BLV Usuário Versão 5.12

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.12

Pré requisitos do sistema:

Versão do Banco Oracle: 9.2.0.8.0 ou superior, parâmetro NLS_CHARACTER_SET = WE8ISO8859P1, parâmetro NLS_SORT = binary.

Sistema Operacional: Windows NT/2000/2003.

Em determinadas patchs do Oracle9i R2, não é possível executar as transações com selects dinâmicos com o Forms10g.

Os usuários ERGON e C_ERGON precisam ter o privilégios: create VIEW e create SYNONYM. No banco de dados Oracle 10g R2 (10.2.0.1.0) por default os usuários que tem o privilégio CONNECT e RESOURCE não possuem esses privilégios. Neste caso conceda o privilégio aos usuários de banco de dados ou então para a role RESOURCE.

Esta versão requer que a package DBMS_LOCK esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON, C_HADES e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_LOCK TO HADES, ERGON, C_HADES, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.

Esta versão também requer GRANT SELECT com WITH GRANT OPTION sobre as views ALL_TAB_COLUMNS e ALL_COL_COMMENTS para os esquemas ERGON, HADES, C_ERGON, C_HADES. Isso é necessário porque existem views do produto que fazem SELECT nessas views e para criar os seus sinônimos em outros esquemas, é necessário que o OWNER conceda o GRANT com WITH GRANT OPTION. Mas se esses mesmos GRANTS não forem concedidos para as views ALL_TAB_COLUMNS e ALL_COL_COMMENTS o seguinte erro ocorrerá ao conceder os GRANTS: ORA-01720: grant option does not exist for 'SYS. ALL_TAB_COLUMNS ' ou ORA-01720: grant option does not exist for 'SYS. ALL_TAB_COLUMNS '.

Para que o Sistema hades não referencie nenhum objeto do sistema Ergon ou C_Ergon, são necessários os seguintes passos:

- Criação da função EP__REG_PUBL no esquema C_HADES.

- Transferir o código da função EP__REG_PUBL do esquema C_ERGON para a C_HADES.EP__REG_PUBL quando necessário

- Alteração dos sinonimos existentes para que apontem para C_HADES.EP__REG_PUBL

- Dropar a função C_ERGON.EP__REG_PUBL

Novas Características/Implementações

Botão de impressão de atos individuais

Inclusão do botão que irá permitir a impressão de atos individuais, entretanto não é necessária a utilização da publicação.

Parametrização da ordem de execução dos impedimentos.

A transação "Motivos de Dispensa da Avaliação", form ERG0344, sofreu a adição do campo "Ordem" utilizada para definir a ordem de execução das rotinas de dispensas/impedimentos. A ordem de prioridade é crescente, ou seja, quanto maior a ordem maior a prioridade de execução. Todas as rotinas com o campo "Ordem" em branco terão prioridade máxima e a ordem de execução dessas rotinas será por ordem alfabética do nome da rotina.

Novo mecanismo de execução de ações de folha de pagamentos

Foi desenvolvido um novo mecanismo que permite, dada uma folha selecionada, executar ações pré-existentes sobre um conjunto de empresas informado. Este novo mecanismo, desenvolvido a partir da versão 5.12 do sistema Ergon, funciona da seguinte maneira:

1. A transação "Folhas" (ERG0096) foi alterada. Os botões "Executar Cálculo das Empresas" e "Gera Fol Emp" (da ficha "Catálogo de Folhas") foram removidos da tela;

2. No lugar dos botões acima, foi disponibilizado um novo campo denominado "Ação". Este campo tem por objetivo permitir que o usuário escolha uma ação de folha para ser executada sobre um conjunto de empresas. A lista de ações permitidas deve ser parametrizada na tabela geral ERG_ACOES_FOLHA (sistema Ergon);

3. Ao selecionar uma ação, o usuário deverá apertar o novo botão "Executar Ação". Ao fazer isso, o sistema exibirá uma janela de confirmação de execução com a lista de todas as empresas para as quais a ação escolhida será executada. Essa etapa será chamada de etapa de CONFIRMACAO para referências futuras. A lista de empresas será montada com base no campo "Grupo de Empresas" existente no catálogo de folhas e com base na lista de empresas que o usuário tem acesso. Ou seja, se o campo "Grupo de Empresas" estiver preenchido, a ação será executada somente sobre as empresas do grupo às quais o usuário tem acesso. Caso contrário, a ação será executada sobre todas as empresas existentes e que o usuário tenha acesso;

4. Nessa janela de confirmação, o usuário deverá analisar a lista de empresas que serão processadas e confirmar ou não a execução da ação, através dos botões "Executar Ação" e "Cancelar Ação", respectivamente;

5. Se o usuário cancelar a execução, a janela de confirmação será fechada e o cursor volta para o catálogo de folhas;

6. Se o usuário confirmar a execução, a janela de confirmação será fechada, a ação será executada e, em seguida, uma janela de resultado será aberta com o resultado da execução da ação para cada empresa selecionada. Essa etapa será chamada de etapa de EXECUCAO para referências futuras;

7. Todas as execuções de ação serão auditadas na auditoria de processos do sistema Hades;

8. As ações disponíveis no produto Ergon são:

- BLOQUEAR CREDITO: bloqueia crédito da folha selecionada no catálogo para todas as empresas selecionadas para execução da ação;

- DESBLOQUEAR CREDITO: desbloqueia crédito da folha selecionada no catálogo para todas as empresas selecionadas para execução da ação;

- CONSOLIDAR: consolida a folha selecionada no catálogo para todas as empresas selecionadas para execução da ação;

- DESCONSOLIDAR: desconsolida a folha selecionada no catálogo para todas as empresas selecionadas para execução da ação;

- GERAR FOLHAS DAS EMPRESAS: cria a folha selecionada no catálogo para todas as empresas selecionadas para execução da ação;

- EXECUTAR CALCULO DAS EMPRESAS: dispara execução da folha selecionada no catálogo para todas as empresas selecionadas para execução da ação.

