Dados Pessoais do Dependente [ERG0068]

Através desta transação podemos manipular os dados pessoais dos dependentes de funcionários da instituição. Podemos fazer consultas, inserir novos dependentes de funcionários, alterar dados de dependentes já cadastrados e remover os dependentes dos funcionários. Nesta transação são cadastrados dados pessoais dos dependentes, dados bancários, histórico do dependente e as suas dependências. A parte relativa ao histórico do dependente registra toda a vida do dependente : por qual período ele foi estudante, universitário, seu estado civil na época, se é inválido ou excepcional. Tanto as informações de histórico do dependente quanto suas dependências serão levadas em consideração quando da emissão da folha de pagamento.

Dados Pessoais

Aqui serão cadastrados os dados pessoais do dependente: parentesco com o funcionário, data de nascimento, entre outras informações. A busca deste bloco é ordenada pelo número do dependente. Quando o Número Funcional (ou matrícula) do dependente é preenchido caso ele também seja funcionário, neste caso, a menos do Número, Parentesco e campos customizados pelo usuário, todos os campos que fazem parte de informações comuns entre esta transação e a transação Dados Pessoais do Funcionário não poderão ser alteradas por essa tela. Além disso, após o preenchimento, ao tentar navegar para qualquer uma dessa informações "comuns", será apresentada a seguinte mensagem de alerta: "Esse dependente também é FUNCIONÁRIO. As outras informações serão cadastradas automaticamente. Você deseja salvar as alterações para que o cadastro seja finalizado automaticamente?". Se a resposta do usuário for afirmativa, a alteração será gravada e as outras informações serão copiadas da transação Dados Pessoais do Funcionário, cadastradas e mostradas em seguida para o usuário. Para alterar qualquer uma dessas informações "comuns", o usuário deverá entrar na transação Dados Pessoais do Funcionário para alterá-las e após salvar as alterações elas serão replicadas automaticamente para esta transação.

Campo

Descrição

Número Funcional do Dependente

Número funcional do dependente, caso o dependente também seja funcionário da instituição.

Parentesco

Grau de parentesco do dependente com o funcionário.

    Os valores possíveis para este campos estão na Tabela Geral 'Parentesco' e podem ser acessados aqui através da Lista Ordenada de Valores.

Data Nascimento

Data de nascimento do dependente. É obrigatório o preenchimento deste campo.

Foto

A foto do dependente é apresentada na parte superior esquerda da ficha 'Dados Pessoais'. Para associar uma foto ao dependente de um funcionário, deve-se executar o seguinte:

  • Devem estar configurados na transação de Opções Genéricas duas opções do Sistema 'Ergon' e Grupo 'ERGON': DIR_FOTO e TIPO_FOTO. DIR_FOTO indicará o diretório (de preferência um diretório em um servidor como \\<nome-da-máquina>) onde as fotos estarão residindo e TIPO_FOTO indicará o formato em que estas fotos estarão armazenadas (JPG, GIF, BMP, entre outros);

  • O nome do arquivo residente no diretório, deverá ser sempre o número funcional seguido do caracter sublinha (_) e da extensão especificada em TIPO_FOTO. Assim para o número funcional 19, dependente 1 DIR_FOTO = \\MAQUINA\FOTOS\ e TIPO_FOTO = JPG, teremos um arquivo com o nome de \\MAQUINA\FOTOS\19_1.JPG;

  • Ao ser solicitada uma consulta ao dependente, a foto é localizada no diretório especificado e o arquivo é carregado para o banco de dados. Imediatamente após esta carga o arquivo é renomeado para a extensão '.CARREGADO' e caso o registro não seja salvo, este arquivo deve ser novamente renomeado para a extensão anterior para que possa ser novamente carregado;

  • Uma vez feita a carga e o registro salvo, o arquivo contendo a imagem é totalmente dispensável e pode até mesmo ser removido, sendo isto uma prerrogativa do cliente.

Se estiver sendo utilizado o Forms10g, para carregar a foto do dependente dê um duplo clique com o mouse sobre o campo foto, que irá abrir uma janela e deverá ser selecionada a foto que será carregado. As opções de fotos deverão estar configuradas.

    O Ergon não possui ferramenta para carga em massa de fotos. Para isto, o cliente deve desenvolver uma transação específica que realize estas mesmas operações para todos os dependentes dos funcionários registrados no banco de dados do Ergon.

Os campos abaixo somente aparecem se a opção UTILIZA_REPRE_LEGAL_DEPEN estiver marcada como "N" (não).

Campo

Descrição

Possui representante legal

Indica se o dependente possui ou não um representante legal.

Número do representante legal

Este campo deve ser preenchido se o dependente possuir um representante legal. Deverá ser cadastrado o número do representante legal que já deverá estar cadastrado.

Documentos

Aqui serão registrados os dados do registro geral, certidão de registro do dependente, que pode ser certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito ou desaparecimento do dependente.

Campo

Descrição

Registro Geral

Em Tipo do registro geral, os possíveis valores para este campo, estão na Tabela Geral TIPO_RG. Em Órgão Expedidor, os possíveis valores para este campos estão na Tabela Geral ORGAO_RG.

Certidão de Nascimento / Casamento

Aqui será cadastrado a certidão de casamento, nascimento e outros. No campo tipo de documento, os valores poderão ser selecionados através de uma lista de valores com os dados cadastrado na tabela geral TIPO_DOC_CERT. No campo UF, os valores possíveis para este campos estão na Unidades da Federação. O campo Cidade pode ser preenchido selecionando um valor da Lista Ordenada de Valores.

