Tipo de Atributos [ERG0230]
Um tipo de atributo representa um tipo de pagamento ou um tipo de situação funcional com características que podem variar de funcionário para funcionário, portanto, a concessão tem caráter pessoal. Através desta transação, é possível configurar todas as características da concessão do Tipo de Atributo. Esta transação apresenta quatro fichas distintas : Atributos; Valores e Informações; Validação de Atributos; Grupo de Atributos.
O atributo poderá ser uma vantagem pessoal como, adicional por tempo de serviço, insalubridade, gratificação especial de representação de cargo, ajuda de custo, indenização, valor de ação judicial. Também poderá ser um desconto, como restituição aos cofres públicos, multas, recolhe tributo X e parcelamento de débitos, ou poderá ser um tipo de situação funcional, de caráter informativo auxiliar, para algum cálculo da folha de pagamento como, por exemplo, declaração de opção de vencimentos.
Ficha: Atributos
Na ficha Atributos são registradas as definições básicas do tipo de atributo.
Campo |
Descrição |
Tipo do Atributo |
Informe uma sigla representando um tipo de valor que será atribuído ao funcionário. Este tipo de atributo pode representar um valor pessoal atribuído para pagamento ou uma característica pessoal da situação funcional do servidor. Esta sigla deve ser algo como 'PERICULOSIDADE' ou 'INSALUBRIDADE' ou ainda 'VANTAGEM PESSOAL'. |
Nome do Atributo |
Descrição sucinta do significado do atributo. |
Tipo |
O Tipo identifica se o tipo de atributo é genérico ou especial para o sistema. Se for genérico então escolher o tipo "Atributo" e este deverá ser cadastrado pela transação Atributos de Funcionários ou pela transação Atributos de Dependentes. Se for incorporação de gratificações do cargo então escolher o tipo "Incorporação Função" e este deverá ser cadastrado pela transação Incorporação de Chefia. Se for incorporação de valor ou número de horas extras então escolher o tipo "Incorporação de Hora Extra" e este deverá ser cadastrado pela transação Incorporação Hora Extra.
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Ativo? |
Este 'checkbox' deve estar 'ligado' caso o atributo seja válido para funcionários ativos. Por funcionário ativo deve-se entender aquele que não possui Vacância e nem Aposentadoria, registradas no sistema. As transações de cadastramento de Atributos farão uso desta informação para criticar sua validade. |
Inativo? |
Este 'checkbox' deve estar 'ligado' caso o atributo seja válido para funcionários inativos. Por funcionário inativo, deve-se entender aquele que possui Aposentadoria registrada no sistema. As transações de cadastramento de Atributos farão uso desta informação para criticar sua validade. |
Falecido? |
Este 'checkbox' deve estar 'ligado' caso o atributo seja válido para funcionários falecidos. Por funcionário falecido, deve-se entender aquele que possui Vacância registrada no sistema e cuja forma de vacância é a mesma que está informada na opção VAC_FALEC (Forma de vacância para falecimento), grupo ERGON, sistema Ergon na transação Opções Genéricas. As transações de cadastramento de Atributos farão uso desta informação para criticar sua validade. |
Func? Depen? Pens? |
Estas opções são mutuamente exclusivas, ou seja, apenas uma das três opções deve ser marcada, e identificam para que grupo de 'pessoas' o atributo será válido. O atributo será concedido : para Funcionários (Func? ) , para Dependentes de Funcionários (Depen?) ou ainda para Pensionistas de Pensão por falecimento de Funcionários (Pens?) . Este último em algumas instituições também é conhecido como 'Pensão Especial' . Da mesma forma que os itens anteriores, as transações de cadastramento de Atributos farão uso desta informação para criticar sua validade. |
Aceita Lançamento Manual? |
Esta opção controla se as transações de cadastramento de atributos permitirão (checkbox marcado) ou não a digitação das informações relativas ao atributo. Isto é particularmente útil, quando o atributo é gerado automaticamente (via uma rotina executada no sistema), e não é desejável que o usuário possa alterar estas informações. |
Limite Lançamento Manual |
