BLV Usuário Versão 5.05

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.05

Pré requisitos do sistema:

Novas Características/Implementações

Novas características da contagem individual de tempo

A partir desta versão do sistema Ergon passam a existir duas formas de contagem de tempo :

Contagem por Vínculo :

Este é o tipo de contagem padrão do sistema Ergon e que vem das versões anteriores. Neste tipo de contagem o usuário escolhe um período para contagem (Data Inicial e Data Final) e um determinado vínculo. Ao término da contagem os resultados serão armazenados no vínculo selecionado pelo usuário.

Contagem em Linha :

Este novo tipo de contagem implementado nesta versão transforma os vários vínculos de um funcionário em uma linha funcional, identificando a precedência entre vínculos concomitantes em relação à contagem de tempo. Para identificar essa precedência, existe a transação "Vínculo que Conta", onde é possível informar, entre dois ou mais vínculos concomitantes, qual deverá ser levando em consideração na contagem de tempo. Ao término da contagem, os resultados serão armazenados no vínculo raiz do vínculo selecionado pelo usuário. O vínculo raiz é o mais antigo da linha funcional da qual o vínculo selecionado pelo usuário faz parte.

Obs.:

Utilize a transação "Opções Genéricas" para parametrizar o sistema Ergon para contagem por vínculo ou contagem em linha. A opção a ser parametrizada é ContaEmLinha (sistema Ergon, grupo CONTAGEM).

Além disso, a transação "Contagem Individual de Tempo" foi alterada para que pudesse apresentar as novas informações geradas pela contagem. A partir de agora, além das informações de Direitos (listadas na ficha "Direitos") são listadas também informações gerais da contagem na ficha "Informações da Contagem". É importante lembrar que as informações de contagem são atreladas aos registros de direito, ou seja, para consultar as informações de contagem é necessário antes selecionar o registro de direito que se deseja consultar as informações. Assim, as informações da ficha "Informações da Contagem" dependem do registro selecionado na ficha "Direitos".

Com relação à execução da contagem, de acordo com o tipo de contagem parametrizado para o sistema Ergon (por vínculo ou em linha), algumas informações são mostradas ou suprimidas da tela. Por exemplo, para contagem em linha, a data inicial para contagem não é mostrada. Porém, nesta situação é apresentado o vínculo raiz do vínculo selecionado. Este vínculo raiz é aquele onde serão armazenadas as informações da contagem.

Vínculo que conta - Nova tabela

Criada nova tabela para implementar a funcionalidade "Vínculo que conta": VINCULO_QUE_CONTA.

Vínculo que conta

[Vínculo que conta]

Transação para cadastro dos vínculos que contam para o mecanismo de contagem.

Acesse pelo menu Histórico Funcional -> Vínculo Funcional -> Vínculo que conta.

Sumários da folha - item 598

Implementações no módulo de folha já liberadas na versão 5.04 atendem o solicitado no Edital. Informações adicionais podem ser exibidas para enriquecer o sumário por meio das fórmulas de cálculo da folha

Itens customizados do menu "Outros Módulos"

No menu "Outros Módulos" foram acrescentados 3 sub-menus de C_Ergon (CERGON01 a CERGON03) para serem utilizados pelos clientes. Dentro de cada sub-menu, foram disponibilizados 5 ítens de C_Ergon.

Para configurar um novo módulo de C_Ergon, o usuário deverá primeiramente configurar o nome do sub-menu que deseja utilizar através do botão Mostra Menus da transação "Sistemas".

Nesta transação, o usuário deverá selecionar o sistema Ergon e apertar o botão Mostra Menus. Na tela que irá aparecer o usuário deverá informar o nome interno do menu que deseja configurar. Este nome interno deve ser no formato OUTROS_MODULOS_MENU.CERGON01 / 02 ou 03, dependendo do sub-menu que deseja configurar.

Feito isso, basta que o usuário cadastre as transações de C_Ergon que deseja, posicionando-as num item de menu do sub-menu desejado (por exemplo, CERGON01_MENU.CERG02). Lembrando que os ítens de menu de cada sub-menu vão de 01 a 05.

