Forma QUADRO/COMPROMISSO/RESERVA
Neste forma de quadro, também são utilizados três tipos de registros para controlar a quantidade e a alocação de vagas.
O primeiro tipo de registro é o registro do quadro. Este registro serve basicamente para indicar o número de vagas disponíveis para cada cargo ou função. Quando é criado um novo quadro de vagas, devem ser fornecidas as seguintes informações:
Código do cargo e da referência salarial (para quadros de cargos), ou código da função (para quadros de funções)
Nome do quadro, deve ser único
Data de criação do quadro
Data de extinção do quadro
Quantidade de vagas do quadro
Observações
As datas de criação e extinção definem o período em que o quadro de vagas é válido. Fora deste período as vagas do quadro não estão disponíveis.
Se o cargo do quadro for um cargo aglutinador (veja a definição em Cargos), as vagas do quadro ficam disponíveis também para os cargos subordinados a ele, e não será permitida a criação de quadro de qualquer dos cargos aglutinados.
A referência salarial só deve ser informada se a opção 'Exige referência em controle de Vaga por Quadro' do cargo (na transação 'Cargos') tiver sido selecionada. Neste caso, haverá um quadro de vagas para cada combinação cargo/referência. Se a opção 'Exige referência' não tiver sido selecionada, a referência salarial não poderá ser informada e só haverá um quadro de vagas por cargo.
O cadastramento dos quadros de vagas deve ser feito nas transações 'Manutenção de Quadro para Cargos' e 'Manutenção de Quadro para Funções'.
O segundo tipo de registro é o de compromisso. Compromissar vagas significa alocar vagas para uma futura utilização. Essas vagas não estarão disponíveis até que uma reserva seja feita, liberando a utilização das vagas compromissadas.
Quando é feito um compromisso de vagas, devem ser fornecidas as seguintes informações:
Quadro (nome do quadro cujas vagas serão compromissadas)
Nome do compromisso
Data de criação do compromisso
Data de extinção do compromisso
Setor
Setores subordinados (Sim/Não)
Quantidade de vagas compromissadas
Observações
As datas de criação e extinção definem o período em que as vagas compromissadas estão disponíveis para serem reservadas. Após a data de extinção, as vagas do compromisso que não tiverem sido reservadas voltam a ficar disponíveis no quadro para novos compromissos.
A escolha do setor do compromisso pode ser opcional ou obrigatória, dependendo do valor da opção 'SETOR_COMPROMISSO' do Ergon (ver mais abaixo). Se for escolhido um setor para o compromisso, as reservas associadas a este compromisso deverão ser feitas para o mesmo setor (ou para setores subordinados a ele, de acordo com a opção 'Setores Subordinados').
Só é possível compromissar vagas de um quadro se ainda houver vagas disponíveis para uso aquele quadro. O número de vagas disponíveis é calculado usando como referência a maior data entre a data de hoje e a data de criação do compromisso, e segue a seguinte fórmula: (Vagas disponíveis no quadro) = (Total de vagas do quadro) - Soma (vagas dos compromissos não extintos) + Soma (vagas das reservas extintas e não utilizadas)
Após a data de extinção de um compromisso, todas as vagas deste compromisso e das reservas associadas ainda não utilizadas voltam para o quadro e as reservas ficam extintas com a mesma data de extinção do compromisso.
Depois que o compromisso for criado, só será possível alterar o setor (e subordinados), a data de extinção e a quantidade de vagas. A operação de aumento de vagas do compromisso é limitada pelo número de vagas disponíveis no quadro, e a diminuição é limitada pelo número de vagas já ocupadas por reservas.
O terceiro tipo de registro é o de reserva. Para que as vagas do quadro possam ser ocupadas pelos funcionários, elas devem ser antes reservadas para tal. As reservas de vagas são feitas a partir de compromissos de vagas.
Para cadastrar uma reserva de vagas, devem ser fornecidas as seguintes informações:
Quadro (nome do quadro cujas vagas serão reservadas)
Compromisso (nome do compromisso cujas vagas serão reservadas)
Descrição da reserva
Data de criação da reserva
Data de extinção da reserva
Setor (opcional)
Setores subordinados (Sim/Não)
Quantidade de vagas reservadas
Cada reserva está associada a um compromisso, que por sua vez está associado a um quadro. A soma das vagas de todas as reservas de um compromisso é limitada pelo total de vagas do compromisso.
Cada reserva é identificada por um número, que é gerado automaticamente pelo sistema e não pode ser alterado. Quando forem cadastrados provimentos, designações ou ingressos de funcionários, este número será usado para identificar a reserva de vagas que os funcionários utilizarão.
Cada vez que uma vaga de uma reserva é utilizada, o número de vagas disponíveis na reserva diminui em um. Mesmo depois do fim do provimento ou designação que usou a vaga, a vaga não estará mais disponível na reserva. Ela voltará para o quadro, que passará a ter mais uma vaga disponível para novos compromissos.
As datas de criação e extinção da reserva indicam o período durante o qual as vagas da reserva estarão disponíveis para serem ocupadas por funcionários. Após data de extinção da reserva, as vagas que não tiverem sido utilizadas voltam a ficar disponíveis no quadro para novos compromissos.
A escolha do setor da reserva pode ser opcional ou obrigatória, dependendo do valor da opção 'SETOR_RESERVA' do Ergon (ver mais abaixo). Se for escolhido um setor para a reserva, ele deve ser compatível com o setor do compromisso à qual ela pertence.
Depois que a reserva for criada, só será possível alterar o setor (e subordinados), a data de extinção e a quantidade de vagas. A operação de aumento de vagas da reserva é limitada pelo número de vagas disponíveis no compromisso. A diminuição é limitada pelo número de vagas já utilizadas por funcionários.
As alterações das datas de extinção após o cadastro pode gerar inconsistências. O sistema permite tais alterações desde que nenhum dos registro atrelados a esta reserva fique inválido, mas isto não garante a integridade de todos os registros de histórico.
Além das transações já citadas acima, ainda existem duas outras transações para consultas da situação dos quadros de vagas: 'Consulta de Vagas em Quadro para Cargos por Compromissso' e 'Consulta de Vagas em Quadro para Funções por Compromisso' As duas transações são praticamente idênticas. Elas são divididas em 3 blocos. O primeiro bloco da transação é aquele onde é informado o quadro a ser consultado e a data de referência da consulta. O segundo bloco apresenta os compromissos vinculados àquele quadro. O terceiro bloco apresenta as reservas associadas aos compromissos, o número de vagas em uso na data e o número de vagas disponíveis para uso.