O preenchimento deste campo somente é permitido para atributos que aceitam lançamento manual. A data nele contida indica que o atributo aceitará lançamentos manuais até a data informada. Caso este campo esteja em branco, significa que o atributo aceitará lançamentos manuais independente da data. |
Observações |
Texto livre para informações complementares referente à concessão do tipo de atributo. |
Permite sobreposição temporal? |
Esta opção controla se as transações de cadastramento de atributos permitirão (checkbox marcado) ou não registrar um atributo que temporalmente tenha uma sobreposição, seja parcial ou total. Por temporal entende-se mais de um período válido para o mesmo tipo de atributo. Esta funcionalidade é particularmente útil, quando existem vantagens acumulativas como, por exemplo, as incorporações que são concedidas em décimos. Deve ser utilizada com muito critério. |
Rubrica Associada |
Existem certos atributos, que devem ser, obrigatoriamente, pagos ou descontados em um código de rubrica específico. Este campo serve para que o usuário seja capaz de estabelecer um elo de ligação entre o atributo registrado no histórico funcional e o código de rubrica utilizado na folha de pagamento. |
Aparece na Ficha Funcional? |
Esta opção controla o aparecimento (checkbox marcado) ou não de um atributo na Ficha Funcional. |
Permite lançamento independente da vacância? |
Esta opção controla se o lançamento de vacância pode ser feito (checkbox marcado), mesmo que o atributo esteja em aberto para o funcionário. |
Permite lançamento independente da aposentadoria? |
Esta opção controla se o lançamento de aposentadoria pode ser feito (checkbox marcado), mesmo o atributo esteja em aberto para o funcionário. |
Botão de Modo de Consulta |
Este botão permite limitar ou generalizar a consulta dos tipos de atributo cadastrados em cada empresa. Quando o botão está com o nome "Listar Registros de Todas Empresas", a tela lista apenas os tipos de atributo cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Ao ser acionado, a tela listará os tipos de atributo para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado e o botão passará a ter o nome "Listar Registros da Empresa Logada". Se for acionado novamente, a tela volta ao modo anterior. Portanto, ao ver todos os tipos de atributo, o cadastro pode ser simplificado através da tela de replicação de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através da tela. |
Ficha: Valores e Informações
Na ficha Valores e Informações são registrados os 'dados' complementares que compõem um atributo selecionado, bem como os mesmos devem ser criticados. O usuário poderá criar até 12 campos complementares, seis valores e seis informações para cada atributo, ou ainda poderá não registrar informação ou valor algum, criando um 'sinalizador', que pelo simples fato de sua existência (ou ausência) já indicará uma determinada situação.
Apenas para os Atributos do tipo genérico "Atributo" será necessário preencher a ficha Valores e Informações.
Campo |
Descrição |
Seqüência de Apresentação |
Nas transações de cadastramento de Atributos, tipo genérico, existe espaço para 12 linhas na tela, seqüência de 1 a 12, para distribuir até seis valores e seis informações. Por vezes a ordem lógica de entrada de dados não é : primeiro os valores ( de 1 a 6) e depois as informações ( de 1 a 6), e sim, Informação 1, Informação 2, Valor 1 , Informação 3. Este campo então, permite dizer em que posição (mais especificamente, em que linha) o 'dado' será apresentado. Não é necessário manter uma seqüência rígida. Pode-se criar a Informação 1 na seqüência 3, Valor 1 na seqüência 5 e Informação 2 na seqüência 7. Fazendo desta forma, distribui-se melhor os dados no formulário, favorecendo a visualização. |
Campo Relacionado |
Selecione a característica do dado relacionado ao campo complementar. Através desta lista é feita a ligação entre o campo Seqüência de Apresentação e qual o tipo de dado será apresentado naquele local. Observe que quando é selecionado Informação n, o layout da transação é modificado, pois o modo de configuração para Valores e Informações é distinto, conforme será explicado adiante.