Novos campos de Pensionista e cadastro de representantes legais de pensionistas

Na transação Pensionistas foram criados novos campos para o cadastro de documentos (registro geral, título de eleitor, certidão de nascimento/casamento e certidão de óbito) e de representante legal.

Na transação foram criadas 2 novas tabs: Documentos e Representante Legal.

Os novos campos de representante legal utilizam o cadastro utilizado na transação Representantes Legais. O cadastro é temporal, e existe os campos da certidão de representação. Para utilizar esse cadastro, deve se utilizar a opção UTILIZA_REPRESENT_LEGAL (sistema Ergon, grupo GERAL) com valor 'S'. Se a opção estiver com o valor 'N', será utilizado o antigo cadastro de representante legal. Os campos de representante legal que estavam na tab Dados do pensionista foram movidos para a tab Representante Legal.

Criação de parâmetros na transação TIPOS DE EVENTO ( ERG0082 ).

Foram criados três itens de parametrização na transação TIPOS DE EVENTOS são eles :

Permite Lançamento para Ativo?

Permite Lançamento após Aposentadoria ?

Permite Lançamento após Falecimento ?

Foram incluídas as mensagens de erro 3919, 3920 e 3921.

Assim o usuário pode parametrizar se deseja ou não permitir o registro de eventos para servidores ativos, servidores aposentados e servidores falecidos.

Função que pega o setor do funcionário pela prioridade de pagamento.

Na package PACK_ERGON foi criada a function GET_SETOR_PAGTO_FUNC que tem por finalidade retornar o setor do funcionário pela prioridade de pagamento. Ou seja, se o funcionário possuir mais de um evento na data de consulta o setor que a função rertonará será o do evento de maior prioridade. As prioridades são parametrizadas para cada tipo de evento Por default, maior o número maior a prioridadade de pagamento. Chamada do entry-point EP__GET_SETOR_PAGTO_FUNC para realizar as consistências customizadas (C_ERGON).

Cadastro de Tipos de Informação de Contagem

A partir desta versão do Ergon foram criados os tipos de informação de contagem. Através destes tipos é possível definir quais informações serão geradas pela máquina de contagem no momento da execução de uma contagem. Estas informações poderão ser consultadas através da transação "Contagem de Tempo", após o término da execução da contagem.

Este processo funciona da seguinte maneira :

Através da transação "Tipo Informação Contagem" é possível cadastrar os tipos de informação de contagem, configurando-os de acordo com as informações que devem ser geradas pela máquina de contagem de tempo. Para cada tipo de informação existe a possibilidade de se configurar valores e informações. Para cada um deles, o usuário deverá informar um título e uma descrição para o campo. Estas informações serão geradas pela máquina de contagem e poderão ser consultadas através da transação "Contagem de Tempo", a qual listará apenas as informações configuradas para o tipo de informação selecionado.

No momento da consulta das informações, o usuário deverá escolher uma finalidade/complemento (na ficha "Direitos") para a qual deseja consultar os períodos gerados pela contagem. Feito isso, um registro de período deverá ser escolhido para que as informações geradas para ele possam ser listadas.

Para cada período é possível que existam mais de um tipo de informação. Neste caso, após selecionar o período, o usuário deverá navegar para a ficha "Informações da Contagem" e selecionar qual o tipo de informação ele deseja consultar (no bloco "Tipos de Informação"). Em seguida, as respectivas informações serão listadas no bloco "Informações".

Para obter outras informações sobre a telas "Tipo Informação Contagem", consulte o help da mesma.

Aposentadoria Temporal

Foi criado uma nova funcionalidade no sistema, a aposentadoria temporal. Nessa nova forma de aposentadoria será permitido a reversão da aposentadoria, e ficará registrado as datas de aposentadoria e reversão da aposentadoria.

Para utilizar essa característica, os produtos de folha, contagem e online deverão estar preparados para utilização. Para utilizar essa característica, foi criada a opção UTILIZA_APOS_TEMP (grupo GERAL, sistema Ergon) que deverá ser cadastrado com o valor "S".

Essa opção possui o valor default "N", para manter compatibilidade com os sistemas que já utilizam a aposentadoria, na transação "Aposentadoria", onde o cadastro da aposentadoria é realizada diretamente no vínculo do servidor.

