Vínculos
O termo "Vínculo" no sistema Ergon é utilizado para registrar as características do contrato de trabalho do funcionário com a instituição. Estas características são gravadas em um registro manipulado pela transação Vínculos. O vínculo, no Ergon, é o passo inicial da vida funcional de um funcionário, ou seja, somente com o registro de vínculo, com uma data de exercício, pode-se registrar Provimentos e Mandatos de um funcionário, informar Freqüência, lançar vantagens, gerar pagamento, etc.
Como citado em Número Funcional, cada pessoa possui apenas um número funcional perante o sistema ERGON. Resta portanto o seguinte problema: Como tratar o caso dos funcionários que possuem duas situações concomitantes ou não perante a instituição como, por exemplo, o caso de inativos que após a aposentadoria continuam trabalhando na instituição como comissionados? Ou, então, como tratar o caso de ex-funcionários que ingressam novamente na instituição?
Tais problemas são solucionados no ERGON através do conceito de vínculo. Vínculo é a informação a respeito do elo de ligação entre o funcionário e a instituição. O sistema opera com a possibilidade de um funcionário ter mais de um vínculo, inclusive concomitantes no tempo. Cada vínculo é identificado por um número seqüencial sem dígito de controle.
Desta forma, para se identificar uma situação funcional de determinado funcionário, deve-se fornecer seu número funcional seguido de seu número de vínculo. No caso de funcionários que possuam apenas um vínculo para com a instituição (e isto deve corresponder à maioria das situações), não é necessário o fornecimento do número do vínculo em nenhuma das transações do sistema, pois o único vínculo é atribuído automaticamente.
Veja Também: