Cadastro de Folhas de Pagamentos [ERG0096]

Através desta transação, cadastram-se as folhas de pagamento a serem executadas por uma ou mais instituições. A identificação de uma folha, é composta pelo seu Mês / Ano de referência, seguido por uma informação numérica seqüencial, cujo objetivo é de identificar as várias execuções de folha de pagamento que possam coexistir dentro de um mês específico.
A aparência da tela se altera em função da configuração do sistema quanto a trabalhar com uma só empresa ou com várias empresas. A seguir, o help da transação será dividido em dois em função da opção do sistema.

    SISTEMA EM MONO-EMPRESA

Cadastro de Folhas

Esta ficha permite realizar um pedido de cálculo para a folha selecionada. Ao fazer a solicitação, algumas validações serão feitas, emitindo mensagens de erro caso alguma condição não seja satisfeita. Antes de fazer a solicitação será necessário selecionar um grupo de eleitos. Se o número do grupo for "0" (zero), o cálculo será total e um aviso será emitido informando que o cálculo poderá levar algumas horas e permitindo que o usuário possa cancelar a solicitação. Para qualquer outro valor, a restrição é feita caso o grupo não possua nenhum funcionário. Após passar pelas validações, a rotina disparada pelo botão irá gravar um pedido de execução para a empresa padrão. A forma de filtrar os registros também foi alterada. A tela apresentará a lista de folhas de forma contínua, em ordem decrescente de mês e ordem crescente de número de folha. O filtro de mês será inicializado no mês corrente e servirá para informar a partir de que mês começa a lista, e não como único mês que seria apresentado. Existe também o campo de filtro para o tipo de folha, que pode ou não ser informado dependendo das necessidades de pesquisa.

Campo

Descrição

Mês/Ano

Esse é o Mês e Ano de referência da folha. As datas serão apresentados no formato MM/AAAA.

Número

O Número da Folha serve para distinguir as várias execuções de folha, com seus objetivos específicos. Por padrão o número poderá ser de 01 a 99, mas será possível ter folhas de até 8 dígitos, com número máximo 99999999, alterando a opção genérica MAX_DIG_NUMFUNC (sistema Ergon e grupo ERGON) para o número de dígitos permitidos.

Nome

Campo usado para descrever a folha de pagamentos selecionada.

Tipo da Folha

Tipo da folha de pagamentos, conforme cadastrado na transação Tipos de Folha. O tipo da folha permite que uma série de características básicas sejam agregadas à folha em questão. Possui lista de valores. Veja a transação Tipos de Folha para maiores detalhes.

Tipo de Cálculo

Determina qual conjunto de fórmulas de cálculo será utilizado para as execuções desta folha de pagamento, conforme cadastrado na transação Tipos de Cálculo. Para maiores detalhes, veja também em Folha de Pagamento.

Destino

Indique qual será o servidor de cálculo de folha que atenderá às solicitações de execução desta folha em específico. Os destinos possíveis devem ser cadastrados através da transação Destinos e Versões. Caso o valor deste campo seja nulo, o destino padrão para folhas de pagamento será utilizado, conforme registrado em Opções Genéricas (sistema Ergon, grupo de opções FOLHAS). Possui lista de valores.

Número de Folha Secundária

Especifica um número de folha (secundária) que poderá receber resultados do cálculo da folha selecionada (primária). No programa de cálculo será escolhida em qual folha será gravado cada resultado de vínculo calculado.

Abertura

Este campo é de preenchimento automático e indica a data em que a folha de pagamento foi criada.

Processamento

Este campo é de preenchimento automático e indica qual a data e hora da última execução da folha de pagamentos selecionada.

Data de geração FITABANCO

Este campo é de preenchimento automático e indica qual a data e hora da última execução da rotina GERA_FITABANCO. Esta rotina somente poderá ser executada se a folha não estiver consolidada.

Consolidação

Este campo indica quando esta folha foi consolidada. Só pode ser preenchido através do botão 'Bloqueia Cálculo' que alimenta este campo com a data atual. Neste momento também o texto do botão passa a ser 'Desbloqueia Cálculo'. Se for pressionado novamente, apaga a informação registrada em Consolidação. O fato de esta data estar informada ao sistema impede que novos cálculos possam ser realizados para esta folha, a partir da data de consolidação.

Data de Crédito

Este campo indica quando esta folha foi bloqueada para efeito de créditos dos pagamentos calculados. Só pode ser preenchido através do botão 'Bloqueia Crédito' que alimenta este campo com a data atual, efetivando as alterações imediatamente e executando uma rotina de atualização dos créditos bancários. Neste momento também o texto do botão passa a ser 'Desbloqueia Crédito'. Se for pressionado novamente, apaga a informação registrada em Data de Crédito, efetivando novamente as alterações e executando novamente a rotina de atualização. A informação desta data, impede que sejam realizadas novas gerações de crédito bancário, se a data desta geração for maior do que a data registrada em data de crédito. Tome cuidado ao utilizar este botão pois, uma vez acionado, todas as alterações serão efetivadas.

Mês de direito principal

Mês de direito principal da folha selecionada.

Total de meses a adiantar

Número de meses para adiantamento no cálculo.

Total de meses a retroagir

Número máximo de meses para retroação no cálculo.

Meses para retroação incondicional

Número de meses para retroação incondicional (forçada) no cálculo.

Total de meses pré-Ergon

Número máximo de meses para retroação.

Número de dias para expirar execução.

Limite máximo de dias para validade da execução.

Solicitar execução

Botão que irá chamar a janela de solicitação de execução de cálculo.

Responsável

Este campo é de preenchimento automático e indica o usuário que está realizando as alterações.

Execuções

Nesta ficha são mostradas as diversas execuções existentes para uma determinada folha de pagamentos selecionada na ficha "Cadastro de Folhas". Além disso, nesta ficha é possível alterar a situação de uma determinada execução através dos botôes existentes na parte inferior da tela. É importante ressaltar que a mudança de situação de uma execução segue algumas regras. Sendo assim, as situações possíveis para as quais uma execução pode ser alterada dependem da situação atual em que a execução se encontra. A implementação desta regra é feita habilitando-se apenas os botões permitidos para a execução selecionada. Além disso, é possível alterar o campo Expiração. Os demais campos são apenas para consulta.

Campo

Descrição

Folha

Identificação da folha (mês/ano e número) selecionada na ficha "Cadastro de Folhas".

Execução

Número da execução (referente à folha selecionada).

Modo

Modo de execução da folha. Pode ser TOTAL (se executada para todos os vínculos) ou PARCIAL (se executada para um grupo de eleitos específico).

Grupo

Grupo de eleitos calculado na execução (somente se for execução PARCIAL).

Destino

Servidor de folha utilizado para processar a execução.

Situação

Situação atual da execução. Os possíveis valores para este campo são : "EM FILA", "EXECUTANDO", "CONCLUIDA", "REJEITADA", "SEM EFEITO", "INTERROMPIDA", "A INTERROMPER", "A REINICIAR" ou "A CONTINUAR".

Início

Data/Hora de início do processamento.

Fim

Data/Hora de término do processamento.

Tempo de Execução

Tempo de execução baseado na data de início e de término.

Debug

Este campo informa se a execução foi ou será feito usando o modo Debug.

Descrição

Descrição da execução.

Expiração

Data máxima de validade da execução.

Solicitação

Data/Hora da solicitação da execução.

Responsável

Usuário responsável pela solicitação de cálculo.

Botão A Reiniciar

Utilize este botão para passar a execução para o modo "A Reiniciar". Este botão apenas estará disponível se a execução se encontrar em situação "Interrompida". O modo "A Reiniciar" deve ser utilizado para recolocar uma execução "Interrompida" na fila de execução informando a máquina de cálculo de que esta execução deverá ser reprocessada desde o seu início.

