Cargos [ERG0034]
Esta é a tabela de cargos. A partir desta versão do sistema, há um cadastro único de todos os cargos do quadro de pessoal da instituição, sejam cargos efetivos, cargos de chefia e assessoramento ou funções gratificadas. Na tabela de cargos define-se várias características do cargo, o histórico de remuneração do cargo e como é controlada a ocupação de suas vagas. Estas informações visam abranger os critérios básicos para nomear um funcionário a um cargo, e são eles:
O cargo existe?
Existe vaga para o cargo?
O funcionário cumpre a escolaridade mínima?
O tipo de nomeação foi correto para o cargo? (provimento/designação/substituição)
a remuneração salarial está compatível com o intervalo de remuneração permitida para o cargo?
Um cargo será identificado por um código e este código assume o nome do cargo com todas as suas características fixas. As características fixas são: o agrupamento ao qual ele pertence, ou seja, a carreira, representado pela categoria e subcategoria; o tipo de cargo representando a natureza do cargo, seja cargo efetivo, cargo comissionado ou função gratificada, e outros; e a escolaridade mínima para o cargo. Toda vez que a legislação da instituição alterar uma dessas características fixas, o código não representará mais o cargo, então será necessário criar outro código para o cargo e enquadrar ou nomear os funcionários no novo cargo.
O histórico do cargo é o controle da remuneração do cargo atráves do tempo, assim o cargo pode mudar de tabela salarial e outras características funcionais, sem necessidade de criar outro cargo. Isso acontece quando a instituição publica um novo quadro de pessoal, mantendo os mesmos cargos, mas alterando, a remuneração do cargo ou os percentuais das gratificações inerentes ao cargo. No histórico pode-se acompanhar, também, as alterações da numeração nacional do cargo, o CBO - Código Brasileiro de Ocupações, e se o cargo permite substituição.
Fichas : Cargos, Histórico do Cargo, Campos Adicionais e Informações Adicionais Histórico.
Ficha Cargos : contém os dados gerais relativos aos cargos do Ergon ( categoria, subcategoria, código, descrição, etc...).
Ficha Histórico do Cargo : contém os dados relativos ao histórico de cada cargo (início, fim, tabela de vencimentos, referências, etc...).
Ficha Campos Adicionais : podem ser inseridos dados particulares de cada cliente, existem 45 campos para serem inseridos na tela. Para utilizar os campos adicionais deve-se editar a tela.
Ficha Informações Adicionais Histórico: podem ser inseridos dados adicionais referentes a cada período do Histórico do Cargo. Existem 20 campos para serem inseridos na tela. Para utilizar os campos adicionais deve-se editar a tela.
Filtro
O primeiro bloco contém os campos de categoria e subcategoria. Eles são opcionais e servem somente para restringir a consulta aos cargos cadastrados e já agrupados. Para consultar todos os cargos em ordem numérica, apenas tecle enter nos dois campos.
Campo |
Descrição |
Categoria |
A Categoria servirá para restringir a consulta aos cargos pertencente a esse grupo.
|
Subcategoria |
A Subcategoria servirá para detalhar mais a consulta mostrando somente os cargos pertencente ao subgrupo da categoria escolhida.
|
Botão de Modo de Consulta |
Este botão permite limitar ou generalizar a consulta dos cargos cadastrados em cada empresa. Quando o botão está com o nome "Listar Registros de Todas Empresas", a tela lista apenas os cargos cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Ao ser acionado, a tela listará os cargos para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado e o botão passará a ter o nome "Listar Registros da Empresa Logada". Se for acionado novamente, a tela volta ao modo anterior. Portanto, ao ver todos os cargos, o cadastro pode ser simplificado através da tela de replicação de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através da tela. |
Cargos
No bloco Cargos define-se ao código do cargo as características de agrupamento, natureza do cargo, tipo de controle de vagas e escolaridade. Estas informações definem como será controlada a nomeação ao cargo; portanto, os dados deste bloco só podem ser alterados logo após seu cadastramento, como correção da digitação, porque o sistema rejeitará alterações depois que o cargo for ocupado por algum funcionário.
Um cargo só estará disponível para nomeação de algum funcionário, após preenchimento das características fixas do cargo e preenchimento do histórico do cargo, como: data inicial, tabela de vencimento e referência inicial e final. Sem os dados do histórico o sistema não permitirá a ocupação do cargo.
