Carga de Consignatárias [ERG0051]

Através desta transação é feito o cadastro automático (carga) de consignações de funcionários provenientes de arquivo.

Na ficha 'Layout do Arquivo' são cadastrados os diferentes layouts de arquivos que podem ser utilizados para fazer carga. Layout de arquivo refere-se ao posicionamento ou ordem de campos a serem extraídos de arquivo. As colunas podem ser separadas por delimitador (vírgula, ponto e vírgula, etc.) ou por posição inicial e final no arquivo. O nome do arquivo padrão pode ser cadastrado porém pode ser alterado na geração de carga por um outro qualquer. Para campos numéricos ou data devem possuir formato aceito pelo banco para carga de dados e válido para informações disponibilizadas em arquivo.

Ex. 9999.99 (Se ponto for separador decimal), DD/MM/YYYY (Formato de data aceito por banco de dados). Informe-se com DBA sobre os formatos válidos. No layout do arquivo deverão constar obrigatoriamente as informações : matrícula, vínculo, rubrica da consignatária, espécie da consignatária, e data de início de validade.

Layout

Deve-se indicar layout de arquivo a ser utilizado, arquivo de carga, arquivo de aceitos (linhas de arquivo de carga que foram inseridos com sucesso) e arquivo de rejeitados (linhas de arquivo de carga que não foram inseridos com sucesso).

Checar Arquivo

Aqui é possível antes de efetuar a carga propriamente dita fazer uma validação dos registros em arquivo a serem inseridos para certificar-se que o layout escolhido está compatível com informações em arquivo.

   Pode-se também restringir carga a uma rubrica específica e um mês/ano de competência de folha.

A título de informação são apresentados o número total de funcionários distintos atingidos por carga e somatório total de valores verificados e inseridos com sucesso.

Campo

Descrição

Arquivo de Erros

Armazena erros encontrados em inserção de registro para cada linha de arquivo de rejeitados.

Verificar Arquivo

Inicia processo de verificação de registros presentes em arquivo

Relatório

Mostra relatório quantitativo de registros aceitos, rejeitados e informações adicionais em processo de carga ou verificação de arquivo.

Opções de Carga

Neste bloco inicia-se o processo de carga, através do botão 'Efetuar Carga' e define-se qual tipo de carga será feita: se somente registros novos serão inseridos, ou seja, se existir o mesmo registro em banco nada é feito; inserir novos e sobrescrever já existentes, ou seja, atualiza registro encontrado no banco; e remove registros em banco que estão presentes em arquivo, na verdade desfaz carga se esta tiver sido efetuada.

Campo

Descrição

Verificar arquivo antes da carga

Inicia processo de verificação antes da carga propriamente dita. Aborta processo se verificação for mal sucedida.

Dados do Arquivo

Aqui são informadas as colunas de tabela de banco, onde serão cadastradas as informações de arquivo, posições inicial e final ou ordem de coluna em arquivo. Possui lista de valores.

Campo

Descrição

Valor Fixo

Valor fixo indica que o valor encontrado em arquivo deve ser ignorado e para todos os registros será utilizado o valor informado neste campo.

Formato

Formato de campos numéricos ou data devem ser válidos tanto para informações de arquivo como para banco de dados, ou seja formato utilizado em arquivo deve ser válido em banco e seu formato deve ser reproduzido aqui para evitar erros de conversão de tipos de dados.

    Foi incluído o campo CPF no layout. Este campo será usado apenas para críticas. Caso no layout o campo CPF não seja preenchido, nenhuma crítica será realizada. Assim se seu arquivo não possuir o CPF basta não colocar no layout. Caso o CPF esteja no layout e venha com o valor nulo no arquivo de carga será rejeitado. Veja em Geração e carga de arquivos no sistema detalhes sobre a geração de arquivos.

Processos g Folha de Pagamentos g Consignações g Carga de Consignações