Botão A Continuar

Utilize este botão para passar a execução para o modo "A Continuar". Este botão apenas estará disponível se a execução se encontrar em situação "Interrompida". O modo "A Continuar" deve ser utilizado para recolocar uma execução "Interrompida" na fila de execução informando a máquina de cálculo de que esta execução deverá ser reprocessada a partir do ponto em que foi interrompida.

Botão A Interromper

Utilize este botão para passar a execução para o modo "A Interromper". Este botão apenas estará disponível se a execução se encontrar em situação "Executando". O modo "A Interromper" deve ser utilizado para interromper manualmente uma execução que se encontra em situação "Executando".

Botão Rejeitada

Utilize este botão para passar a execução para o modo "Rejeitada". Este botão apenas estará disponível se a execução se encontrar nas situações "Interrompida", "A Continuar", "A Reiniciar" ou "Em Fila". O modo "Rejeitada" deve ser utilizado para cancelar manualmente uma execução.

Botão Sem Efeito

Utilize este botão para passar a execução para o modo "Sem Efeito". Este botão apenas estará disponível se a execução se encontrar em situação "Em Fila". O modo "Sem Efeito" deve ser utilizado para inutilizar manualmente uma execução que ainda não teve seu processamento iniciado.

Ocorrências

Nesta ficha são mostradas as mensagens de ocorrências em uma determinada execução de folha. Para selecionar a execução desejada, utilize a ficha "Cadastro de Folhas" para selecionar a folha desejada e, a seguir, utilize a ficha "Execuções" para selecionar a execução desejada para a folha selecionada. As mensagens na ficha de ocorrências serão apresentadas em ordem decrescente de execução, e ordem crescente de ocorrência. Essa ficha é somente para consulta.

Campo

Descrição

Folha

Identificação da folha (mês/ano e número) selecionada na ficha "Cadastro de Folhas".

Execução

Número da execução (referente à folha selecionada) que gerou as ocorrências.

Nº Ocorr.

Número da ocorrência.

Severidade

Grau de severidade da ocorrência.

Mensagem

Mensagem de ocorrência.

Botão Descendente

Exibir os registros de ocorrências ordenados em ordem decrescente de número de ocorrência.

Botão Ascendente

Exibir os registros de ocorrências ordenados em ordem crescente de número de ocorrência.

Sub-processos da Execução

Nesta ficha são mostrados (apenas para consulta) os sub-processos que compõem a execução de uma folha de pagamentos. O objetivo desta ficha é permitir a consulta à situação atual da execução de cada um dos sub-processos.

Campo

Descrição

Folha

Identificação da folha (mês/ano e número) selecionada na ficha "Cadastro de Folhas".

Execução

Número da execução (referente à folha selecionada) selecionada na ficha "Execuções".

Processo

Nome do sub-processo da folha.

Situação

Situação atual da execução do sub-processo selecionado.

Início

Data/hora de início da execução do sub-processo.

Fim

Data/hora de término da execução do sub-processo.

Info para retomada

Informações internas da folha utilizadas para retomada da execução do sub-processo selecionado.

Lotes Eleitos

Nesta ficha são mostrados (apenas para consulta) os subconjuntos dos eleitos em uma execução de cálculo. É possível escolher os registros de uma situação específica ou de todas as situações.

Campo

Descrição

Lote

Número de lote (agrupamento de eleitos para o cálculo)

Destino

Nome do destino de cálculo que assumiu o cálculo do lote

Situação

Situação geral de andamento da execução do lote. Além dessa informação será informado as situações dos subprocessos (DC, PG, CL e GR).

Início

Data e hora de início de execução do lote

Final

Data e hora de final de execução do lote

Tempo

Tempo decorrindo entre o fim e o início

NumFunc Inicial

Número de funcionário mínimo no lote de eleitos

NumFunc Final

Número de funcionário máximo no lote de eleitos



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