Exemplo de criação de cargo: desejamos criar um cargo efetivo de médico da carreira da saúde, com escolaridade mínima de nível superior para nomeação e vaga controlada por quantitativo por cargo. Neste exemplo, os campos informados ficam assim: código '1', nome 'Médico', controle de vagas 'Quadro', categoria 'Quadro Técnico-Administrativo', subcategoria 'Saúde', cargo 'marcado', tipo de cargo 'efetivo', escolaridade mínima 'Superior'. Outro exemplo: desejamos criar um cargo gerencial de assessor especial, com escolaridade livre para nomeação e controle de vaga por quantitativo por cargo. Neste exemplo, os campos informados ficam assim: código '2', nome 'Assessor Especial', controle de vagas 'Quadro', categoria 'Quadro Gerencial', subcategoria 'Assessoria', função 'marcado', tipo de cargo 'comissionado', escolaridade mínima não informada.
Campo |
Descrição |
Código |
Informe um identificador numérico único para representar o cargo. Este identificador deve ser diferente para cada registro independente da categoria e subcategoria. O código representará todos os dados deste bloco de definição do cargo. Nada impede que exista ao longo do tempo, um outro código com o mesmo nome de cargo - como 'Médico' - mas com novas características. |
Nome |
Descreva o nome completo do cargo ou função. |
Em Extinção |
Informe uma data quando o cargo for extinto. Se preenchida, não será possível criar novos provimentos com a data de início posterior a data da extinção. |
Controle de Vagas |
Indica qual o tipo de controle de vagas será utilizado pelo sistema para verificar a existência de vaga disponível, no momento da ocupação do cargo. Para os cargos com controle individual numerado ou quantitativo, posteriormente, defina as regras de controle de vagas para cada cargo no Menu Vagas.
|
Inicio Controle de Vaga |
Especifica a partir de qual data as vagas de um cargo deverão ser controladas. |
Inicio Acumulação Cargo |
Especifica a partir de qual data um cargo deverá ter controle de acumulação de cargos. |
Categoria |
Escolha uma categoria funcional para associar o cargo a um quadro de pessoal.
|
Subcategoria |
Escolha uma subcategoria para associar o cargo a um subgrupo do quadro de pessoal.
|
Cargo Aglutinador |
Informe o cargo aglutinador quando o campo controle de vaga for selecionado para 'Quadro' e o quantitativo de vagas for atribuído a um código de cargo que represente outros cargos semelhantes como, por exemplo, a tabela de cargos tem cargos de médico de pronto-socorro, médico ambulatorial, médico cirúrgico, médico veterinário, médico plantonista, mas a instituição publica o controle de vagas apenas com o nome 'Médico', então pode-se criar um código para o cargo 'médico' para ser o cargo aglutinador de vagas (o cargo que estará no controle quantitativo de vagas), e depois criar os cargos específicos (que serão os ocupados pelos funcionários) associando-os ao cargo aglutinador 'médico'. O sistema validará a vaga assim: quando o cargo específico for ocupado, o sistema vem a tabela de cargos e busca o seu cargo aglutinador e com este código do cargo aglutinador irá verificar a disponibilidade de vagas no quadro quantitativo.
|
Exige Referência por Controle de Vaga por Quadro? |
O campo estará habilitado para seleção se, o campo controle de vagas for selecionado para 'Quadro'. Marque o campo se o quantitativo de vagas do cargo deve ser dividido por referência salarial. |
É cargo aglutinador? |
O campo estará habilitado para seleção se, o campo controle de vagas for selecionado para 'Quadro'. Marque o campo se o código do cargo selecionado foi criado para representar um cargo aglutinador de quantitativo de vagas. |
Cargo/Função |
Escolha apenas uma das duas opções: Cargo ou Função. A opção Cargo, indica que o cargo selecionado tem característica de um cargo de carreira do quadro de pessoal da instituição, ou um cargo com atribuições técnico-administrativas. A opção Função, indica que o cargo selecionado tem característica de um cargo gerencial, cargo de chefia ou função gratificada. O sistema também separará internamente a tabela de cargos nessas duas opções, cargo e função. Se o sistema estiver instalado no padrão convencional de ocupação de cargo com as transações Provimentos e Designações, ele fará uma lista de cargos (opção cargos) para a transação provimento e uma lista de funções (opção função) para a transação de designação. Entretanto, se a instalação do sistema estiver definida para trabalhar com ocupação de cargo por Eventos, o sistema irá considerar a classificação mais detalhada do campo Tipo de Cargo. |
Tipo de Cargo |
Informe um tipo que classifique a natureza do cargo. A natureza do cargo define a origem do cargo. Os tipos mais comuns são: cargo efetivo, cargo comissionado, função gratificada, cargo de requisitado, função de requisição, cargo de mandato. Quando a instalação do sistema estiver definida para trabalhar com ocupação de cargo por Eventos, o tipo de cargo será utilizado para identificar quais os tipos de cargos serão aceitos por tipo de evento.
