo dia 01, no tipo de freqüência 'Plantão' uma ocorrência de um plantão diurno de 06 horas.

    Um novo tipo de freqüência será necessário toda vez que um grupo de ocorrências for um fato independente dos tipos de freqüências (calendários) já existentes, ou seja, uma ocorrência não impede que uma outra aconteça no mesmo dia, portanto, serão de tipos de freqüências diferentes. Como no exemplo, um servidor falta no dia 01 (tipo de freqüência de horário de expediente) e também faz um plantão eventual no mesmo dia 01 em outro calendário (tipo de freqüência de plantões).

Tipos de Freqüência

Campo

Descrição

Tipo

Informe uma sigla representativa do tipo de freqüência.

Nome

Descrição do tipo de freqüência que o calendário deve controlar.

Hora Extra?

Se marcado, indica se as ocorrências de freqüência possíveis neste tipo se referem à natureza de freqüência Hora Extra.

% Hora Extra

Informe o percentual de acréscimo a ser pago para todas as ocorrências deste tipo, quando forem de natureza hora extra. Não informe quando o valor percentual for diferenciado para situações diferentes entre dias da semana, fins de semana e feriado.

Botão de Modo de Consulta

Este botão permite limitar ou generalizar a consulta dos tipos de freqüência cadastrados em cada empresa. Quando o botão está com o nome "Listar Registros de Todas Empresas", a tela lista apenas os tipos de freqüência cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Ao ser acionado, a tela listará os tipos de freqüência para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado e o botão passará a ter o nome "Listar Registros da Empresa Logada". Se for acionado novamente, a tela volta ao modo anterior. Portanto, ao ver todos os tipos de freqüência, o cadastro pode ser simplificado através da tela de replicação de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através da tela.

Tabelas g Histórico Funcional g Frequência g Tipos de Frequências