Dados Pessoais do Dependente [ERG0068]
Através desta transação podemos manipular os dados pessoais dos dependentes de funcionários da instituição. Podemos fazer consultas, inserir novos dependentes de funcionários, alterar dados de dependentes já cadastrados e remover os dependentes dos funcionários. Nesta transação são cadastrados dados pessoais dos dependentes, dados bancários, histórico do dependente e as suas dependências. A parte relativa ao histórico do dependente registra toda a vida do dependente : por qual período ele foi estudante, universitário, seu estado civil na época, se é inválido ou excepcional. Tanto as informações de histórico do dependente quanto suas dependências serão levadas em consideração quando da emissão da folha de pagamento.
Dados Pessoais
Aqui serão cadastrados os dados pessoais do dependente: parentesco com o funcionário, data de nascimento, entre outras informações. A busca deste bloco é ordenada pelo número do dependente. Quando o Número Funcional (ou matrícula) do dependente é preenchido caso ele também seja funcionário, neste caso, a menos do Número, Parentesco e campos customizados pelo usuário, todos os campos que fazem parte de informações comuns entre esta transação e a transação Dados Pessoais do Funcionário não poderão ser alteradas por essa tela. Além disso, após o preenchimento, ao tentar navegar para qualquer uma dessa informações "comuns", será apresentada a seguinte mensagem de alerta: "Esse dependente também é FUNCIONÁRIO. As outras informações serão cadastradas automaticamente. Você deseja salvar as alterações para que o cadastro seja finalizado automaticamente?". Se a resposta do usuário for afirmativa, a alteração será gravada e as outras informações serão copiadas da transação Dados Pessoais do Funcionário, cadastradas e mostradas em seguida para o usuário. Para alterar qualquer uma dessas informações "comuns", o usuário deverá entrar na transação Dados Pessoais do Funcionário para alterá-las e após salvar as alterações elas serão replicadas automaticamente para esta transação.
Campo |
Descrição |
Número Funcional do Dependente |
Número funcional do dependente, caso o dependente também seja funcionário da instituição. |
Parentesco |
Grau de parentesco do dependente com o funcionário.
|
Data Nascimento |
Data de nascimento do dependente. É obrigatório o preenchimento deste campo. |
Foto |
A foto do dependente é apresentada na parte superior esquerda da ficha 'Dados Pessoais'. Para associar uma foto ao dependente de um funcionário, deve-se executar o seguinte:
|
Os campos abaixo somente aparecem se a opção UTILIZA_REPRE_LEGAL_DEPEN estiver marcada como "N" (não).
Campo |
Descrição |
Possui representante legal |
Indica se o dependente possui ou não um representante legal. |
Número do representante legal |
Este campo deve ser preenchido se o dependente possuir um representante legal. Deverá ser cadastrado o número do representante legal que já deverá estar cadastrado. |
Documentos
Aqui serão registrados os dados do registro geral, certidão de registro do dependente, que pode ser certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito ou desaparecimento do dependente.
Campo |
Descrição |
Registro Geral |
Em Tipo do registro geral, os possíveis valores para este campo, estão na Tabela Geral TIPO_RG. Em Órgão Expedidor, os possíveis valores para este campos estão na Tabela Geral ORGAO_RG. |
Certidão de Nascimento / Casamento |
Aqui será cadastrado a certidão de casamento, nascimento e outros. No campo tipo de documento, os valores poderão ser selecionados através de uma lista de valores com os dados cadastrado na tabela geral TIPO_DOC_CERT. No campo UF, os valores possíveis para este campos estão na Unidades da Federação. O campo Cidade pode ser preenchido selecionando um valor da Lista Ordenada de Valores. |
Matrícula |
Aqui será cadastrado a certidão de casamento, nascimento e outros no novo padrão nacional. Esta numeração segue a seguinte formatação: 999999-99-99-9999-9-99999-999-9999999-99 |
Certidão de Óbito / Desaparecimento |
Aqui será cadastrada a certidão de óbito ou desaparecimento. O tipo de documento poderá ser selecionado através de uma lista de valores com os valores cadastrados na tabela geral TIPO_DOC_CERT_FIM. Os campos UF e Cidade podem ser selecionados através de lista de valores. |
Matrícula |
Aqui será cadastrado a certidão de óbito / desaparecimento no novo padrão nacional. Esta numeração segue a seguinte formatação: 999999-99-99-9999-9-99999-999-9999999-99 |
Representante Legal
Aqui será cadastrado o representante legal do dependente. O representante legal será um representante cadastrado na transação Representantes Legais. O representante legal irá representar o dependente. Podemos citar como exemplo quando o dependente for menor de idade e não possui documentos e conta bancária. A disponibilidade ou não do cadastro de representantes legais varia em função da opção UTILIZA_REPRE_LEGAL_DEPEN. Se o valor da opção for "N" (não), a ficha "Repres. Legal" não aparece. Apenas os campos anteriores de cadastro representante legal aparecem na ficha principal "Dependentes". Se o valor for "S" (sim), a ficha "Repres. Legal" aparece com todos os campos do módulo de cadastro de representantes legais. Os campos tradicionais desaparecem.
Campo |
Descrição |
Número do representante legal |
Informe o número do representante legal cadastrado na transação Representantes Legais. |
Início |
Data inicial de representação do dependente |
Fim |
Data final de representação do dependente |
Tipo de Representação |
Tipo de representação do dependente.
|
Recebe Crédito? |
Se para um histórico de representação estiver marcado como sim, significa que o representante recebe os créditos pelo dependente. Dentro de um certo período só poderá existir um histórico com essa opção marcada. |
Tipo Doc |
Tipo de certidão de representação.
|
Número |
Número da certidão de representação |
Livro |
Livro da certidão de representação |
Folha |
Folha da certidão de representação |
Cartório |
Cartório que foi registrado a certidão de representação |
UF |
Unidade da federação do endereço do cartório. |
Cidade |
Município do cartório |
Obs |
Observação a respeito da representação do dependente |
Endereço
Aqui serão registrados os dados do endereço residencial do dependente.
Campo |
Descrição |
Logradouro |
Tipo de logradouro da residência do dependente.
|
Endereço |
Endereço do dependente. |
Número |
Número do endereço do dependente. |
Complemento |
Complemento do endereço do dependente. |
UF |
Unidade da federação do endereço.
|
Cidade |
Município do endereço
|
Bairro |
Bairro onde se localiza o endereço. |
CEP |
Código de endereçamento postal do endereço. |
Botão CEP |
Ao pressionar este botão, o sistema irá procurar as informações relativas ao CEP. Caso encontre os dados irá preencher automáticamente as informações de tipo de logradouro, endereço, bairro, cidade e UF. Esta botão estará disponível se a opção "BUSCA_CEP" (grupo "HADES", sistema "Hades") estiver com "S". |
Fone |
Telefone do dependente. |
Dados Bancários
Aqui serão cadastrados os dados bancários do dependente, caso ele tenha uma conta bancária.
Campo |
Descrição |
Tipo de Pagamento |
Tipo de pagamento efetuado ao dependente. Por exemplo : Conta Corrente, Espécie, Tesouraria.
|
Histórico do Dependente
Aqui será registrada toda a parte relativa ao histórico da vida do dependente.
Campo |
Descrição |
Estudante ? |
O dependente é/era estudante entre as datas de início e término do histórico ? |
Universitário ? |
O dependente é/era universitário entre as datas de início e término do histórico ? |
Inválido ? |
O dependente é/era inválido entre as datas de início e término do histórico ? |
Excepcional ? |
O dependente é/era excepcional entre as datas de início e fim do histórico ? |
Tipo Invalidez |
Tipo de invalidez do dependente.
|
Tipo Excepcionalidade |
Tipo de excepcionalidade do dependente.
|
Dependências
Aqui será registrada toda a parte relativa às dependências, como por exemplo as relações de dependência para efeito de imposto de renda, salário família, entre outras que porventura seja desejável algum tipo de controle.
Campo |
Descrição |
Início |
Data de início da dependência. |
Tipo de dependência |
Informe o tipo de dependência, conforme especificado na transação Tipos de Dependência.
|
Término |
Data em que esta dependência encerrou a sua validade. |
Observação |
Observação sobre a dependência cadastrada. |