Na transação Tipos de Aposentadoria, foram incluídos os campos:

- Tipo de proporcionalidade: que poderá ser anos ou fração. Este campo será utilizado nas aposentadorias proporcionais se a proporcionalização será representada em (anos e dias trabalhados)/(anos para aposentar) ou então em fração.

- Fração1: irá indicar a tabela geral contendo os valores permitidos (e: 70%, 80%)

- Fração2: se for indicado será um valor fixo no cadastro da aposentadoria.

Esses campos aparecerão na tela se o sistema utilizar aposentadoria temporal.

Foi criado a transação "Aposentadoria Temporal", para efetuar o cadastro da aposentadoria e reversão da aposentadoria. Nesta transação de acordo com a situação do funcionário aparecerão botões para as operações possíveis da aposentadoria:

- Aposentar: Para funcionários ativos. Irá chamar uma tela onde o usuário irá preencher a data de aposentadoria, data de homologação, o tipo de aposentadoria e o observação da aposentadoria.

- Reversão: Para funcionários inativos. Irá chamar uma tela onde o usuário deverá preencher a data final de aposentadoria, que corresponde a data da reversão da aposentadoria. Também deverá preencher dados do provimento que será criado após a reversão.

- Reabrir: Esta operação irá "reabrir" uma aposentadoria revertida. Irá aparecer para servidor com reversão de aposentadoria.

- Remover: Esta operação irá "remover" o registro da aposentadoria.

- Alterar: alterar os dados da aposentadoria

- Alterar percentuais: esta operação irá alterar os dados da aposentadoria a partir de uma data.

Se for utilizado a aposentadoria temporal, não será possível realizar cadastros na transação "Aposentadoria".

Cadastro de Endereços

A partir desta versão foi implementado um cadastro de endereços no sistema Ergon. Através desta funcionalidade é possível cadastrar vários endereços para um funcionário, dependente, pensionista ou representante legal, através da transação correspondente. Para identificar a quem pertence o endereço cadastrado é necessário combinar os números de funcionário, vínculo, dependente, pensionista e representante legal. Abaixo são mostradas as combinações possíveis para cada caso :

- Endereços de Funcionário : apenas o número do funcionário deverá ser informado, ficando os demais campos em branco. Utilize a transação "Funcionários" para cadastrar estes endereços;

- Endereços de Dependente : apenas o número do funcionário e o número do dependente deverão ser informados, ficando os demais campos em branco. Utilize a transação "Dependentes" para cadastrar estes endereços;

- Endereços de Pensionistas : apenas o número do funcionário, número do vínculo e número do pensionista deverão ser informados, ficando os demais campos em branco. Utilize a transação "Pensionistas" para cadastrar estes endereços;

- Endereços de Representantes Legais : apenas o número do representante legal deverá ser informado, ficando os demais campos em branco. Utilize a transação "Representantes Legais" para cadastrar estes endereços.

As demais combinações não listadas acima não são permitidas no sistema. Por exemplo, não é permitido informar os campos número do funcionário e número do representante legal simultaneamente.

Todo este processo de combinação de informações é transparente ao usuário. Assim, o usuário apenas deverá utilizar a transação correspondente ao endereço que deseja cadastrar. O sistema se encarregará de preencher as informações acima corretamente e de maneira automática.

Com a implementação do cadastro de endereços, a transação "Funcionários" foi alterada para permitir a realização do cadastro de endereços para o funcionário. Assim, na ficha "Endereços", além do endereço principal já existente, foi acrescentado um bloco "Endereços Adicionais", onde o usuário poderá cadastrar quantos endereços forem necessários para o funcionário selecionado na transação.

Observações :

1. O campo "Tipo do Endereço" deve indicar que tipo de endereço está sendo cadastrado. Os possíveis valores para este campo estão definidos na tabela geral ERG_TIPO_ENDERECO do sistema Ergon;

2. O campo "Tipo Logradouro" deve indicar o tipo de logradouro que está sendo cadastrado (Rua, Avenida, etc.). Os possíveis valores para este campo estão definidos na tabela geral "Logradouros" do sistema Hades;

3. Não é permitido cadastrar mais de um endereço de mesmo tipo para o mesmo funcionário.

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