|
Escolaridade Mínima Exigida |
Informe a escolaridade mínima exigida para o funcionário ser admitido no cargo. Deixe o campo nulo quando a ocupação do cargo não exige nenhum nível de escolaridade do funcionário. O sistema validará a escolaridade assim: no cadastramento da ocupação do cargo o sistema verifica se o nível de escolaridade atual do funcionário é igual ou maior a escolaridade mínima do cargo. A escolaridade do funcionário está informada na transação de Dados Pessoais.
|
Histórico do Cargo
Aqui é definido o histórico de um determinado cargo. Qualquer lançamento no sistema de um cargo, somente será permitido se existir um histórico na data do cadastro. Um histórico é determinado pelo seu período de validade com a data de início e de término. A data de término poderá ser nula, o que significará que o histórico será sempre válido. Não poderá haver concomitância de históricos para um mesmo cargo. Cada período de histórico determina um conjunto de atributos do cargo que poderão ser alterados com o fechamento do período atual do histórico e a criação de um novo período de histórico para o cargo. Dentre os atributos que podem ser alterados para o cargo, estão: a tabela de vencimentos, a referência inicial e final do cargo, a porcentagem do adicional de insalubridade e periculosidade do cargo, o CBO (Código Brasileiro de Ocupação), o sindicato, a exigência de nível superior para exercer o cargo e se ele permite substituições. Na ficha Informações Adicionais Histórico, é possível cadastrar a quantidade de dias do prazo e da prorrogação para Posse e Exercício do cargo para aquele período do Histórico. Quando o cargo permite substituições, as seguintes opções podem ser parametrizadas:
Campo |
Descrição |
Tipo de substituição do cargo |
Os tipos de substituição que podem ocorrer para o cargo são: a) Individual com Afastamento - nesse caso o funcionário é considerado afastado, ao substituir outra pessoa, b) Individual sem Afastamento - nesse caso o funcionário NÃO é considerado afastado, ao substituir outra pessoa; e c) Múltipla - pode haver vários substitutos para um mesmo titular no período. |
Indicações Concomitantes |
No caso de evento que requer indicação prévia para substituições, esse campo indica se as indicações podem ser concomitantes, ou seja, se para este cargo podem haver dois substitutos indicados para um mesmo titular no mesmo período de datas. |
Relacionamentos
A aba "Relacionamentos" implementa a documentação de relacionamentos entre cargos. O bloco superior é um bloco de pesquisa cujos parâmetros não são obrigatórios, onde o usuário informa o cargo e o tipo de relação. Os tipos de relação estão cadastrados na tabela geral ERG_TIPO_RELAC_CARGO. O bloco inferior apresenta o tipo de relação, o próximo cargo e as datas de início e fim da relação. Utilize o relacionamento de cargos para determinar para o cargo quais cargos são seus próximos, quando desejar restringir o próximo cargo do evento de cargo. Pode ser utilizado tanto para cargos quanto para funções. Exemplos de tipos de relação: crescimento na carreira (que signifique troca do código do cargo) no mesmo plano de cargos, enquadramento para outro quadro de pessoal, transformações. Em seguida, parametrize na forma de provimento/espécie de evento qual é o tipo de relacionamento associado que siginifique o tipo de relação. O tipo de relação pode ser a mesma para várias formas de provimento com nomenclaturas específicas. Para ativar no sistema o relacionamento de cargos parametrize também a opção genérica de instalação utiliza_relac_cargo.
Campo |
Descrição |
Tipo de relação |
Descreve qual o tipo de relação entre o cargo anterior e o próximo cargo. |
Próximo cargo |
Informa qual o próximo cargo, em relação ao cargo informado no bloco superior. |
Início |
Data inicial da relação. |
Término |
Data do término da relação. Este campo não é obrigatório. |
Menu:
Tabelas g Histórico Funcional g Provimentos e Lotações g Cargos