Matrícula

Aqui será cadastrado a certidão de casamento, nascimento e outros no novo padrão nacional. Esta numeração segue a seguinte formatação: 999999-99-99-9999-9-99999-999-9999999-99

Certidão de Óbito / Desaparecimento

Aqui será cadastrada a certidão de óbito ou desaparecimento. O tipo de documento poderá ser selecionado através de uma lista de valores com os valores cadastrados na tabela geral TIPO_DOC_CERT_FIM. Os campos UF e Cidade podem ser selecionados através de lista de valores.

Matrícula

Aqui será cadastrado a certidão de óbito / desaparecimento no novo padrão nacional. Esta numeração segue a seguinte formatação: 999999-99-99-9999-9-99999-999-9999999-99

Representante Legal

Aqui será cadastrado o representante legal do dependente. O representante legal será um representante cadastrado na transação Representantes Legais. O representante legal irá representar o dependente. Podemos citar como exemplo quando o dependente for menor de idade e não possui documentos e conta bancária. A disponibilidade ou não do cadastro de representantes legais varia em função da opção UTILIZA_REPRE_LEGAL_DEPEN. Se o valor da opção for "N" (não), a ficha "Repres. Legal" não aparece. Apenas os campos anteriores de cadastro representante legal aparecem na ficha principal "Dependentes". Se o valor for "S" (sim), a ficha "Repres. Legal" aparece com todos os campos do módulo de cadastro de representantes legais. Os campos tradicionais desaparecem.

Campo

Descrição

Número do representante legal

Informe o número do representante legal cadastrado na transação Representantes Legais.

Início

Data inicial de representação do dependente

Fim

Data final de representação do dependente

Tipo de Representação

Tipo de representação do dependente.

   Este campo possuí uma lista de valores cadastrado em tabela geral, item TIPO_REPRESENTANTE.

Recebe Crédito?

Se para um histórico de representação estiver marcado como sim, significa que o representante recebe os créditos pelo dependente. Dentro de um certo período só poderá existir um histórico com essa opção marcada.

Tipo Doc

Tipo de certidão de representação.

   Este campo possuí uma lista de valores cadastrado em tabela geral, item TIPO_DOC_CERT_REP

Número

Número da certidão de representação

Livro

Livro da certidão de representação

Folha

Folha da certidão de representação

Cartório

Cartório que foi registrado a certidão de representação

UF

Unidade da federação do endereço do cartório.

Cidade

Município do cartório

Obs

Observação a respeito da representação do dependente

Endereço

Aqui serão registrados os dados do endereço residencial do dependente.

Campo

Descrição

Logradouro

Tipo de logradouro da residência do dependente.

    Os valores possíveis para este campos estão na Tabela Geral 'Logradouros' e podem ser acessados aqui através da Lista Ordenada de Valores.

Endereço

Endereço do dependente.

Número

Número do endereço do dependente.

Complemento

Complemento do endereço do dependente.

UF

Unidade da federação do endereço.

    Os valores possíveis para este campos estão na Unidades da Federação e podem ser acessados aqui através da Lista Ordenada de Valores.

Cidade

Município do endereço

    Este campo pode ser preenchido selecionando um valor da Lista Ordenada de Valores.

Bairro

Bairro onde se localiza o endereço.

CEP

Código de endereçamento postal do endereço.

Botão CEP

Ao pressionar este botão, o sistema irá procurar as informações relativas ao CEP. Caso encontre os dados irá preencher automáticamente as informações de tipo de logradouro, endereço, bairro, cidade e UF. Esta botão estará disponível se a opção "BUSCA_CEP" (grupo "HADES", sistema "Hades") estiver com "S".

Fone

Telefone do dependente.

Dados Bancários

Aqui serão cadastrados os dados bancários do dependente, caso ele tenha uma conta bancária.

Campo

Descrição

Tipo de Pagamento

Tipo de pagamento efetuado ao dependente. Por exemplo : Conta Corrente, Espécie, Tesouraria.

    Os valores possíveis para este campos estão na Tabela Geral 'ERG_TIPO_PAG' e podem ser acessados aqui através da Lista Ordenada de Valores.

Histórico do Dependente

Aqui será registrada toda a parte relativa ao histórico da vida do dependente.

Campo

Descrição

Estudante ?

O dependente é/era estudante entre as datas de início e término do histórico ?

Universitário ?

O dependente é/era universitário entre as datas de início e término do histórico ?

Inválido ?

O dependente é/era inválido entre as datas de início e término do histórico ?

Excepcional ?

O dependente é/era excepcional entre as datas de início e fim do histórico ?

Tipo Invalidez

Tipo de invalidez do dependente.

    Os valores possíveis para este campos estão na Tabela Geral 'ERG_DEP_TIPO_INV' e podem ser acessados aqui através da Lista Ordenada de Valores.

Tipo Excepcionalidade

Tipo de excepcionalidade do dependente.

    Os valores possíveis para este campos estão na Tabela Geral 'ERG_DEP_TIPO_EXCEP' e podem ser acessados aqui através da Lista Ordenada de Valores.

Dependências

Aqui será registrada toda a parte relativa às dependências, como por exemplo as relações de dependência para efeito de imposto de renda, salário família, entre outras que porventura seja desejável algum tipo de controle.

Campo

Descrição

Início

Data de início da dependência.

Tipo de dependência

Informe o tipo de dependência, conforme especificado na transação Tipos de Dependência.

    Utilize a Lista Ordenada de Valores para consultar os tipos de dependência existentes.

Término

Data em que esta dependência encerrou a sua validade.

Observação

Observação sobre a dependência cadastrada.