Forma QUADRO/COMPROMISSO/RESERVA

Neste forma de quadro, também são utilizados três tipos de registros para controlar a quantidade e a alocação de vagas.

O primeiro tipo de registro é o registro do quadro. Este registro serve basicamente para indicar o número de vagas disponíveis para cada cargo ou função. Quando é criado um novo quadro de vagas, devem ser fornecidas as seguintes informações:

As datas de criação e extinção definem o período em que o quadro de vagas é válido. Fora deste período as vagas do quadro não estão disponíveis.

Se o cargo do quadro for um cargo aglutinador (veja a definição em Cargos), as vagas do quadro ficam disponíveis também para os cargos subordinados a ele, e não será permitida a criação de quadro de qualquer dos cargos aglutinados.

A referência salarial só deve ser informada se a opção 'Exige referência em controle de Vaga por Quadro' do cargo (na transação 'Cargos') tiver sido selecionada. Neste caso, haverá um quadro de vagas para cada combinação cargo/referência. Se a opção 'Exige referência' não tiver sido selecionada, a referência salarial não poderá ser informada e só haverá um quadro de vagas por cargo.

O cadastramento dos quadros de vagas deve ser feito nas transações 'Manutenção de Quadro para Cargos' e 'Manutenção de Quadro para Funções'.

O segundo tipo de registro é o de compromisso. Compromissar vagas significa alocar vagas para uma futura utilização. Essas vagas não estarão disponíveis até que uma reserva seja feita, liberando a utilização das vagas compromissadas.

Quando é feito um compromisso de vagas, devem ser fornecidas as seguintes informações:

As datas de criação e extinção definem o período em que as vagas compromissadas estão disponíveis para serem reservadas. Após a data de extinção, as vagas do compromisso que não tiverem sido reservadas voltam a ficar disponíveis no quadro para novos compromissos.

A escolha do setor do compromisso pode ser opcional ou obrigatória, dependendo do valor da opção 'SETOR_COMPROMISSO' do Ergon (ver mais abaixo). Se for escolhido um setor para o compromisso, as reservas associadas a este compromisso deverão ser feitas para o mesmo setor (ou para setores subordinados a ele, de acordo com a opção 'Setores Subordinados').

Só é possível compromissar vagas de um quadro se ainda houver vagas disponíveis para uso aquele quadro. O número de vagas disponíveis é calculado usando como referência a maior data entre a data de hoje e a data de criação do compromisso, e segue a seguinte fórmula: (Vagas disponíveis no quadro) = (Total de vagas do quadro) - Soma (vagas dos compromissos não extintos) + Soma (vagas das reservas extintas e não utilizadas)

Após a data de extinção de um compromisso, todas as vagas deste compromisso e das reservas associadas ainda não utilizadas voltam para o quadro e as reservas ficam extintas com a mesma data de extinção do compromisso.

Depois que o compromisso for criado, só será possível alterar o setor (e subordinados), a data de extinção e a quantidade de vagas. A operação de aumento de vagas do compromisso é limitada pelo número de vagas disponíveis no quadro, e a diminuição é limitada pelo número de vagas já ocupadas por reservas.

O terceiro tipo de registro é o de reserva. Para que as vagas do quadro possam ser ocupadas pelos funcionários, elas devem ser antes reservadas para tal. As reservas de vagas são feitas a partir de compromissos de vagas.

Para cadastrar uma reserva de vagas, devem ser fornecidas as seguintes informações:

Cada reserva está associada a um compromisso, que por sua vez está associado a um quadro. A soma das vagas de todas as reservas de um compromisso é limitada pelo total de vagas do compromisso.

Cada reserva é identificada por um número, que é gerado automaticamente pelo sistema e não pode ser alterado. Quando forem cadastrados provimentos, designações ou ingressos de funcionários, este número será usado para identificar a reserva de vagas que os funcionários utilizarão.

Cada vez que uma vaga de uma reserva é utilizada, o número de vagas disponíveis na reserva diminui em um. Mesmo depois do fim do provimento ou designação que usou a vaga, a vaga não estará mais disponível na reserva. Ela voltará para o quadro, que passará a ter mais uma vaga disponível para novos compromissos.

As datas de criação e extinção da reserva indicam o período durante o qual as vagas da reserva estarão disponíveis para serem ocupadas por funcionários. Após data de extinção da reserva, as vagas que não tiverem sido utilizadas voltam a ficar disponíveis no quadro para novos compromissos.

A escolha do setor da reserva pode ser opcional ou obrigatória, dependendo do valor da opção 'SETOR_RESERVA' do Ergon (ver mais abaixo). Se for escolhido um setor para a reserva, ele deve ser compatível com o setor do compromisso à qual ela pertence.

Depois que a reserva for criada, só será possível alterar o setor (e subordinados), a data de extinção e a quantidade de vagas. A operação de aumento de vagas da reserva é limitada pelo número de vagas disponíveis no compromisso. A diminuição é limitada pelo número de vagas já utilizadas por funcionários.

As alterações das datas de extinção após o cadastro pode gerar inconsistências. O sistema permite tais alterações desde que nenhum dos registro atrelados a esta reserva fique inválido, mas isto não garante a integridade de todos os registros de histórico.

Além das transações já citadas acima, ainda existem duas outras transações para consultas da situação dos quadros de vagas: 'Consulta de Vagas em Quadro para Cargos por Compromissso' e 'Consulta de Vagas em Quadro para Funções por Compromisso' As duas transações são praticamente idênticas. Elas são divididas em 3 blocos. O primeiro bloco da transação é aquele onde é informado o quadro a ser consultado e a data de referência da consulta. O segundo bloco apresenta os compromissos vinculados àquele quadro. O terceiro bloco apresenta as reservas associadas aos compromissos, o número de vagas em uso na data e o número de vagas disponíveis para uso.


                     Página Anterior / Próxima Página