BLV Usuário Versão 5.13

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.13

Pré requisitos do sistema:

Versão do Banco Oracle: 9.2.0.8.0 ou superior, parâmetro NLS_CHARACTER_SET = WE8ISO8859P1, parâmetro NLS_SORT = binary.

Sistema Operacional: Windows NT/2000/2003.

Em determinadas patchs do Oracle9i R2, não é possível executar as transações com selects dinâmicos com o Forms10g.

Os usuários ERGON e C_ERGON precisam ter o privilégios: create VIEW e create SYNONYM. No banco de dados Oracle 10g R2 (10.2.0.1.0) por default os usuários que tem o privilégio CONNECT e RESOURCE não possuem esses privilégios. Neste caso conceda o privilégio aos usuários de banco de dados ou então para a role RESOURCE.

Esta versão requer que a package DBMS_LOCK esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON, C_HADES e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_LOCK TO HADES, ERGON, C_HADES, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.

Esta versão também requer GRANT SELECT com WITH GRANT OPTION sobre as views ALL_TAB_COLUMNS e ALL_COL_COMMENTS para os esquemas ERGON, HADES, C_ERGON, C_HADES. Isso é necessário porque existem views do produto que fazem SELECT nessas views e para criar os seus sinônimos em outros esquemas, é necessário que o OWNER conceda o GRANT com WITH GRANT OPTION. Mas se esses mesmos GRANTS não forem concedidos para as views ALL_TAB_COLUMNS e ALL_COL_COMMENTS o seguinte erro ocorrerá ao conceder os GRANTS: ORA-01720: grant option does not exist for 'SYS. ALL_TAB_COLUMNS ' ou ORA-01720: grant option does not exist for 'SYS. ALL_TAB_COLUMNS '.

Para que o Sistema hades não referencie nenhum objeto do sistema Ergon ou C_Ergon, são necessários os seguintes passos:

- Criação da função EP__REG_PUBL no esquema C_HADES.

- Transferir o código da função EP__REG_PUBL do esquema C_ERGON para a C_HADES.EP__REG_PUBL quando necessário

- Alteração dos sinonimos existentes para que apontem para C_HADES.EP__REG_PUBL

- Dropar a função C_ERGON.EP__REG_PUBL

Novas Características/Implementações

Novo campo para descrição do curso

Na transação Formação ERG0097 foi incluído o campo descrição do curso.

Novo campo (setor/descrição) no formulário lista Agenda

- Adicionado novo campo Setor/Descrição no formulário Lista Agenda.

Módulo Treinamento - Avaliação de Treinandos

- Adicionado Lov no campo nota.

- Adicionado validação para não permitir frequência nula

- Adicionado validação para grupo de notas onde verifica se a nota digitada faz parte do grupo pré-definido em cadastro de notas/conceitos

Geração da FITABANCO incluindo os Representantes Legais.

A função GERA_FITABANCO foi alterada para considerar os dados pessoais do representante legal do funcionário, dependente e/ou pensionista pós-morte no mês da folha e que esteja parametrizado para receber crédito.

Os dados pessoais e o NUMREP do representante somente serão determinados se as seguintes opções do Ergon, grupo GERAL, estiverem habilitadas: UTILIZA_REPRE_LEGAL_FUNC = S, UTILIZA_REPRE_LEGAL_DEPEN = S, UTILIZA_REPRE_LEGAL_PENS = S

Se as respectivas opções estiverem habilitadas, a rotina irá verificar se há um período de representação válido no último dia do mês da folha e definido como recebe crédito. Essa parametrização deve ser feita nas seguintes transações: "Funcionários" (form ERG0074),

"Dependentes" (form ERG0068), "Pensionistas" (form ERG0179).

Os seguintes dados serão considerados do representante legal:

O número de identificação do representante legal (NUMREP), nome, CPF, banco, agência, conta bancária e tipo de pagamento.