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É obrigatório? |
Se o checkbox for marcado o preenchimento do campo será obrigatório, caso contrário, não haverá exigência de preenchimento.. |
Botão de Modo de Consulta |
Este botão permite limitar ou generalizar a consulta dos valores e informações dos tipos de atributo cadastrados em cada empresa. Quando o botão está com o nome "Listar Registros de Todas Empresas", a tela lista apenas os valores e informações dos tipos de atributo cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Ao ser acionado, a tela listará os valores e informações dos tipos de atributo para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado e o botão passará a ter o nome "Listar Registros da Empresa Logada". Se for acionado novamente, a tela volta ao modo anterior. Portanto, ao ver todos os valores e informações dos tipos de atributo, o cadastro pode ser simplificado através da tela de replicação de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através da tela. |
Dica |
Neste campo é cadastrado um texto individualizado para cada campo do Atributo, esses textos dicas são visíveis na barra inferior da aplicação ou quando se passa o mouse sobre o item. A finalidade do texto dica é de dar instruções aos usuários de como preencher um determinado campo do atributo. |
Cadastro de campos relacionados do tipo Valor
Campo |
Descrição |
Rótulo a ser apresentado |
Indica qual será o título do campo. No momento da montagem de qualquer transação de cadastramento de atributos de funcionários ou dependentes, após informar-se a sigla do atributo, o sistema apresentará para cada dado, o rótulo que foi especificado pelo usuário, facilitando o entendimento do que aquele dado contém. |
Tipo do Valor |
Caso o 'Campo Relacionado' seja Valor n, este campo será mostrado. Escolha na lista uma opção que indique a natureza do valor que este 'dado' de atributo armazenará.
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Valor Mínimo |
Caso o 'Campo Relacionado' seja Valor n, este campo será mostrado. Define o menor valor que este dado armazenará. |
Valor Máximo |
Caso o 'Campo Relacionado' seja Valor n, este campo será mostrado. Define o maior valor que este dado armazenará. |
Incremento |
Caso o 'Campo Relacionado' seja Valor n, este campo será mostrado. Define o incremento permitido entre o 'Valor Mínimo' e o 'Valor Máximo'. Caso não seja informado, assumir-se-á incremento igual a 1. Por exemplo: pode ser definido um valor começando com 'Valor Mínimo' de 3, 'Valor Máximo' de 25 e 'Incremento' de 5, o que criará a seguinte lista de valores : 3, 8, 13, 18 e 23. |
Inteiro? Taxa? Monetário? |
Estes campos são mutuamente exclusivos, ou seja, escolha apenas uma das três opções. Indicam se o dado armazenado neste Valor n é um inteiro (sem casas decimais), ou uma taxa (conterá até seis casas decimais) ou ainda, um valor monetário (permitirá no máximo duas casas decimais). Por exemplo: A opção pode ser inteiro para tipo de valor 'Dias'; pode ser monetário para tipo de valor 'Valor'; pode ser taxa para tipo de valor 'índice'. |
Mnemônico |
Nome alternativo para o campo, com a finalidade de ser utilizado nas fórmulas de cálculo da folha de pagamentos. |
Possui Lista de Valores Estática? |
Existem situações onde um dado do tipo 'Valor', não obedece a uma seqüência lógica de Valor Mínimo, Máximo e Incremento. Para estes momentos, deve-se fazer uso de uma lista estática de valores. Ao ser marcado este campo, surgirá no formulário o botão 'Cadastra / Mostra Lista de Valores' e será removido o campo 'Comando SQL para lista de valores', o botão 'Editar' e ainda o 'ALIAS da coluna de Descrição'. |
Cadastra / Mostra Lista de Valores
Seu uso é permitido tanto para valores como informações. Este botão, ao ser acionado, apresentará um outro formulário que permite o cadastramento dos valores da lista estática e mais um campo de descrição. Após cadastrar a lista de valores, pressione o botão 'Retornar' e será novamente apresentado o formulário anterior.
Os dados apresentados nas transações de cadastramento de atributos, deverão ser escolhidos conforme determinado nesta lista.
Campo |
Descrição |
Valor |
Determine um valor para a lista. |
Descrição |
Descreva o significado do valor. Ele aparecerá ao lado do valor na lista de valores. |
Botão de Modo de Consulta |
Este botão permite limitar ou generalizar a consulta dos valores da lista estática cadastrados em cada empresa. Quando o botão está com o nome "Listar Registros de Todas Empresas", a tela lista apenas os valores da lista estática cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Ao ser acionado, a tela listará os valores da lista estática para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado e o botão passará a ter o nome "Listar Registros da Empresa Logada". Se for acionado novamente, a tela volta ao modo anterior. Portanto, ao ver todos os valores da lista estática, o cadastro pode ser simplificado através da tela de replicação de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através da tela. |
Menu:
Tabelas g Histórico Funcional g Atributos g Tipos de Atributo