Número Funcional
Todo funcionário é identificado perante o sistema por um número funcional, que é um código único associado a cada pessoa gerenciada pelo ERGON.
É importante ressaltar que cada número funcional identifica uma pessoa, e não uma situação particular dela perante a instituição.
Assim, um funcionário que se aposente, por exemplo, deve permanecer com o código original, assim como um funcionário com dois vínculos irá possuir apenas um número funcional.
O número funcional é um número (portanto letras não são aceitas) de 6 dígitos, havendo ainda um sétimo dígito (menos significativo) que é o dígito de controle, que possui o mesmo mecanismo dos dígitos verificadores das contas bancárias. Assim, o sistema comporta no máximo 106 - 1 números, ou seja, 999.999 funcionários.
A regra de formação do dígito de controle é a seguinte:
onde k é a quantidade de dígitos significativos do número funcional. Assim, o funcionário de número 1, terá o dígito de controle igual a:
d = (((1 * 2)*10) mod 11) mod 10 = (20 mod 11) mod 10 = 9
Desta forma, o número 1 será referenciado como 19, ou seja, 1 dígito 9.
A geração de número pode ser automática. Neste caso, basta no cadastramento de dados pessoais, deixar o campo referente ao número funcional em branco.
O sistema irá automaticamente gerar um número ainda não utilizado para o novo funcionário. Para se visualizar ou acertar o último número gerado, deve-se utilizar a transação NUMERAÇÃO do sistema HADES, com Tipo do Número igual a FUNC e Ano igual a 0000. É importante ressaltar que este número será visualizado sem o dígito nesta transação.
A maior parte das transações do sistema aceitam alternativamente o número ou o nome do funcionário como entrada. Assim, caso se conheça o nome do funcionário mas não se conheça o seu número funcional, pode-se, em geral, fornecer o nome. O sistema automaticamente localizará o número. Neste caso, se existirem homônimos, o sistema irá exigir o fornecimento do número funcional.
É importante ressaltar que o número funcional é um número identificador próprio do sistema e não deve, portanto, ser confundido com eventuais números externos associados com o funcionário, como matrículas trazidas de outras instituições, etc.
Uma forma de se encontrar o número funcional, conhecido o nome do funcionário ou palavras contidas em seu nome, é através da transação BUSCA FUNCIONÁRIOS, que será discutida posteriormente.
Veja Também: