BLV Usuário Versão 5.02

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.02

Pré requisitos do sistema:

Novas Características/Implementações

Cadastro de layouts e geração de arquivos bancários

A Transação "Layout de Arquivos" sofreu as seguintes alterações :

- Foi criado o bloco "Dados do Arquivo" onde deverão ser informados os dados gerais (Nome e Localização ao Arquivo) referentes ao layout de arquivo que está sendo cadastrado;

- Foram criadas duas fichas para controle dos blocos "Associação Layout/Banco" (ficha Bancos) e "Layout do Arquivo" (ficha Colunas);

- No bloco "Associação Layout/Banco", deve ser informado o layout utilizado por cada banco. Quando um novo layout é cadastrado, para que ele esteja disponível para associação a um banco deve-se salvar os dados do bloco "Dados do Arquivo" antes que seja feita a associação. Caso contrário, a lista de valores com os layouts disponíveis não apresentará o layout recentemente cadastrado. É necessário que a associação entre um layout e um banco seja feita antes do preenchimento do bloco "Layout do Arquivo". Isto é necessário porque a lista de valores com as colunas disponíveis para o layout é baseada no registro selecionado no bloco "Associação Layout/Banco", uma vez que a lista de valores utiliza o campo "Visão" deste bloco;

- No bloco "Layout do Arquivo", a cada registro que é cadastrado/alterado, deve-se salvar os dados antes de mudar para outro registro. Isto deve ser feito para que a validação de colunas com posições concomitantes possa ser realizada adequadamente. Além disso, existem duas possibilidades de cadastro de colunas. A primeira possibilidade é cadastrar uma coluna pertencente à visão selecionada na ficha "Bancos". Nesta situação, o nome da coluna deve ser selecionado dentre as opções disponíveis na lista de valores. Quando isto ocorre, o campo "Valor" pode ou não ser preenchido, dependendo da necessidade. Porém, existe a possibilidade de cadastro de colunas de valor fixo, que não se encontram na lista de valores. Neste caso, deve-se informar o nome da coluna e o sistema obrigará a informação do campo "Valor".

Lista de incompatibilidade de atributos

Para contemplar essa nova característica, várias alterações em banco foram necessárias além da criação da transação "Lista de Incompatibilidade de Atributos".

Através desta transação, é possível lançar para um determinado atributo regras de incompatibilidade com outros atributos, com determinadas frequências e ou determinados tipos de eventos. Cada incompatibilidade possui um período de validade que impossibilitará qualquer cadastro de um novo atributo, de uma nova frequência (tipo e código de frequência) e de um novo tipo de evento caso o funcionário possua o atributo em questão, válido no período de incompatibilidade.

A tela é formada pelos seguintes blocos:

-"Lista de Atributos" :Este bloco é utilizado para listar todos os tipos de atributos cadastrados no sistema para a instituição corrente e não é permitido nenhuma alteração, cadastro ou remoção sobre esses registros. É para estes atributos que as regras de incompatibilidade deverão ser lançadas.

-"Atributos Incompatíveis": Nesta ficha são cadastrados os atributos incompatíveis com os atributos listados na "Lista de Atributos". Esse cadastro deverá possuir um período de validade no qual a incompatibilidade será válida. Não é permitido concomitância de períodos para um mesmo conjunto: atributo - atributo incompatível.

-"Frequências Incompatíveis": Nesta ficha são cadastradas as frequências incompatíveis com os atributos listados na "Lista de Atributos". Qualquer freqüência é caracterizada pelo tipo de frequência e mnemônico (ou código) de frequência. Este conjunto de parâmetros, além de caracterizar as frequências normais válidas no sistema, também podem caracterizar: Férias e Licenças Especiais. Esse cadastro deverá possuir um período de validade no qual a incompatibilidade será válida. Não é permitido concomitância de períodos para um mesmo conjunto: atributo - frequência incompatível.

-"Tipos de Eventos Incompatíveis": Nesta ficha são cadastrados os tipos de evento incompatíveis com os atributos listados na "Lista de Atributos". Esse cadastro deverá possuir um período de validade no qual a incompatibilidade será válida. Não é permitido concomitância de períodos para um mesmo conjunto: atributo - tipo de evento incompatível.

O menu do Ergon foi alterado, adicionando-se o menu: Tabelas -> Histórico Funcional -> Atributos -> Lista de Incompatibilidade de Atributos.

Novas características no controle de vaga por quadro

No sistema foi incorporado ao controle de vaga por quadro, o controle de quadro por regime jurídico e por tipo de vínculo. Na criação de um quadro será possível restringir o quadro para um determinado regime jurídico ou para todos regimes, e também restringir o quadro para um, ou mais tipos de vínculos. Nas transações de movimentação de vagas de quadro, foram criados os campos para o tipo de vínculo e o regime jurídico. Se um desses campos não for preenchido, então ele será válido para todos os tipos de vínculos/regimes jurídicos. No cadastro dos tipos de vínculos válidos, aperte o botão tipos de vínculos, que irá aparecer uma janela, e cadastre os tipos de vínculos. Somente é possível cadastrar essa parametrização do quadro no momento de sua criação. Não haverá mudança para os quadros já existentes, pois eles estarão com os campos de regime jurídico e tipo de vínculo em brancos. Essa restrição será válida para novos quadros.

