BLV Usuário Versão 5.07

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.07

Pré requisitos do sistema:

Novas Características/Implementações

Novas características com Forms 10g.

Foram adicionados novas funcionalidades no sistema, quando for utilizado o sistema com Forms 10g.

- Na transação Funcionários (erg0074) e Dependentes (erg0068), será possível fazer um "upload" da foto. Para isso deve se efetuar um duplo clique com o mouse sobre o campo foto, para abrir uma janela em que deve ser selecionado a foto que será carregado.

- Nas transações Lista Contracheque (erg0092) e Lista Dados Funcionais (erg0203), será utiliizado o reports server para gerar relatórios.

- As seguintes transações foram alteradas para geração/carga de arquivos diretos da máquina cliente:

Arquivos para Bancos (erg0011), Carga de Consignatárias (erg0051), DIRF (erg0072), Arquivos de PASEP (erg0077), Gera Fita FGTS (erg0095), RAIS (erg0192), Carga de Vagas para Funções (erg0292), Carregar/Descarregar Fórmulas de Contagem (erg0293), Carregar/Descarregar Fórmulas para Folha (erg0294), Geração CAGED (erg0314) .

Nessas transações será possível abrir uma janela para selecionar os arquivos no cliente.

Transação de Atributos de Pensionistas

A partir desta versão foi implementada uma nova transação para cadastro de atributos para pensionistas. Esta transação está localizada no menu Histórico Funcional > Atributos > Atributos de Pensionistas.

Ao abrir a transação o usuário deverá selecionar um vínculo funcional e um pensionista deste vínculo. A partir daí será possível cadastrar os atributos para o pensionista. Cada atributo possui um conjunto de dados pré-configurados. Assim, após selecionar o atributo a ser lançado, a tela será montada dinamicamente, trazendo os dados necessários ao atributo escolhido.

É importante lembrar que somente atributos configurados como atributos de pensionistas (na transação Tipos de Atributos) estarão disponíveis para lançamento nesta transação. Além disso, o usuário só poderá lançar atributos presentes no seu perfil de segurança de lançamento de atributos.

cartorio em dados pessoais

[Histórico de Funcionários]

[Beneficiários]

[Histórico de Cadastro de Beneficiário]

[Pensionistas]

[Consulta Pensionista/Tipo Pensão]

[Consulta Pensionista/Funcionário]

Nova ficha para listagem de representados na transação "Representantes Legais"

A partir desta versão foi disponibilizada uma nova ficha na transação "Representantes Legais". Esta ficha, denominada "Representados", tem por objetivo listar as pessoas representadas (em algum momento) pelo representante legal selecionado na transação. Assim, ao consultar um determinado representante legal, nesta ficha serão mostradas todas as representações deste representante.

A ficha Representados é apenas para consulta, não sendo possível inserir, alterar ou excluir dados.

Os dados trazidos por esta ficha permitem customização por parte do cliente. Assim, é possível customizar esta tela para trazer informações específicas do cliente e que não estão disponíveis na versão do produto. Para realizar esta customização é necessário consultar a equipe técnica de analistas para realizar as alterações necessárias e disponibilizar os dados necessários.

Maiores informações, veja o help da transação.

Códigos de rubrica com 8 dígitos

A partir desta versão o código da rubrica passa a ter a precisão até 8 dígitos. Entretanto, o sistema só está suportando 4 (quatro) dígitos para a rubrica, ou seja, até 9999 rubricas.

Porém, com o objetivo de permitir que seja configurada a quantidade máxima de rubricas utilizadas, foi criada uma opção genérica no sistema Ergon (grupo ERGON) denominada VAL_MAX_COD_RUBRICA. Esta opção está pré-configurada com o valor 999, ou seja, o maior código de rubrica permitido é 999, mas poderá ser alterada futuramente de acordo com a necessidade para qualquer valor até 99.999.999. Assim, o sistema só permitirá o cadastro de rubricas cujo código seja menor ou igual ao valor parametrizado nesta opção.

Também foi implementado um novo campo no cadastro de rubricas cujo objetivo é ser um identificador alfanumérico da rubrica. Assim, este campo deve possuir um valor único para cada rubrica cadastrada no sistema. Este campo é obrigatório e vem pré-configurado com o próprio código da rubrica, devendo, posteriormente, ser alterado conforme necessidade. Esse novo campo, que seria um "alias" para a rubrica, ainda não é exibido por nenhuma tela ou relatório do sistema. É uma preparação para uma implementação futura.

Para esta implementação, foi criada uma opção genérica no sistema Ergon (grupo ERGON) denominada MAX_DIG_TXT_RUBRICA. Esta opção informa qual o comprimento máximo dos valores cadastrados para este campo identificador (comprimento máximo : 10 caracteres). Esta opção vem pré-configurada com o valor 3, ou seja, este identificador pode ter até 3 caracteres.

Para efetivamente se utilizar de mais de 999 rubricas na folha de pagamento, serão necessárias algumas adaptações manuais nas fórmulas de cálculo:

- As fórmulas de tipos 02PERIODO, 02TOTAL e 16TOTAL, tem o nome da fórmula formado pelo número da rubrica, e até agora era fixo em 3 digitos. Ao mudar a opção VAL_MAX_COD_RUBRICA para 4, as fórmulas destes tipos deverão ser renomeadas também para números de 4 dígitos.

- As definições para resultados de rubricas, referidas como Vxxx e Txxx, também mudam para quatro dígitos (Vxxxx e Txxxx) se a opção VAL_MAX_COD_RUBRICA é alterada para 4, requerendo então a correspondente alteração em todas as fórmulas que utilizem estas definições.

Realizado. Ver tarefa 27322

Realizado. Ver tarefa 27322

Módulo de Avaliação de Desempenho

Conceitos sobre o módulo de Avaliação de Desempenho:

- Processo de Avaliação:

É um processo que pode envolver parte ou todos os funcionários a serem avaliados. Tudo aqui funciona por processo. A cada novo processo, definem-se os servidores participantes, os motivos de impedimento, os itens a serem avaliados, os parâmetros do cargo.

Os processos de avaliação podem ser de 2 tipos: mérito ou tempo. Não há grande distinção entre os tipos, pois ambos contém itens que serão avaliados. A diferença é que normalmente os processos de mérito incluem itens onde a pontuação é informada pelo usuário, ao passo que os processos de Tempo normalmente só tem itens baseados na contagem de tempo.

Em geral, um órgão tem pelo menos um processo de avaliação por ano, mas o módulo de avaliação foi concebido para que se possa criar N processos durante o ano, podendo avaliar de forma diferente os diferentes tipos de servidores.

- Servidores:

A cada processo, um grupo de servidores (podendo ser todos os servidores da instituição) é selecionado. Inicialmente eles são copiados para uma tabela específica do sistema (PROM_SERVIDORES). No momento da cópia, são copiados os dados de cargo, tabela de vencimentos e referência.

- Motivos de Dispensa (Impedimentos/Exclusões):

Podem-se definir alguns motivos de Dispensa/Impedimento/Exclusão de servidores. Por exemplo, na prefeitura de SP não podem concorrer à avaliação por mérito quem não tem pelo menos 2 anos de serviço na prefeitura.

Para cada motivo, deve-se criar uma Stored Procedure que percorra a tabela PROM_SERVIDORES e anote nos campos motivo / tipo porque o servidor foi excluído/dispensado ou impedido de participar da avaliação.

- Fatores:

Os fatores são os itens que serão avaliados. Fatores típicos são:

· em avaliações por mérito: assiduidade, pontualidade, competência, etc..

· em avaliações por tempo: tempo na instituição, tempo no cargo, etc..

Os fatores podem ser "calculados" pelo sistema ou não. Os fatores calculados se dividem em 2 tipos:

· fatores cujo cálculo está diretamente associado a uma finalidade de contagem

· fatores cujo cálculo é totalmente definido na implantação, usando uma Stored Procedure qualquer.

Cada fator está associado a um nº de pontos (no caso de contagem, pode-se definir 1 ponto para cada ano de serviço por exemplo), ou a um intervalo de pontos (no caso de pontos digitados, pode-se determinar o mínimo e o máximo)

- Questionários:

A cada avaliação, define-se o questionário que vai ser usado para totalizar os pontos do servidor. Na definição, informa-se o fator que será avaliado e a ponderação. Os questionários podem ter "grupos" de fatores, para maior clareza na hora de digitar os dados. Após definir os questionários, o sistema "gera" para todos os servidores que não estão impedidos de participar, 2 fichas de avaliação (uma de auto-avaliação e outra de avaliação pelo chefe), para preenchimento dos pontos "digitados".

- Fichas de respostas:

As fichas contém os valores digitados e também os dados calculados para cada servidor, mostrando a composição da pontuação final do mesmo. A pontuação (como é hoje) é uma soma simples do total de pontos da ficha. A idéia é trabalhar na definição dos fatores e dos questionários de forma que a somatória deles possa ser a pontuação final do servidor.

A entrada de dados nas fichas pode ser feita através de disquete ou formulário WEB também (a ser desenvolvido).

OBS: A entrada de dados nas fichas é feita somente para os processos de avaliação que estejam na fase "Avaliação". Esse controle é implementado no form.

- Parâmetros de Cargos:

O módulo contempla a parametrização cargo a cargo, permitindo diferentes questionários dentro de uma mesma avaliação. É aqui onde se define o total de pontos mínimo necessário para a promoção.