Customização das informações referentes às rubricas

Foi criada a possibilidade de se customizar as informações referentes ao cadastro das rubricas. As seguintes transações passam a suportar esta nova funcionalidade:

- Lista Contracheque

- Lista Competência

- Fatores para Cálculo

- Fatores Folha por Empresa

- Lista Contracheque de Dependentes

- Lista Mês /.Ano

- Relações Rubricas - Rubricas

- Espécies/Rubrica

- Rubricas/Elemento e Despesa

- Dependências entre Rubricas

Rotina para admissão coletiva - Acerto no menu Vínculos Funcionais

Foi adicionada uma chamada a tela de admissão coletiva no menu de vínculos.

Incluído campo TELEFONE para INSCRITOS

Inclusão do campo TELEFONE para INSCRITOS.

Cadastro da instituição realizadora para os concursos

A partir desta versão, o Ergon disponibiliza o campo "Instituição Realizadora" na ficha "Concursos" da transação "Concursos e Vagas Oferecidas" (ERG0050). Esse novo campo permitirá que se informe para cada concurso qual é a instituição que o realizou ou realizará.

Listar informações para contracheque

No relatório ERG0511R (Ficha financeira dos Funcionários) serão listadas as informações para contracheque juntamente com o complemento dos blocos de rubricas e retidos.

Transação de cadastro de instituições realizadoras de Concursos

Foi desenvolvida uma nova transação que permite o cadastro de instituições realizadoras de Concursos. A transação pode ser acessada pelo Menu "Concursos > Instituições Realizadoras de Concursos".

Transação de avaliação das instituições realizadoras de concursos

Foi desenvolvida para essa versão a transação de cadastro de avaliações das instituições realizadoras de concursos. Nesta nova transação é permitido relacionar uma instituição com os critérios de avaliações cadastrados na tabela geral ERG_CO_TIPO_AVALIA, descrevendo os quesitos e os resultados da avaliação.

A transação é acessada pelo menu "Concursos > Avaliações de Instituições Realizadoras".

Nova transação de cadastro de critérios de avaliação de concursos.

Foi desenvolvida uma nova transação que permite cadastrar quais são os tipos e critérios que serão avaliados os concursos realizados. As tabelas gerais ERG_CO_TIPO_CRITERIO e ERG_CO_CRITERIO são os valores válidos para o tipo de critério e critérios de avaliação respectivamente.

A transação é acessada pelo menu "Concursos > Critérios de Avaliação de Concursos"

Sobreposição de registros de regras de pensão alimentícia.

Será possível permitir a sobreposição de registros de regras de pensão alimentícia. Para isso deverá ser alterado a opção PENSAO_ALIM_POR_BASE (sistema Ergon, grupo GERAL) para N, de deverá ser codificado a validação.

Também foram criados 15 flex campos (16-30) na tabela REGRAS_PENSAO_AL.

Nova transação para registro das respostas dos questionários.

Foi desenvolvida uma nova transação onde é possível gerar os questionários de avaliação dos treinamentos realizados e fazer os registros das pontuações para cada um dos participantes. A transação tem 2 abas. Na primeira é permitido pesquisar todos os eventos que o usuário conectado tem acesso. Após selecionado o evento, a transação irá listar todos os participantes do evento. Na segunda aba, é permitido consultar ou alterar as notas, descrições e critérios utilizados para cada item do questionário de avaliação do treinamento. Caso o cadastro das respostas não exista, a transação disponibiliza um botão que fará a geração automática do questionário para o participante selecionado na aba anterior.

A transação pode ser acessada pelo menu "Treinamento > Respostas de Avaliação de Cursos".

Controle de recursos utilizados em treinamento

Foi desenvolvida a transação que faz o cadastro dos recursos que são necessários para realização dos treinamentos. O cadastro deve ser feito na transação Recursos Utilizados em Treinamentos (ERG0413), acessada pelo menu "Treinamentos > Recursos > Recursos Utilizados em Treinamentos".

Após o cadastro dos recursos, podem-se associar os recursos utilizados na nova aba Recursos da transação Agendas (ERG0003).

Nova transação de consulta de respostas dos questionários

Foi desenvolvida uma nova transação para consulta de respostas dos questionários de avaliação dos treinamentos realizados. Essa transação tem 2 abas. Na primeira aba, existe um bloco de filtros e um segundo bloco que listará os resultados da pesquisa realizada. Caso nenhum filtro seja especificado, a pesquisa retornará todas as respostas para todos os eventos realizados. Caso algum dos critérios seja preenchido, a pesquisa filtrará os resultados. Todos os campos do bloco filtro possuem Listas de Valores para auxílio no preenchimento dos mesmos. Caso o campo instrutor seja preenchido, a transação irá retornar todos os registros que o instrutor está relacionado, pois o instrutor pode estar relacionado diretamente a uma agenda de evento, ou com algum outro tipo de papel. A segunda aba lista todos os instrutores relacionados ao evento realizado.

A transação pode ser acessada pelo menu "Treinamentos > Consultas > Respostas de Questionários de Treinamento"

Próxima