Visão Geral de Freqüência

Este módulo tem como objetivo demonstrar os tipos de freqüência e seus relacionamentos. A frequência no sistema Ergon é uma ocorrência eventual que diz respeito ao comparecimento ou não do funcionário ao trabalho e qual o motivo da ocorrência. O funcionário tem uma jornada de trabalho com um horário de trabalho para o expediente do dia, atribuído ao exercício do cargo. Dentro desse horário de expediente podem acontecer alguns eventos de frequência como, por exemplo, presença, férias, falta, licença médica. Para o sistema Ergon, a frequência para controlar o horário do expediente terá um calendário de controle de frequência com um determinado nome, a este calendário damos o nome de Tipos de Frequência, e ao motivo do evento de frequência do dia, damos o nome de Códigos de Frequência.

O funcionário além de cumprir as atividades do horário de trabalho, também executa algumas atividades extras na instituição, fora do horário de trabalho. No sistema Ergon, uma tipo de atividade extra, eventual, com característica de comparecer ao trabalho para exercer uma atividade, também terá um calendário de controle de frequência, o Tipo de Frequência, e as variações de execução dessas frequências serão os Códigos de Frequências. Como exemplo, podemos citar o controle de horas extras diurnas (Tipo de Frequência) e as variações de ocorrências em: hora extra normal, hora extra em fim de semana (Códigos de Frequência).

Se a ocorrência de frequência for exercida em número de minutos/horas variados então registrar também o quantitativo de tempo, enquanto a variação de dias será contabilidade diretamente no período informado em dias/mês/ano.

O registro de uma frequência no sistema poderá ser programada para livre cadastramento, ou seja, pode acontecer com qualquer funcionário, ou programada para cadastramento limitado a um grupo de funcionários. Isto quer dizer que determinadas ocorrências de frequência acontecem apenas para esse grupo. Para o livre cadastramento, como presença ao trabalho, basta apenas a definição do Código da Frequência, e para o cadastramento limitado devemos definir as Regras de Frequência.

Existe no sistema alguns cadastramentos especiais, são eles: Férias, Licença Especial (também chamada de Licença Prêmio), as Cessões Internas e as Cessões Externas. As Férias e a Licença Especial têm um cadastramento divido de duas fases: a primeira é a concessão do período aquisitivo, e a segunda, é o afastamento para o gozo do direito ou a venda pecuniária do direito. Já as Cessões Internas e Externas têm um característica de afastamento inicial do local de trabalho de origem, mas o funcionário continua cumprindo suas atividades em outro local de trabalho. Logo há dois tipos de eventos acontecendo ao mesmo tempo, um é o funcionário afastado da origem por cedência, e o outro evento é o controle de frequência do horário de trabalho do funcionário acontecendo normalmente em outro local.

Entretanto, nem todos os usuários podem registrar todos os tipos de frequência e suas ocorrências, e para auxiliar neste controle de segurança, pode ser programado no sistema Ergon, o acesso ao cadastramento de frequência por usuário, através dos Perfis de Segurança para Lançamento de Frequências.

As frequências têm incidência direta nos direitos de remuneração dos funcionários, programado nas fórmulas de folhas de pagamento, e na Contagem de Tempo de serviço dos funcionários, programado nas fórmulas de contagem de tempo.

Veja Também: