BLV Usuário Versão 5.04 (Continuação)

Criação de função AC_LITERAL_FIXO

Foi criada a função AC_LITERAL_FIXO, que pode ser utilizada nos atos coletivos para retornar literais fixas, e irá retornar o valor do parâmetro extra.

Compilação de programas de Folha e Contagem com C++

Os programas de cálculo do Módulo C (Folha e Contagem) foram adequados para permitirem a compilação dos mesmos com C++, possibilitando assim a utilização de técnicas de programação orientada a objeto.

Listas de valores de bancos filtradas por permissão de crédito automático

As transações "Funcionários", "Dependentes" e "Pensionistas" tiveram suas listas de valores de bancos alteradas para mostrar apenas os bancos que permitem crédito automático. Este critério é parametrizado através do campo "LOV Tipo 1" da transação "Bancos" do sistema Hades.

Transação ASSUNTOS - ERG0012

Foram criados 05 ( cinco ) flex_campos na transação assunto.

Integrar o sistema de Imagens pela WEB

O Form foi alterado para em modo WEB chamar a página do sistema de imagem. Essas alterações consistem em:

1- Alteração do form CINFOIMA.FMB quando estiver rodando em modo WEB. Neste modo, o tela irá chamar o Sitie, cujo endereço deverá estar cadastrado na opção HOST_IMAGEM do grupo ERGIMAGEM do sistema Ergon.

2- Criação da opção HOST_IMAGEM

3- Ao chamar o Sitie, será passado por parâmetro, no próprio endereço da página, o NUMFUNC mascarado e o RG também mascarado. Dentro do aplicativo de imagens, esses valores deverão ser desmascarados. Para essas operações, deverá ser utilizado um conjunto de funções criadas na package PCK_CERGIMAGEM em C_ERGON.

Disponibilidade das Informações Pessoais dos Funcionários

Para permitir customizar as consultas aos dados pessoais foi criado em C_ERGON a função EP__FILTRA_FUNCIONARIOS. Essa função é acessada da transação "Funcionários", form ERG0074, através da propriedade WHERE Clause do bloco FUNCIONARIOS. A chamada é a seguinte:

EP__FILTRA_FUNCIONARIOS (NUMERO) = 1

Ou seja, quando a condição é válida, a função deve retornar "1" e se a condição for falsa, deve retornar "0".

Abaixo é descrito o HELP da função EP__FILTRA_FUNCIONARIOS:

Esta função foi criada com a finalidade de filtrar a seleção de registros na transação "Funcionários" (FORM ERG0074.FMB). Portanto, através desta função o cliente poderá adicionar a sua codificação customizando a consulta aos dados pessoais dos funcionários da Instituição. A flexibilidade quanto as condições de consulta é total. Um exemplo bem simples acontece no modo multi-empresa. Neste situação, algumas empresas determinam que usuários de outras empresas não podem consultar as informações pessoais de seus funcionários. Quanto ao retorno da função, quando a condição é válida a função retorna "1" e quando a condição é falsa a função retorna "0".

O parâmetro de entrada é P_NUMFUNC que é o número de identificação Funcional;

O uso dessa função é restrita a transação "Funcionários" na clausula WHERE do bloco FUNCIONARIOS. Por este motivo, não devem ser utilizados comandos DML, DDL dentro desta função. Outra observação, é que essa função só tem efeito durante consultas a tabela funcionários. Ela não tem efeito durante INSERT, UPDATE e DELETE sobre essa tabela.

Módulo de Controle de Comissões - Tela de Cadastro de Comissões

A partir desta versão está sendo disponibilizado o novo Módulo de Controle de Comissões. O objetivo deste módulo é controlar as comissões (Comissões, CPI's, Grupos de trabalho, etc.) existentes dentro da instituição, gerenciando os servidores membros de cada comissão e as reuniões realizadas para cada uma delas.

A transação Cadastro de Comissões tem por objetivo permitir ao usuário cadastrar e gerenciar os dados das comissões existentes na instituição, bem como gerenciar o grupo de membros e as ocorrências de cada comissão.

A tela é dividida em 3 fichas descritas abaixo :

Ficha "Comissões" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir comissões. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- O campo "Número da Comissão" não pode ser informado diretamente pelo usuário, pois trata-se de um campo numérico sequencial gerado automaticamente pelo sistema no momento do cadastro da comissão;

- O campo "Tipo da Comissão" possui uma lista de valores baseada na tabela geral ERG_COMISS_TIPO (sistema Ergon). Assim, é necessário preencher corretamente as informações nesta tabela geral antes de iniciar o uso do módulo de comissões;

- Os campos "Setor Origem" e "Setor Responsável" só podem ser preenchidos com setores que pertençam ao perfil de acesso do usuário corrente;

- O campo "Responsável" deve ser preenchido com um servidor membro da própria comissão. Assim, antes de preencher este campo é necessário salvar a comissão corrente e cadastrar seus membros através da ficha "Membros da Comissão". Somente após isso é que será possível retornar à ficha "Comissões" para cadastrar o responsável pela comissão;

- O botão "Cadastrar Reunião" abrirá a transação "Reuniões da Comissão". Ao ser acionado, o número da comissão selecionada na ficha "Comissões" será passado para a tela de reuniões, de modo que esta tela será aberta com as informações da comissão já carregadas.

Ficha "Membros da Comissão" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir membros para as comissões. Estes membros devem, obrigatoriamente, ser funcionários da instituição com vínculo ativo. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- Serão listados nesta ficha somente os servidores membros da comissão selecionada na ficha "Comissões";

- O período de validade da participação do servidor na comissão deve estar dentro do período de atividade da comissão;

- O campo "Cargo na Comissão" possui uma lista de valores baseada na tabela geral ERG_COMISS_CARGO (sistema Ergon). Assim, é necessário preencher corretamente as informações nesta tabela geral antes de iniciar o uso do módulo de comissões.

Ficha "Ocorrências da Comissão" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir ocorrências para as comissões. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- Serão listados nesta ficha somente as ocorrências da comissão selecionada na ficha "Comissões";

- O período de validade da ocorrência deve estar dentro do período de atividade da comissão.

Para obter maiores detalhes sobre esta tela, consulte o help da transação.

Módulo de Comissões - Transação "Reuniões da Comissão"

Como parte do novo Módulo de Comissões implementado nesta versão do Ergon, está sendo disponibilizada a transação Reuniões da Comissão. Seu objetivo é permitir ao usuário cadastrar e gerenciar os dados das reuniões realizadas para cada comissão, bem como os participantes de cada uma destas reuniões.

A tela é dividida em 2 fichas descritas abaixo :

Ficha "Reuniões" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir reuniões. Para isso, é necessário que o usuário selecione a comissão para a qual deseja consultar reuniões, através do bloco "Comissão". Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- O campo "Número da Reunião" não pode ser informado diretamente pelo usuário, pois trata-se de um campo numérico sequencial gerado automaticamente pelo sistema no momento do cadastro da reunião;

- O campo "Tipo da Reunião" possui uma lista de valores baseada na tabela geral ERG_COMISS_TIPO_REUN (sistema Ergon). Assim, é necessário preencher corretamente as informações nesta tabela geral antes de iniciar o uso desta transação;

- O campo "Qtde. Reuniões" é opcional. Porém, se não for informado, o sistema assumirá o valor padrão 1. Caso seja informado, este campo deverá conter um valor numérico maior ou igual a 1.

Ficha "Participantes da Reunião" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir servidores participantes das reuniões. Estes participantes devem, obrigatoriamente, ser funcionários da instituição com vínculo ativo e, além disso, devem estar cadastrados como membro da reunião em questão. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- Serão listados nesta ficha somente os servidores membros da comissão à qual a reunião pertence;

- O servidor deverá ser informado através de seu número funcional/vínculo ou sua matrícula, dependendo da maneira como o sistema Ergon estiver configurado.

Para obter maiores detalhes sobre esta tela, consulte o help da transação.

Validação de dígito verificador de conta bancária

[Cadastro de contas bancárias]

Ao cadastrar a conta, será verificada a opção geral do sistema Ergon, grupo Ergon, opção VALIDA_CONTA_DV. Se a opção não existir, procura opção do sistema Hades, grupo Hades. Se não existir opção em nenhum dos dois casos ou se seu valor for MASCARA, a validação do dígito verificador da conta será realizada se no cadastro do banco correspondente fora informada a fórmula e a máscara para o cálculo do dígito verificador da conta. Se o valor da opção for 'NAO VALIDAR', então a validação do dígito verificador da conta não será realizada mesmo que o banco correspondente tenha a fórmula e a máscara para o cálculo do dígito verificador da conta. Se o valor da opção for 'FORCEVALID', então será obrigatório cadastrar a fórmula para validação do dígito verificador da conta. Se a máscara não for informada, será assumido que o último dígito do número da conta é o dígito verificador.

Módulo de Comissões - Transação "Comissões por Funcionário"

Como parte do novo Módulo de Comissões implementado nesta versão do Ergon, está sendo disponibilizada a transação Comissões por Funcionário. Seu objetivo é permitir ao usuário consultar as comissões e reuniões em que um determinado funcionário participou num determinado período de tempo.

Para utilizar esta transação o usuário deverá informar a identificação funcional do servidor. Esta identificação pode ser o número funcional/vínculo ou a matrícula do servidor, dependendo de como o sistema Ergon está configurado.

Após informar a identificação funcional, o usuário deverá informar também o período de pesquisa. Este período não é obrigatório. Assim, se não for informado, o sistema exibirá todas as comissões das quais o servidor participou. É possível também informar apenas uma das datas, de forma a que o período fique limitado apenas em seu início ou em seu final. Por exemplo, se a data inicial for 01/01/2004 e a data final for nula, significa que o sistema exibirá apenas as comissões vigentes a partir de 01/01/2004.

Após informar os filtros da consulta, a transação apresenta duas fichas para exibição dos dados. Estas fichas estão descritas abaixo :

Ficha "Participação nas Comissões" :

Nesta ficha o usuário pode consultar comissões das quais o servidor selecionado participou durante o período de pesquisa. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- O campo "Setor da Comissão" refere-se ao setor que demandou a criação da comissão e que gerencia a mesma.

Ficha "Participantes da Reunião" :

Nesta ficha o usuário pode consultar reuniões das quais o servidor selecionado participou durante o período de pesquisa. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- Somente serão exibidas reuniões pertencentes à comissão selecionada na ficha "Participação nas Comissões" e cuja data de ocorrência esteja dentro do período de pesquisa;

- O campo "Total de Reuniões no Período" refere-se apenas à comissão selecionada.

Para obter maiores detalhes sobre esta tela, consulte o help da transação.

Anterior Próxima