BLV Usuário Versão 5.04 (Continuação)
Adição dos campos Hora de Entrada e Hora de Saída
Na transação Freqüência (form ERG0102) foram acrescentados os campos Hora Entrada e Hora Saída. Por padrão, esses campos permanecerão escondidos até que pelo menos um código de freqüência seja parametrizado na transação Códigos de Frequência para mostrar esses campos.
Uma vez que algum código foi parametrizado, ao abrir a tela irá aparecer esses campos. O horário preenchido será sempre em HH:MM (horas e minutos). As horas em formato 24 horas. Internamente as informações serão gravadas em datas mais horas e minutos da seguinte forma:
- A hora de entrada será a combinação da data de início com o horário de entrada preenchido e a hora de saída será a data de fim com o horário de saída preenchido.
Algumas restrições são aplicadas a esses campos:
1) Ao fornecer o horário de saída, o horário de entrada tem que ser fornecido;
2) Para fornecer o horário de saída, deve-se preencher a data de término da frequência.
3) O horário de saída não pode ser menor que o horário de entrada.
Observe que os horários de entrada e de saída correspondem a data e início e de término da freqüência, portanto observe essas datas quando algum erro de validação ocorrer.
Por exemplo: Para uma freqüência começando em 05/06/2004 e terminando em 05/06/2004 supondo que o horário de entrada do funcionário foi às 19h:30min e virou o dia com o horário de saída em 01h:00min. O sistema dára o erro 3) acima. Porque ele considera que a saída foi em 05/06/2004 às 01h:00min que realmente é menor que a data de entrada. Para preencher corretamente, o usuário terá que mudar a data de término para 06/06/2004 e o horário de saída passará a ser 01h:00min do dia 06/06/2004.
Na transação Códigos de Freqüência (form ERG0045) foi adicionado o campo "Mostrar Hora de Entrada e Hora de Saída?". Se estiver marcado, significa que o código de frequência permite o cadastro da hora de entrada e hora de saída. Se não estiver marcado, esses campos não estarão disponíveis ao usuário, ficando escondidos na tela. Veja mais sobre esses campos de horários na transação de Freqüências.
Na transação Freqüência por Tipo/Código (form ERG0167) foram acrescentados os campos Hora Entrada e Hora Saída. Por padrão esses campos permanecerão escondidos até que seja selecionado no bloco "Tipo/Código de Freqüência" um código de freqüência parametrizado na transação Códigos de Frequência para mostrar esses campos.
Selecionado um código com essa parametrização, nos blocos "Tipo/Código de Freqüência" e "Código de Freqüência" irão aparecer esses campos. O horário preenchido será sempre em HH:MM (horas e minutos). As horas em formato 24 horas. Internamente, as informações serão gravadas em datas mais horas e minutos da seguinte forma:
- A hora de entrada será a combinação da data de início com o horário de entrada preenchido e a hora de saída será a data de fim com o horário de saída preenchido.
Algumas restrições são aplicadas a esses campos:
1) Ao fornecer o horário de saída, o horário de entrada tem que ser fornecido;
2) Para fornecer o horário de saída, deve-se preencher a data de término da frequência.
3) O horário de saída não pode ser menor que o horário de entrada.
Observe que os horários de entrada e de saída correspondem a data e início e de término da freqüência, portanto observe essas datas quando algum erro de validação ocorrer.
Por exemplo: Para uma freqüência começando em 05/06/2004 e terminando em 05/06/2004 supondo que o horário de entrada de um grupo de funcionários for às 19h:30min e virou o dia com o horário de saída em 01h:00min. O sistema dára o erro 3) acima. Porque ele considera que a saída foi em 05/06/2004 às 01h:00min que realmente é menor que a data de entrada. Para preencher corretamente, o usuário terá que mudar a data de término para 06/06/2004 e o horário de saída passará a ser 01h:00min do dia 06/06/2004.
Criação de campos de funcionários e dependentes, e cadastro de representantes legais
Na transação de Dados Pessoais e Histórico de Funcionários foram acrescentados campos para o cadastro da certidão de óbito/desaparecimento.
Na transação Dependentes e Histórico de Dependentes foram acrescentados campos para o cadastro de registro geral do dependente e certidão de óbito/desaparecimento.