- Critérios de desempate:

O módulo prevê uma metodologia para desempate, baseado em campos quaisquer do cadastro de servidores ou vínculos. Isso é utilizado no momento da classificação dos servidores, quando houver 2 ou mais que tenham o mesmo número de pontos. Permite-se até 5 critérios, sendo usado primeiro o nº 1, caso ainda haja empate o nº 2, e assim por diante até o 5.

- Processamento dos resultados:

Após todas as parametrizações definidas, podemos entender melhor as fases do processo de avaliação. Na verdade as fases não precisam obedecer a essa ordem pré-definida, contanto que os pré-requisitos de cada fase seja atendido. Por exemplo, o cálculo de desempate está antes da soma dos pontos, mas pode ser feito depois, pois é independente. Essa ordem é ilustrativa em alguns casos

- Fases do processo de avaliação:

Fase1

Inicia e copia os servidores selecionados no grupo de eleitos para a tabela PROM_SERVIDORES, copiando também o cargo e a tabela de vencimentos com a referência.

Pré-requisito: nenhum

Fase 2:

Verifica impedimentos, percorrendo a tabela "Motivos de Dispensa" e executando cada uma das stored procedures cadastradas. Após essa fase, alguns servidores estarão "marcados" e não poderão participar da avaliação. Existe um relatório que lista os servidores que não participaram, indicando o motivo.

Pré-requisito: a tabela PROM_SERVIDORES deve estar populada

Gera os questionários para os servidores não "marcados", ou seja, cria a ficha de respostas em branco para ser preenchida via WEB, Forms ou importada em disquete.

Pré-requisito: a tabela PROM_SERVIDORES deve estar populada e os "impedidos" devem estar marcados.

Fase 3:

Calcula Desempate: Simplesmente percorre a tabela de servidores e carimba os campos DESEMPATE1,...DESEMPATE5 com os valores cadastrados para cada servidor nas tabelas FUNCIONARIOS ou VINCULOS.

Pré-requisito: a tabela PROM_SERVIDORES deve estar populada.

Calcula Pontos para Fatores com Regra de Score: Percorre os fatores "calculados" onde o campo "Regras Score" esteja preenchido, e executa a Stored Procedure cujo nome está no campo "Regras Score", informando os parâmetros: nº do Fator e nº do processo de Avaliação.

Pré-requisito: os questionários devem ter sido previamente gerados.

Fase 4:

Calcula Pontos Contagem: Percorre os fatores "calculados" onde o campo "Finalidade" esteja preenchido, e atribui 1 ponto para cada ano (dias/365). É uma stored procedure que pode ser alterada: PROM_CALCULA_PONTOS_CONTAGEM

Pré-requisito: os questionários devem ter sido previamente gerados.

Fase 5:

Soma total Pontos: Soma os pontos das fichas de respostas (positivos ou negativos, das duas fichas - chefe e auto, se estiverem preenchidas) e coloca o total no campo TOTAL_PONTOS da tabela PROM_SERVIDORES

Pré-requisito: os questionários devem ter sido previamente gerados e todos os pontos digitados e/ou calculados.

Fase 6:

Processa Avaliação: Executa a procedure PROM_EP_PROCESSA_AVALIACAO, que hoje percorre os servidores em ordem de pontos, para cada tabela de vencimentos/referência, e vai promovendo todo mundo que atingiu a quantidade de pontos mínima (definida no cargo), até atingir o limite definido. Aqueles que obtiveram a pontuação, porém não foram promovidos por exceder o limite, são "marcados" de acordo com o motivo parametrizado. Também não são promovidos aqueles que atingiram a última referência do cargo ou da tabela de vencimentos. Para os promovidos, preenche a nova referência na tabela PROM_SERVIDORES.

Ao final do processamento, a procedure altera a fase do Processo de Avaliação para "Apuração Final"

Pré-requisitos: o total de pontos e os campos de desempate da tabela PROM_SERVIDORES devem estar preenchidos.

Fase "6.5"

Entre o processamento e a homologação é possível simular o impacto na folha de pagamento, criando uma folha simulada que obtém o valor base dos vencimentos olhando para a tabela PROM_SERVIDORES e não para o provimento efetivo do funcionário. Isso é feito através de uma fórmula de cálculo simples.

Pré-requisito: a avaliação deve ter sido processada e os campos de referência nova preenchidos. A situação da avaliação deve estar "Apuração Final"

Fase 7: Gera Provimento

Cria um registro de provimento na nova referência para os servidores promovidos, com a data e a forma de provimento especificados.

Pré-requisito: a avaliação deve ter sido processada e os campos de referência nova preenchidos.

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