Códigos de Freqüência [ERG0045]

Através desta transação é feito o cadastro/atualização/remoção de códigos de freqüência para um tipo de freqüência escolhido. Uma ocorrência de freqüência é um fato significativo único com interferência no tempo de serviço do servidor ou é uma atividade eventual com direito ou não à remuneração em pecúnia. Uma ocorrência com característica de freqüência será representada por um código de freqüência e este código de freqüência será pertencente a um tipo de freqüência. Ou seja, existirá um calendário (tipo de freqüência) controlador diário das possíveis ocorrências de freqüência e esse calendário só poderá controlar as ocorrências associadas a ele, porque um código de freqüência deverá pertencer somente a um tipo de freqüência.

Por exemplo, um tipo de freqüência do horário normal de trabalho poderá ter como ocorrências associadas as freqüências: presença, falta injustificada, licença gestação, férias, licença médica,etc. Já as ocorrências de freqüência de hora extra diurna, hora extra no sábado, pertencerão a outro tipo de freqüência.

    Considerando que as freqüências do tipo horário normal de trabalho, são as freqüências que interferem na contagem de tempo de serviço e, conseqüentemente, na concessão de direitos por tempo de serviço, ao criar um código de freqüência, analisar quais são as regras para tempo de serviço que uma freqüência está sujeita, porque se uma mesma freqüência tiver regras diferentes para direitos por tempo de serviço, conforme o período de dias da ocorrência, então deverão ser criados dois códigos de freqüências distintos, destacando o que é diferente entre eles. Assim ficará mais fácil e mais "correto" controlar o cadastro das freqüências e a parametrização on-line da contagem de tempo. Por exemplo, talvez seja necessário ter três códigos para a licença médica: licença médica até 03 dias, licença médica até 30 dias, licença médica com mais de 30 dias, porque cada código terá uma incidência diferente para tempo de serviço, como dia incidente para tempo de serviço ou dia não conta para tempo de serviço. Veja também a transação Códigos de Contagem X Códigos de Frequência.

Tipo de Freqüência

Escolha o tipo de freqüência para consulta ou cadastro dos códigos de freqüência associados.

Campo

Descrição

Tipo de Freqüência

Escolha uma sigla do tipo de freqüência.

    Escolha um valor na Lista Organizada de Valores (LOV) Tipo de Freqüência. Está lista é cadastrada na transação Tipos de Frequência.

Botão de Modo de Consulta

Este botão permite limitar ou generalizar a consulta dos códigos de frequência cadastrados em cada empresa. Quando o botão está com o nome "Listar Registros de Todas Empresas", a tela lista apenas os códigos de frequência cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Ao ser acionado o botão, a tela listará os códigos de frequência para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado e o botão passará a ter o nome "Listar Registros da Empresa Logada". Se for acionado novamente, a tela volta ao modo anterior. Portanto, ao ver todos os códigos de frequência, o cadastro pode ser simplificado através da tela de replicação de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através da tela.

Códigos de Freqüência

Campo

Descrição

Código

Informe um código numérico para representar a freqüência que será associada ao Tipo de Freqüência selecionado.

Nome

Descreva o nome detalhado da freqüência.

Abreviação

Informe uma sigla abreviada representativa da freqüência. Esta abreviação poderá ser utilizada em relatórios, como alternativa a apresentação do código numérico da freqüência ou ao seu nome detalhado.

Mnemônico

Informe uma sigla reduzida de até 3 dígitos para a freqüência. Esta abreviação (mnemônico) será utilizada em consultas e relatórios do sistema para representar um código de freqüência, isto facilita a memorização das freqüências por parte do cliente e facilita a visualização nos relatórios.

Via freqüência?

Indica se a freqüência é uma ocorrência de atividade no trabalho e lançada via tela de Freqüência para funcionário. A opção via freqüência não caracteriza afastamento ao trabalho.Portanto, um código de freqüência com a opção via freqüência marcado não poderá ter a opção afastamento e vice-versa. A opção via freqüência é aceita para todos os tipos de freqüências associados.

Ônus?

Indica se a freqüência implica em algum ônus para a instituição.

Afast.?

Indica se a freqüência é um afastamento do funcionário ao trabalho e indica que a freqüência é lançada via tela de Licença/Afastamento. A opção afastamento é válida somente para o tipo de freqüência do horário normal de trabalho, porque apenas neste tipo há afastamento oficial para histórico funcional.

Exige regras?

Indicador da forma de validação usando regras de frequencia. Se o indicador estiver com valor "S", significa que um determinado código de freqüência somente poderá ser atribuído para um funcionário se existir registro válido para o funcionário na tabela REGRAS_FREQ. Se o indicador estiver com valor "N", o funcionamento é diferente : Se é encontrado um registro na regra com o indicador "Não se aplica" = "N", então são feitas as consistências sobre os quantitativos. Se é encontrado um registro na regra com o indicador "Não se aplica" = "S", então não é permtido o código de freqüência para o funcionário. Se não é encontrado um registro para o funcionário, nenhum consistência é feita e o código de freqüência pode ter atribuído para o funcionário. Esse comportamento atual obrigava a criação de muitos registro do tipo "não se aplica" para impedir que um código de freqüência fosse atribuído para um funcionário. Com essa opção ligada, esses registros seriam desnecessários.

Válido para o sexo

Informe, através deste campo, se o código de freqüência é válido para servidores do sexo Masculino, Feminino ou Ambos.

Preenchimento do Campo Quantidade

Indica o tipo de preenchimento do campo QUANTIDADE para o código de frequência em questão. Este campo é de preenchimento obrigatório e seus possíveis valores são : OBRIGATORIO (a quantidade deve ser informada obrigatoriamente), OPCIONAL (a quantidade é de preenchimento opcional) ou PROIBIDO (a quantidade obrigatoriamente não deve ser preenchida). Possui lista de valores.

Formato do Campo Quantidade

Indica o formato dos valores a serem lançados para o campo QUANTIDADE para o código de frequência em questão. Este campo é de preenchimento obrigatório e seus possíveis valores são : INTEIRO (valores numéricos inteiros), DECIMAL (valores numéricos com duas casas decimais), HH:MI (valores de hora no formato HH24:MI) ou ('N/N', 'N/0N', '0N/0N', '0N/00N') para informar a quantidade de sessões nas quais servidor esteve presente em relação ao total de sessões agendadas.

Mostrar Hora de Entrada e Hora de Saída?

Se estiver marcado, significa que o código de frequência permite o cadastro da hora de entrada e hora de saída. Se não estiver marcado, esses campos não estarão disponíveis ao usuário, ficando escondidos na tela. Veja mais sobre esses campos de horários nas transações de Freqüência e Lançamento Coletivo de Freqüência.

    Um código de freqüência estará disponível para cadastramento no histórico funcional do funcionário, quando ele estiver associado a um perfil de lançamento de freqüência, e um ou mais usuários do sistema for habilitado no perfil desejado. Veja transação Perfis de Segurança para Lançamento de Frequências.

    No Tipo de Freqüência do horário normal de trabalho, alguns códigos de freqüências são obrigatórios para utilização geral do sistema Ergon, porque existem telas específicas para controle dessas ocorrências de freqüências, são elas: férias, licença prêmio, cedidos com ônus e sem ônus; e as freqüências padrão: presença ao trabalho, falta injustificada, fora de exercício (antes da admissão e pós-demissão). Esses códigos de freqüência após definição, deverão ser cadastrados na transação Opções Genéricas (sistema Ergon, grupo de opções ERGON).

Tabelas g Histórico Funcional g Frequência g Códigos de Freqüência