BLV Usuário Versão 5.02 (Continuação)

Campos adicionais nas transações de mudança

As transações "Mudança de Cargo", "Mudança de Horário de Trabalho", "Mudança de Referência" e "Mudança de Setor" receberam 5 novos campos adicionais no bloco de consulta do provimento atual. Estes campos adicionais não permitem alteração, pois estão relacionados a um bloco de consulta (Dados do Provimento Atual).

Em caso de necessidade de alteração do valor dos campos adicionais, é necessário configurá-los também no bloco referente aos Novos Dados do Provimento, pois neste bloco a alteração dos campos é permitida.

Novas opções para a folha de pagamentos

Foram criadas quatro novas opções no grupo FOLHAS, conforme explicação a seguir:

- Opção GRAVACAO_CALCULO : Indica se os resultados de cálculos devem ser gravados no Folha16 ou Folha03;

- Opção MESES_PRE_ERGON : Quantidade de meses pré-Ergon que pode ser calculados;

- Opção REPETE_FOLHA02 : Indica se os cálculos de folhas irão executar os Folha02 em duas passagens;

- Opção REPETE_FOLHA16 : Indica se os cálculos de folhas irão executar o Folha16 em duas passagens.

Funcionalidade nos campos de data para transação de licença especial

Na transação 'Aquisição Licença Especial' foi implementado nos campos 'Término' e 'Prescrição', a funcionalidade de digitação do número de dias, que serão somados à data inicial, retornando na tela a nova data calculada. Nestes campos, poderá ser informada a data ou o número de dias a somar, precedido pelo sinal de soma (+).

Melhor detalhamento dos perfis de segurança de atributo e freqüência

Para detalhar melhor os perfis de segurança por atributo e frequência, foi preciso criar três novas campos nas transações correspondentes.

As transações alteradas são as seguintes:

- Transação "Perfis de Frequência" (form ERG0182)

Nesta transação foram adicionados ao bloco "Frequência" os campos:

"Alt." : Os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a esta frequência podem alterá-la na base de dados?

"Cad." : Os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a esta frequência podem cadastrá-la na base de dados?

"Rem." : Os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a esta frequência podem removê-la da base de dados?

- Transação "Perfis de Segurança por Atributo" (form ERG0213)

Nesta transação foram adicionados ao bloco "Atributos" os campos:

"Alt." : Os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a este atributo podem alterá-lo na base de dados?

"Cad." : Os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a este atributo podem cadastrá-lo na base de dados?

"Rem." : Os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a este atributo podem removê-lo da base de dados?

Foram necessárias algumas alterações na base de dados para refletir essas alterações nos perfis de atributos e de frequências.

Para utilizar melhor as alterações feitas nos perfis de atributos e de frequências, algumas transações foram modificadas.

- A primeira transação alterada foi a de "Freqüência", form ERG0102.

- A segunda transação alterada foi a de "Atributos de Funcionários", form ERG0105.

- A terceira transação alterada foi a de "Lista de Incompatibilidade de Atributos", form ERG0323.

Observação:

Para migrar para esse novo detalhamento dos perfis de frequências e de atributos, foi elaborado um script com essa finalidade, mantendo a compatibilidade da versão anterior com essa nova implementação. Para isso, todos os perfis existentes terão permissão de alteração, cadastro e remoção para manter compatibilidade com o esquema anterior.

Para utilizar os recursos desse novo esquema, o usuário deverá selecionar o perfil desejado e configurar as opções de alteração, cadastro e remoção da forma desejada.

Perfis de Segurança por Tipo de Evento

A transação "Perfis de Segurança por Tipo de Evento", form ERG0288, foi criada.

Esta transação destina-se a estabelecer critérios de segurança para cada um dos tipos de evento cadastrados no sistema. Estes critérios (ou perfis) são baseados na existência de um padrão de acesso. Este padrão de acesso pode conter um conjunto de tipos de evento e o perfil pode conter um conjunto de padrões de acesso. Quando um determinado padrão de acesso é destinado a um usuário do sistema, o mesmo poderá ter acesso ao conjunto de tipos de evento do perfil de segurança ao qual o padrão de acesso encontra-se vinculado. Um "perfil de tipo de evento" terá os tipos de evento disponíveis para cadastramento, alteração e ou remoção e o padrão de acesso habilitará quais os usuários do sistema poderão cadastrar, alterar e ou remover esses tipos de evento. Três opções para cada tipo de evento determina qual a operação permitida para aquele perfil. Assim, o usuário somente poderá cadastrar, alterar e ou remover os tipos de evento disponíveis no perfil ao qual ele está habilitado e com a opção correspondente ao tipo de operação, habilitada.

O cadastro nesta tela é feito em três blocos, sendo que o perfil de segurança deve ser cadastrado no bloco "Perfil de Tipo de Evento".

A correspondência do perfil de tipo de evento com o padrão de acesso de usuário é feito no bloco "Padrão de Acesso".

E no bloco "Tipos de Evento" é feito o lançamento dos tipos de evento que compõem um perfil de segurança. Cada tipo de evento cadastrado possuirá três opções que funcionam da seguinte forma:

"Alt." : Se habilitada, os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a este tipo de evento podem alterá-lo na base de dados.

"Cad." : Se habilitada, os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a este tipo de evento podem cadastrá-lo na base de dados.

"Rem." :Se habilitada, os usuários que têm acesso (padrão de acesso) a este tipo de evento podem removê-lo da base de dados.

Foram necessárias algumas alterações na base de dados para refletir a criação dessa nova transação e colocar em prática a segurança por perfil de tipo de evento.

As transações cujo acesso será controlado pelos "Perfis de Segurança por Tipo de Evento" são as seguintes:

- Transação "Eventos de Cargo" (form ERG0302);

- Transação "Eventos de Progressão" (form ERG0303);

- Transação "Eventos de Mudança de Cargo" (form ERG0304);

- Transação "Eventos de Remoção" (form ERG0305);

- Transação "Eventos de Mudança de Jornada" (form ERG0306);

- Transação "Eventos de Substituição" (form ERG0300);

Transferência de publicações do ingresso para o vínculo

Foi criada uma nova opção (sistema Ergon, grupo ERGON) denominada TRANSFERE_PUBL_INGRESSO. Os possíveis valores para esta opção são 'SIM' e 'NÃO'.

Se a opção for configurada para 'SIM', o sistema transfere automaticamente as publicações do ingresso para o vínculo, no momento da efetivação do ingresso.

Se a opção for configurada para 'NÃO' (valor padrão), nenhuma alteração é realizada sobre as publicações.

Filtro por período para as pastas funcionais

Nas transações de 'Pastas Funcionais' e 'Pastas/Assunto' foi acrescentado um filtro por período, com datas inicial e final para facilitar a consulta dos dados da pasta funcional.

As datas a serem informadas (INICIO/FIM) não são obrigatórias na digitação. Caso não sejam informadas, a transação entenderá que estas não serão levadas em consideração na consulta. Com isto, se a data inicial não for preenchida, a restrição será feita pela data final, e vice-versa. Caso ambas as datas estejam com valor em branco, não haverá restrição por período para os dados da pasta funcional.

Alteração na transação Funcionários/Atributo

Nesta transação foram incluídos os campos 'Setor' e 'Subordinados', que servirão para auxiliar no filtro dos dados. Caso não seja informado o setor, nenhuma restrição será feita. Se o campo 'Setor' for informado, será feita a seleção também pelo setor e se além do setor, for checado o campo 'Subordinados', a consulta selecionará também os setores subordinados à ele.

Conjuntamente com isto, será levado em consideração se o usuário corrente tem permissão de acesso aos setores envolvidos na consulta, ou seja, se não houver permissão para acessar determinado setor, este não poderá ser consultado.

Nova transação para Tipos de informações de cálculo

Foi criada uma nova transação no Ergon, denominada 'Tipo Informação Calc', onde será possível cadastrar/alterar ou excluir os tipos de informações de cálculo, que são utilizados na ficha de informações de cálculo. Esta transação foi alocada no menu, item Tabela, sub-item Modulo C / Folha de Pagamentos.

Nova aba na consulta Lista Contracheque

Na transação Lista Contracheque, foi criada uma nova aba e denominada "Informações do cálculo". Nela serão listadas as informações geradas no final de cada cálculo da folha e que estarão disponíveis por determinado período, segundo os meses de direito. A descrição dos campos VALOR e TEXTO poderão ser cadastrados através da transação 'Tipo Informação Calc'. Para os campos cuja descrição não foi cadastrada, será apresentado o campo sem descrição.