Pode ser necessário revisar a edição de tela dessas transações, devido as alterações nos layouts das mesmas.
Foi criado a transação Representantes Legais, que será utilizado para o cadastro dos representantes legais. Esta transação é acessada pelo menu Histórico Funcional > Dependentes.
Haverá no sistema a opção UTILIZA_REPRESENT_LEGAL (sistema Ergon, grupo GERAL), que se estiver com o valor N, então o sistema continua utilizando um dependente como representante legal; se o valor da opção for S, então o sistema irá utilizar o cadastro de representante legal.
Na transação Dependentes, foi criado um novo bloco para o cadastro temporal de representantes legais. Esse bloco será mostrado se a opção UTILIZA_REPRESENT_LEGAL for S.
Deverão ser cadastrados os valores nas seguintes tabelas gerais:
TIPO_DOC_CERT que irá conter os tipos de certidões (casamento/nascimento)
TIPO_DOC_CERT_FIM que irá conter os tipos de certidões de óbito ou desaparecimento
TIPO_DOC_CERT_REP que irá conter os tipos de certidões de representação legal
TIPO_REPRESENTANTE que irá conter os tipos de representantes legais
Foi criado a transação Lista Dados de Dependentes que será utilizado para consultar as informações de dependentes, dependências, atributos de dependentes e regras de pensão alimentícia dos dependentes de um funcionário. Esta transação é acessada pelo menu Histórico Funcional > Dependentes > Consulta. Esta transação poderá ser alterada para mostrar dados adicionais ou para restringir os dados.
Controle de combinações permitidas de cargos e funções
Pela nova transação "Combinação de Cargos/Funções Requeridos" (Menu Tabelas->Histórico Funcional->Provimentos e Lotações->Combinação de Cargos/Funções Requeridos") é possível cadastrar os cargos ou funções requeridos por um determinado cargo ou função para o cadastro de evento de cargo de um funcionário.
O cargo ou função que requer outro cargo ou função deve ter a opção "Requer combinação de cargo" assinalada na transação de Cargos, na parte do "Histórico do Cargo" (Menu Tabelas->Histórico Funcional->Provimentos e Lotações->Cargos).
Se essa opção não estiver assinalada, mesmo havendo o cadastro de cargos ou funções requeridos, a obrigatoriedade do cargo requerido no cadastro do evento de cargo não será levada em consideração.
Informações de averbação para contagem
A partir desta versão do Ergon foram criados os tipos de informação de averbação. Através destes tipos é possível definir quais informações devem ser cadastradas no momento da averbação de tempo de serviço.
Este processo funciona da seguinte maneira :
Através da transação "Tipo Informação Averb" é possível cadastrar os tipos de informação de averbação, configurando-os de acordo com as informações que devem ser cadastradas no momento da averbação. Para cada tipo de informação existe a possibilidade de se configurar valores, informações e datas. Para cada um deles, o usuário deverá informar um título e uma descrição para o campo. Estas informações serão utilizadas na montagem da tela de averbações quando, ao selecionar um tipo de informação de averbação, a tela será montada dinamicamente de modo a mostrar apenas os campos configurados para o tipo de informação selecionado.
No momento da averbação, para se selecionar um tipo de informação de averbação, deve-se atentar ao tipo de tempo da mesma. Estas informações estão ligadas entre si através da tela "Tipos de Tempo". Nesta tela, foram acrescentados dois campos de tipo de informação de averbação. O primeiro (no bloco "Tipos de Tempo") indica qual o tipo de informação de averbação válido para o tipo de tempo selecionado. O segundo (no bloco "Finalidades") indica qual o tipo de informação de averbação válido para a finalidade selecionada dentro do tipo de tempo selecionado. Assim, quando for feita uma averbação de tempo, o usuário deverá informar para qual finalidade deseja averbar o tempo. Quando isto é feito, o tipo de informação de averbação deverá ser válido para a finalidade e tipo de tempo da averbação. Caso a finalidade não seja informada, o tipo de informação de averbação deverá ser válido apenas para o tipo de tempo da averbação.
Essas novas informações registradas nas averbações não serão utilizadas para o processo de contagem automatizado, mas apenas pelos eventuais relatórios que forem desenvolvidos.
Uma outra característica disponibilizada é que na transação "Fórmulas de Contagem" foram acrescentados três novos tipos de fórmula (CSR AREA, CSR SQL e DOCUMENTOS) para codificação.
