Bloco de Vínculo ou Matrícula

Os termos "Bloco de Vínculo" ou "Bloco de Matrícula" são utilizados para descrever o bloco contendo um conjunto de informações presente em grande parte das transações do sistema, ou seja, em todas as transações utilizadas após o Ingresso do Funcionário.

Neste conjunto de informações, composta por três linhas, a primeira linha serve para identificar univocamente um funcionário através de um número funcional mais um número de vínculo, ou um número de matrícula (depende de opção adotada na implantação do sistema) conforme ilustrações abaixo :



Os rótulos "Funcionário" e "Vínculo" da primeira figura e o rótulo "Matrícula" da segunda figura podem ser configurados com outros nomes através da transação Opções Genéricas (sistema Ergon, grupo GERAL), conforme jargão mais utilizado pela instituição.

No campo Id. Func, terá uma lista de valores com os últimos 10 vínculos selecionados. Os valores estarão disponíveis para uma mesma "sessão" em todas as transações que possuem este bloco.

Assim que o funcionário é identificado, neste mesmo bloco, são apresentadas nas duas linhas restantes, algumas informações relevantes como o regime jurídico, categoria, setor de lotação, cargo ocupado, etc.

Estas informações adicionais podem variar conforme a instituição, pois é possível adaptá-las.

Neste bloco, além da consulta pelas identificações já descritas, é possível pesquisar pelo nome e por mais duas "matriculas" adicionais, sendo estas duas últimas opcionais. A consulta pelo nome pode ser feita parcialmente, ou seja, não é necessário informar o nome completo do funcionário, podendo ser informado somente o primeiro nome. Quando vários funcionários possuírem o primeiro nome igual, uma lista de valores será aberta apresentando todos os funcionários com o mesmo nome, e assim o operador poderá selecionar o funcionário desejado.

As outras "matriculas" adicionais podem ser usadas para consulta informando no campo do nome os caracteres "@" ou "#" seguidos pela matrícula 1 ou matricula 2 respectivamente. Estas matrículas devem ser cadastradas na transação Vínculos. Esta forma de consulta é bastante funcional, porque pode localizar dados de um funcionário por número de RG ou CPF, desde que os campos destinados a esse fim sejam cadastrados.