Solicitação de ferias

Nova transação no menu Histórico Funcional | Férias | Solicitação de Férias para o cadastro de solicitação de férias. Esta transação é semelhante à página de solicitação de férias do portal do Servidor Online.

Possibilidade de gerar tipo de arquivos customizados.

A transação "DIRF" (form ERG0072) foi alterada para permitir a geração de outros tipos de arquivos. Até essa versão, essa tela somente permitia a geração dos arquivos padrões: "Arquivo para a DIRF" ou "Arquivo para Informe de Rendimento", engessando o uso a esses dois tipos.

Agora a tela permite a geração de outros tipos de arquivos não atendidos por esses dois tipos padrões, ou seja, cada cliente poderá gerar tipos de arquivos customizados. Para isso o campo "Tipo do Arquivo" foi alterado, disponibilizando uma lista de valores (LOV) com os tipos de arquivos disponíveis para geração. Os tipos padrões, obrigatoriamente, estarão nessa lista. Para outros tipos de arquivos deverão ser cadastrados na tabela geral "ERG_TIPO_ARQ_DIRF" sobre a qual a lista de valores está baseada. O cadastro nessa tabela geral deve seguir as seguintes regras:

1) O campo "Item" deve conter o tipo do arquivo a ser gerado

2) O campo "Descrição" é a descrição do tipo de arquivo

3) O campo "Item adicional 1" deve conter apenas um dos valores: "DIRF" ou "RENDIMENTOS". A falta deles ou algum valor diferente produzirá erro na geração do arquivo.

Novas tabelas para a parametrização do tipo de processo

Foram criadas as novas tabelas, packages e triggers.

Como parte fundamental desta tarefa para que as mudanças mantenham a compatibilidade do módulo com versão anterior, foram gerados os seguintes scripts de migração:

- prom_acao.mig:

1)Migra a antiga tabela geral PROM_FASES para a nova tabela PROM_FASE

2)Migra as combinações possíveis entre fases e tipos de processos já cadastrados no cliente na tabela PROM_TIPOPROC_FASE

3)Migra as ações "hardcoded" que eram executadas por botões na antiga tela de Processo de Avaliação de Desempenho (form ERG0342) para a tabela PROM_ACAO

4)Migra as combinações possíveis entre fases, ações e tipos de processos já cadastrados no cliente na tabela PROM_ACAO_FASE_TIPOPROC

- prom_tipproc_campos_proc.mig: Migra todos os campos passíveis de parametrização para serem apresentados (dinamicamente) ou não na tela de Processo de Avaliação de Desempenho (form ERG0342) na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_PROC. Essa parametrização é por tipo de processo, portanto, para manter a compatibilidade, todos os campos parametrizáveis foram migrados para todos os tipos de processo já cadastrados no cliente.

- prom_tipproc_campos_serv.mig: Migra todos os campos passíveis de parametrização para serem apresentados (dinamicamente) ou não na tela de Servidores Avaliados (form ERG0343) na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_SERV. Essa parametrização é por tipo de processo, portanto, para manter a compatibilidade, todos os campos parametrizáveis foram migrados para todos os tipos de processo já cadastrados no cliente.

Nova transação "Fases de um Processo de Avaliação"

Foi criada a transação "Fases de um Processo de Avaliação", form ERG0418.

Essa transação foi elaborada para permitir o cadastro de todas as fases possíveis de serem associadas a um determinado tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.). Esse cadastro é válido por empresa.

Nova transação "Ações de um Processo de Avaliação"

Foi criada a transação "Ações de um Processo de Avaliação", form ERG0419.

Essa transação foi elaborada para permitir o cadastro de todas as ações possíveis de serem associadas a um determinado tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.). Esse cadastro é válido por empresa.

Alterações na transação "Tipo de Processo de Avaliação".

A transação "Tipo de Processo de Avaliação", form ERG0383, sofreu alterações para disponibilizar maior flexibilidade na parametrização dos tipos de processos. A finalidade dessa maior flexibilidade é permitir parametrizações de uma quantidade maior de tipos de processos, possibilitando a configuração mais adequada de fases, ações e campos por tipos de processos.