Para obter maiores detalhes sobre o funcionamento das telas ("Tipos de Tempo", "Tipos de Informação de Averbação" e "Averbações") consulte o help das mesmas.
Contagem permite retornar maior quantidade de informações
Foi criada uma nova tabela, INFO_CONTA, para guardar resultados de contagem. O uso depende de alterações manuais nas fórmulas de contagem.
Inclusão dos tipos de fórmula CSR AREA e CSR SQL na contagem
Adicionados dois novos tipos de fórmula de contagem, 'CSR AREA' e 'CSR SQL', que permitem criar novos cursores para acesso ao banco de dados.
Novos campos Flex na tela de parâmetros para contagem
Foram criados novos campos Flex de 16 a 55 no bloco PARAMETROS_CONTA. Também foi acrescentada uma nova aba na tela para os novos campos.
Validação de parâmetros de contagem de férias
A partir desta versão a validação do lançamento de férias levará em consideração também a parametrização de contagem efetuada no período aquisitivo referente ao vínculo. Assim, ao cadastrar um registro de férias os parâmetros de contagem para o vínculo serão buscados primeiramente no registro do período aquisitivo. Posteriormente, os parâmetros não encontrados no período aquisitivo serão buscados diretamente na parametrização de contagem como já era feito.
Parâmetros de contagem na transação "Aquisição Férias"
Com o objetivo de flexibilizar a parametrização da contagem de tempo, foram acrescentados na transação "Aquisição Férias" os campos abaixo :
Dias Férias - total de dias de direito a férias.
Máx.Per. - número máximo permitido de períodos de gozo de férias.
Mín.Per. - número mínimo permitido de períodos de gozo de férias.
Máx.Dias/Per. - número máximo permitido de dias por período de gozo de férias.
Mín.Dias/Per. - número mínimo permitido de dias por período de gozo de férias.
Abono de Gozo de Férias - conjunto de opções para abono a que o servidor tem direito no gozo de férias.
Dias de Abono - fração dos dias de direito ou de gozo (dependendo da parametrização do campo Abono de Gozo de Férias) a que o servidor tem direito.
Mínimo Dias Vendidos - número mínimo permitido de dias para venda.
Máximo Dias Vendidos - número máximo permitido de dias para venda.
Férias Permitidas Antes do Primeiro Período Aquisitivo.
Férias Permitidas Antes do Segundo Período Aquisitivo.
Férias Permitidas Antes do Terceiro Período Aquisitivo.
Férias Permitidas Antes dos Demais Períodos Aquisitivos.
Permite Abono Constitucional.
Permite Adiantamento de Décimo Terceiro.
Permite Adiantamento Salarial.
Permite Empréstimo.
Futuramente, esses compos podem ser preenchidos com resultado da própria rotina de contagem. Para isso, são necessárias adaptações nas fórmulas de contagem e customização na rotina automática de geração de períodos aquisitivos de férias.
A parametrização destas informações diretamente no período aquisitivo visa a permitir o tratamento de exceções às regras de contagem definidas na transação "Parâmetros para Finalidade de Contagem". Sendo assim, todos os campos citados acima são opcionais no período aquisitivo. Desta forma, o tratamento dado a eles segue a seguinte regra :
Os parâmetros do período aquisitivo têm prioridade sobre a parametrização de contagem. Ou seja, se um determinado campo foi parametrizado no período aquisitivo, este valor será utilizado. Caso contrário, o valor para este campo será buscado na parametrização da contagem.
Obs.1 : Os campos numéricos deverão ser deixados em branco para indicar que o valor deverá vir da parametrização geral da contagem.
Obs.2 : Os campos não numéricos possuem uma opção "Indeterminado", cujo objetivo é informar que este campo deverá ser obtido da parametrização geral da contagem e não do período aquisitivo.
Obs.3 : Com esta nova forma de parametrização, a transação "Férias" (que utiliza as parametrizações de contagem) foi alterada para dar prioridade às informações do período aquisitivo em detrimento da parametrização geral. Em caso de não haver parametrização no período aquisitivo, aí sim os valores da parametrização geral serão utilizados.
Obs.4 : Para obter maiores informações sobre a tela "Aquisição Férias" utilize o help da mesma.