BLV Usuário Versão 5.08

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.08

Pré requisitos do sistema:

Novas Características/Implementações

Mecanismo de Registros Pendentes

A partir desta versão do sistema Ergon, está sendo disponibilizado um novo mecanismo para controle da efetivação de registros denominado "Mecanismo de Registros Pendentes".

Existem situações em que um registro (um afastamento, por exemplo) é lançado no sistema mas não deve ser considerado imediatamente para fins de cálculo, pois ele deve aguardar publicação no diário oficial.

O objetivo do mecanismo implementado é fazer com que esse registro, ao ser cadastrado, passe para uma situação de pendência. Posteriormente, através de uma tela de efetivação de registros pendentes (veja o item "Efetivação de Registros Pendentes" no BLV), usuários autorizados realizarão a efetivação desse registro. A partir daí, o registro será efetivado no sistema e passará a ser considerado para fins de cálculo.

As transações que necessitam desse comportamento foram alteradas de modo a que apareça um novo botão na barra de ferramentas do sistema (botão "Mostra Registros Pendentes").

Quando um registro for cadastrado nessa transação ele poderá ou não ir para uma situação de PENDENTE, de acordo com as parametrizações realizadas para os registros pendentes (veja o item "Parametrização de Registros Pendentes" no BLV). Caso ele vá para a situação de PENDENTE, ele poderá ser consultado através do botão "Mostra Registros Pendentes". Caso contrário, ele entrará diretamente na situação EFETIVADO, e poderá ser consultado pelo bloco principal da transação, como de costume.

Quando o registro vai para a situação PENDENTE, ele não é visível pelo bloco principal da transação em questão, apenas pelo botão "Mostra Registros Pendentes". Neste caso, após realizada a inserção do registro, uma mensagem de aviso será retornada ao usuário de forma a avisá-lo de que o registro foi cadastrado como PENDENTE. Neste momento, o registro cadastrado desaparecerá do bloco principal da transação.

Porém, podem ocorrer erros de consistência durante o cadastramento do registro. Neste caso, se o registro deve ser cadastrado como pendente, o usuário será informado do erro, mas terá a opção de ignorá-lo e cadastrar o registro assim mesmo. Este comportamento é útil pois existem casos em que o erro é gerado pelo fato de uma dependência deste registro ainda não ter sido efetivada. Assim, o registro irá para a situação de pendência e poderá ser efetivado a partir do momento em que sua dependência também tenha sido efetivada.

Após esta etapa, o registro pendente ficará no aguardo de uma autorização para efetivação. Esta autorização deverá ser realizada apenas por usuários autorizados, através da transação "Efetivação de Registros Pendentes" (veja item "Efetivação de Registros Pendentes" no BLV). Ao fazer isso, o sistema se encarrega de passar o registro da situação PENDENTE para a situação EFETIVADO, realizando todas as consistências novamente, para que não haja inconsistência de dados.

Ao passar para a situação EFETIVADO, o registro poderá ser consultado pelo bloco principal da sua transação origem, e não mais pelo botão "Mostra Registros Pendentes". Durante o processo de efetivação, também existe a opção de rejeição do registro. Neste caso, o registro será cancelado, não podendo mais ser efetivado e nem consultado pela lista de registros pendentes.

Obs.1: Para que o mecanismo descrito acima funcione, o sistema deverá estar configurado para tal. Essa configuração é feita através da opção UTILIZA_REGPEND (sistema Ergon, grupo REGPEND).

Obs.2: Tanto o botão "Mostra Registros Pendentes" quanto as transações "Parametrização de Registros Pendentes" e "Efetivação de Registros Pendentes" somente estarão disponíveis se o sistema estiver configurado para utilizar o mecanismo de registros pendentes (conforme Obs.1).

Obs.3: O processo de parametrização e efetivação dos registros pendentes encontra-se descrito com maiores detalhes nos ítens "Parametrização de Registros Pendentes" e "Efetivação de Registros Pendentes" do BLV, respectivamente. Além disso, as transações relacionadas possuem um help onde o usuário poderá obter maiores informações sobre o funcionamento da transação.

Obs.4: Quando um registro pendente é cadastrado, o sistema buscará na parametrização e registros pendentes qual é o papel do usuário efetivador para aquele registro. Isto significa que somente usuários que possuem este papel poderão efetivar o registro em questão. Essa consistência é feita na tela de efetivação, onde somente serão listados os registros cujo usuário corrente possui papel para efetivá-los.

Obs.5: As transações em que foi implementado esse mecanismo de registros pendentes estão listadas no item "Transações com mecanismo de Registros Pendentes" deste BLV.

Parametrização de Registros Pendentes

Foi criado a nova transação para Parametrização de Registros Pendentes, código ERG0355.

Nessa transação será feito a parametrização dos registros pendentes para os códigos de frequência (utilizados no cadastro de frequências, férias, licenças afastamentos, licenças especiais), tipos de atributos (utilizado no cadastro de atributos , incorporação de chefia), tipos de eventos (utilizado no cadastro de eventos) e formas de vacância (utilizado na vacância do servidor).

A parametrização do lançamento de cessões (internas e externas) é feito através das opções: CESSAO_PEND e CESSAO_ROLE do grupo REGPEND.

Essa parametrização é feito por empresa. Será possível selecionar como motivo de pendência: AUTORIZACAO quando o registro requerer autorização, e PUBLICACAO, quando o registro requerer publicação. Quando o registro requerer AUTORIZACAO será necessário informar o Papel do efetivador, ou seja quem poderá autorizar o cadastro.

Nova parametrização para Substituição Múltipla e Indicação Prévia

1) Tipo de substituição do cargo

Os tipos de substituição que podem ocorrer para o cargo são: a) Individual com Afastamento - padrão atual, b) Individual sem Afastamento - nesse caso o funcionário NÃO é considerado afastado, ao substituir outra pessoa; e c) Múltipla - pode haver vários substitutos para um mesmo titular no período.

2) Indicação prévia para substituições

Caso marcada a indicação prévia, o sistema só aceita o registro da substituição se o substituto estiver previamente cadastrado na tela Indicação Prévia (Menu Eventos -> Eventos de Substituição). Essa funcionalidade só está disponível para os clientes que trabalham com eventos.

Modelo de documento para levantamento de rubrica

No CD do Ergon foram incluídos dois documentos de modelo para levantamento de fórmula de cálculo de rubricas.

Estão no diretório:

ergon\Ergon_Docs\Ergon-Desenvolvimento

Efetivação de Registros Pendentes

Foi criada uma nova transação no sistema denominada "Efetivação de Registros Pendentes" (menu Histórico Funcional > Registros Pendentes > Efetivação de Registros Pendentes).

Essa transação tem por objetivo listar todos os registros cujo status seja 'PENDENTE', e cujo motivo de pendência seja 'AUTORIZACAO'. Com isso, o usuário poderá selecionar os registros desejados para efetuar a efetivação do registro. Esse processo fará com que o registro passe do status 'PENDENTE' para o status 'EFETIVADO' e, a partir daí, entrará no sistema como um registro efetivo.

Nesta tela serão listados apenas os registros cujo usuário logado tenha acesso (via role de acesso).

Consulte o help da transação para maiores detalhes.

Extrato de Atos

A partir desta versão foi implementado o cadastro de extratos dos atos. Na transação "Atos" foi inserido o campo "Template do Extrato", onde deverá ser informado o texto padrão para a confecção do extrato do ato selecionado. Assim, para cada ato cadastrado no sistema haverá a possibilidade de se informar o modelo do extrato a ele relacionado. Esse modelo deve ser confeccionado seguindo as mesmas regras para confecção do template do ato. As palavras-chave utilizadas deverão ser as mesmas.

Mudança automática de empresa ao selecionar vínculo de outra empresa

Nas transações que possuem o bloco de seleção de vínculos/matrículas, pode ocorrer de o usuário selecionar um vínculo/matrícula pertencente a uma empresa que não é a empresa corrente. Neste caso, a partir desta versão o sistema poderá realizar a mudança da empresa corrente automaticamente ou não.

Para isso, foi criada uma opção genérica chamada MUDA_EMPRESA_AUTOMATICAMENTE (sistema Ergon, grupo ERGON) cujo valor (S ou N) informará ao sistema se a mudança da empresa corrente deverá ser feita automaticamente (MUDA_EMPRESA_AUTOMATICAMENTE = S) ou se o sistema deverá perguntar ao usuário se ele deseja que a empresa corrente seja alterada (MUDA_EMPRESA_AUTOMATICAMENTE = N).

Geração do extrato da publicação

A partir desta versão, o sistema passa a gerar automaticamente o extrato da publicação.

Este extrato é um texto semelhante ao ato em si, porém reduzido. Para cada ato deverá ser cadastrado o template do seu extrato através da transação "Atos". Este template é o modelo do extrato, modelo este que será a base para a geração do extrato da publicação.

Quando da emissão de um ato em papel, o sistema concomitantemente buscará o template do extrato e gerará o extrato da publicação. Após o término deste processo, o extrato gerado poderá ser visto através da tela de publicações que lista a publicação em questão. É importante lembrar que o template do extrato a ser cadastrado na transação "Atos" deve seguir o padrão de confecção de templates de atos. Ou seja, deverão ser usadas as mesmas palavras-chave que se usa para o ato, de acordo com as necessidades.

Transações com mecanismo de "Registros pendentes"

As seguintes transações foram implementadas com o mecanismo de "Registros Pendentes":

Cessões (ERG0038)

Férias (ERG0090)

Freqüência (ERG0102)

Atributos de Funcionários (ERG0105)

Incorporação de Chefia (ERG0128)

Licenças Especiais (ERG0144)

Vacância (ERG0251)

Eventos de Substituição (ERG0300)

Eventos de Progressão (ERG0303)

Eventos de Mudança de Cargo (ERG0304)

Eventos de Remoção (ERG0305)

Eventos de Mudança de Jornada (ERG0306)

Cessões Internas (ERG0313)

Para maiores informações sobre o mecanismo de registros pendentes, consulte o item "Mecanismo de Registros Pendentes" deste BLV.

Transação Funcinários/Atributos - Erg0155

Adição do campo "Somente atributos encerrados no período?" para restringir a consulta de funcionários com atributos finalizados no período informado nos campos "Data Inicial" e "Data Término". Atributos vigentes não serão listados.

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