Alteração na transação Classificação em Concurso

Na tela da transação 'Classificação em Concurso', foi incluído novo campo denominado 'Lista apenas os não convocados até o momento?'. Se este campo for checado, na lista de classificados serão exibidos somente os classificados que não foram convocados ainda, caso contrário, se o campo não estiver checado, serão exibidos todos os classificados.

Alteração na tela da transação Pensionistas

Na tela da transação Pensionistas foram criadas as pastas 'Dados do pensionista' e 'Dados Adicionais' para melhor organizar os dados.

Lançamento independente dos atributos para vacância e aposentadoria

Na transação 'Tipos de Atributo', foi acrescentado na tela dois novos campos: 'Permite lançamento independente da vacância?' e 'Permite lançamento independente da aposentadoria?'.

Estes campos serão verificados durante o lançamento da vacância e aposentadoria. Se o campo ' Permite lançamento independente da vacância' estiver assinalado, significa que não será verificado a existência do atributo do funcionário no momento de sua vacância, liberando seu lançamento. O mesmo ocorre com a aposentadoria, ou seja, se o campo ' Permite lançamento independente da aposentadoria' estiver assinalado, significa que não será verificado a existência do atributo do funcionário no momento de sua aposentadoria, liberando seu lançamento.

Consulta funcionários de férias

A tela recuperava o setor na data final do período aquisitvo de férias.

A tela foi alterada e está recuperando o setor na data de início do gozo das férias.

Transações baseadas em Views

A funcionalidade das transações listadas abaixo foi alterada:

1) "Tipos de Vínculos" (form ERG0239)

2) "Formas de Provimento" (form ERG0118)

3) "Categorias" (form ERG0036)

4) "Regimes Jurídicos" (form ERG0199)

5) "Tipos de Aposentadoria" (form ERG0237)

6) "Formas de Vacância" (form ERG0100)

7) "Tabelas de Vencimento" (form ERG0224)

8) "Cargos" (form ERG0034)

9) "Jornadas" (form ERG0137)

10)"Horários de Trabalho" (form ERG0124)

11)"Atividades" (form ERG0014)

12)"Turnos" (form ERG0245)

13)"Tipos de Evento" (form ERG0082)

14)"Tipos de Atributo" (form ERG0230)

15)"Tipos de Incorporação" (form ERG0248)

16)"Tipos de Freqüência" (form ERG0247)

17)"Códigos de Freqüência" (form ERG0045)

18)"Tipos de Benefício" (form ERG0231)

19)"Motivos de Publicações" (form ERG0158)

20)"Especialidades" (form ERG0079)

21)"Finalidade de Contagem" (form ERG0094)

Na funcionaldade anterior, essas telas se apresentavam em dois modos de trabalho. Inicialmente, a tela entrava em modo de consulta, listando apenas os registros cadastrados para a empresa que o usuário estava logado, além de não permitir cadastro, alteração ou remoção. Para mudar o modo de trabalho, ou seja, poder fazer cadastro, alteração ou remoção sobre os registros, o usuário deveria acionar o botão "Mudar p/ Modo Cadastro". Acionado o botão, a tela mudava o modo de trabalho listando os registros para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado. Para retornar ao modo de trabalho anterior, o usuário deveria acionar o mesmo botão que agora estava com o nome de "Mudar p/ Modo Consulta".

Na funcionalidade atual dessas telas não há mais restrição, podendo-se cadastrar, alterar e remover registros a qualquer momento. A finalidade do botão é limitar ou generalizar a consulta dos registros cadastrados em cada empresa. Inicialmente, a tela lista apenas os registros cadastrados para a empresa que o usuário está logado. Neste modo, é apresentado o botão "Listar Registros de Todas Empresas". Se for acionado, a tela listará os registros para todas as empresas independente da empresa na qual o usuário esteja logado.

Portanto, o usuário pode optar por trabalhar com essas transações visualizando apenas os registros cadastrados na empresa logada, ou visualizando os registros de todas empresas. Ao ver todos os registro, o cadastro pode ser simplificado através da tela de "replicação" de registros para outras empresas, que permite lançar uma determinada informação cadastrada em uma empresa para uma outra empresa, apenas cadastrando o nome desta última através desta tela.

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