Dentre as alterações, a tela sofreu a inclusão de restrição para só permitir consulta a processos que o usuário corrente tenha perfil de acesso parametrizado na transação "Perfil de Segurança por Tipo de Processo" (form ERG0420) e a adição de quatro novas fichas, descritas abaixo:

Ficha "Fases" para associar as fases a um determinado tipo de processo. Isto significa que um processo criado com um determinado tipo, somente apresentará as fases associadas a esse tipo por essa ficha. Essa ficha apresenta o bloco "Fases" que permite o cadastro da associação de todas as fases possíveis para um determinado tipo de processo.

A ficha apresenta os seguintes campos:

Tipo de Processo: campo somente para mostrar o tipo de processo corrente e sua descrição. Somente leitura.

Bloco "Fases"

Fase: Sigla ou nome da fase que será associada a um tipo de processo.

Descrição: Descrição detalhada da fase cadastrada.

Ficha "Ações das Fases" para associar ações a uma determinada fase que está associada a um determinado tipo de processo. Essa ficha apresenta o bloco "Ações" que permite o cadastro da associação de todas as ações necessárias para uma determinada fase associada a um determinado tipo de processo.

A ficha apresenta os seguintes campos:

Tipo de Processo: campo somente para mostrar o tipo de processo corrente e sua descrição. Somente leitura.

Fase: campo somente para mostrar a fase corrente e sua descrição associada ao tipo de processo. Somente leitura.

Bloco "Ações"

Ação: Sigla ou nome da ação que será associada a uma fase e a um tipo de processo.

Descrição: Breve descrição da ação.

Ordem: Permite estabelecer para um determinado par tipo de processo e fase, a ordem de apresentação e execução das ações.

Tipo da Ação: Mostra a sigla do tipo da ação associada à ação selecionada.

Ficha "Parametrização Adicional" para cadastrar os campos disponíveis por tipo de processo. Quando um processo for cadastro com esse tipo, os campos associados ao tipo por essa ficha serão apresentados na tela "Processo de Avaliação de Desempenho", form ERG0342. Além do recurso já descrito, o usuário poderá mudar o título e a descrição do campo. Essa ficha apresenta o bloco "Campos" para permitir o cadastro da associação de todos os campos disponíveis para um determinado tipo de processo.

A ficha apresenta os seguintes campos:

Tipo de Processo: campo somente para mostrar o tipo de processo corrente e sua descrição. Somente leitura.

Bloco "Campos"

Campo: Nome interno do campo que será associado ao tipo de processo. Selecionar um campo da lista de valores.

Título: Título do campo que será apresentado ao usuário.

Descrição: Descrição do campo. Na seleção do "campo" da lista de valores, uma descrição original do "campo" será atribuída ao campo "Descrição". O usuário poderá mudar essa descrição original.

Ficha "Informações Funcionais" para cadastrar os campos disponíveis por tipo de processo para apresentação das informações funcionais dos participantes de um determinado processo. Quando o usuário acessar a tela "Servidores Avaliados", form ERG0343, para consultar as informações dos funcionários participantes de um processo de determinado tipo, os campos associados a esse tipo por essa ficha serão apresentados nessa transação. Além do recurso já descrito, o usuário poderá mudar o título e a descrição do campo.

Essa ficha apresenta o bloco "Campos" para permitir o cadastro da associação de todos os campos disponíveis para um determinado tipo de processo.

A ficha apresenta os seguintes campos:

Tipo de Processo: campo somente para mostrar o tipo de processo corrente e sua descrição. Somente leitura.

Bloco "Campos"

Campo: Nome interno do campo que será associado ao tipo de processo. Selecionar um campo da lista de valores.

Título: Título do campo que será apresentado ao usuário.

Descrição: Descrição do campo. Na seleção do "campo" da lista de valores, uma descrição original do "campo" será atribuída ao campo "Descrição". O usuário poderá mudar essa descrição original.

Próxima