Na transação de movimentação de quadros, na lista de valores dos cargos controlados por quadros, não serão mostrados aqueles cargos que possuem cargo aglutinador. O quadro deverá ser cadastrado pelo cargo aglutinador.

Geração da DIRF e da RAIS por sub-empresa

Nas transações de geração dos arquivos para a DIRF e RAIS, foi incluído o controle por sub-empresa, cuja informação será gerada a partir da ficha financeira. Para isto, será necessário criar a opção genérica RUBSUBEMP, no grupo ERGON, que irá armazenar a rubrica auxiliar para o código da sub-empresa da ficha financeira. A folha deverá preencher automaticamente este campo com a subempresa, quando for o caso.

Na tela foi incluido o campo SUB-EMPRESA, onde será informada a sub-empresa cujas informações serão geradas. No caso de não haver controle por sub-empresa, o campo aceitará valor em branco.

Validação no cadastro de atributos

O lançamento de atributos para funcionário teve uma alteração na regra de verificação da validade do atributo : antes, somente o evento pagador era considerado na validação do atributo. A partir de agora, todos os eventos válidos para o vínculo em questão serão utilizados na validação do lançamento do atributo. Assim, se todos os eventos não permitirem o lançamento do atributo, uma mensagem de erro será apresentada. Caso contrário, se pelo menos um dos eventos aceitar o atributo, a transação é efetivada com sucesso.

Para essa funcionalidade, foi criada a mensagem de erro 1571 no sistema Ergon.

Alteracões na transação Rubrica

A transação 'Rubrica' foi alterada. Foram alocados para ela os campos das transações 'Complementos de Rubrica', 'Fatores Folha/Rubrica' e 'Rubricas/Verba', e disponibilizados através de telas em páginas. Sendo assim, foi criado uma página para as informações de rubrica e complementos de rubrica, outra para as informações de fatores folha/rubrica e outra para as informações de rubricas/verba.

Com esta associação, as transações envolvidas (Complementos de Rubrica, Fatores Folha/Rubrica e Rubricas/Verba) foram removidas do menu do sistema Ergon, uma vez que seus dados estarão disponíveis através da transação Rubrica.

Lançamento da quantidade nos registros de frequência

O lançamento de quantidade nos registros de frequência foi alterado. Antes, a quantidade era sempre um valor numérico, independente da unidade que ela representava. Ou seja, num lançamento de horas, por exemplo, para se lançar 3 horas e meia era necessário informar uma quantidade de 3.5 . Agora, o campo QUANTIDADE recebeu uma nova configuração para indicar o seu tipo de valor, de acordo com o código de frequência a que ele se refere. Com isso, para cada código de frequência é possível informar se a quantidade a ele referida é um valor numérico inteiro (INTEIRO), um valor numérico com 2 casas decimais (DECIMAL) ou um valor de hora (HH:MI). Com isso, na transação de Frequências, o usuário poderá informar os valores de quantidade no formato correto seja qual for o tipo de valor. Assim, para lançar 3 horas e meia, agora o usuário deverá lançar 03:30. E o sistema automaticamente converterá este valor para minutos e armazenará no banco de dados.

Para essa implementação tivemos a alteração de duas transações descritas abaixo :

"Códigos de Frequência" :

-----------------------------------------

Esta transação foi alterada para acrescentar dois novos campos responsáveis pelas configurações de valor da quantidade. Os dois campos criados foram :

- Preenchimento do Campo Quantidade : neste campo, o usuário deverá informar obrigatoriamente o tipo de preenchimento do campo quantidade na transação "Frequências". Os possíveis valores para este campo são : OBRIGATORIO (o preenchimento da quantidade é obrigatório), OPCIONAL (o preenchimento da quantidade é opcional) ou PROIBIDO (o preenchimento da quantidade é proibido);

- Formato do Campo Quantidade : neste campo, o usuário deverá informar obrigatoriamente o formato dos valores do campo quantidade na transação "Frequências". Os possíveis valores para este campo são : INTEIRO (valores numéricos inteiros), DECIMAL (valores numéricos com até 2 casas decimais) ou HH:MI (valores de horário no formato HH24:MI).

Frequência

------------------

Esta transação foi alterada da seguinte maneira :

- O campo QUANTIDADE passou a aceitar valores numéricos e valores de horário. Antes, este campo aceitava apenas valores numéricos;

- Foi acrescentado o campo FORMATO QUANTIDADE (campo somente de consulta) para indicar ao usuário qual o tipo de valor a ser usado no preenchimento do campo QUANTIDADE.

Criação da data de início do ingresso

A data de nomeação era obrigatória durante o processo de ingresso de um funcionário. Entretanto, existem situações em que a data de nomeação não existe. Um exemplo disso é a contratação de um servidor através de um contrato temporário de trabalho. Neste caso, a data de nomeação não existirá. Apenas existirá a data de exercício.

Sendo assim, o processo de ingresso de um servidor passou a ter uma data de início, esta sim obrigatória. Com isso, ao ingressar um servidor, a data de início do ingresso receberá o valor da data de nomeação ou da data de exercício, dependendo de qual estiver sendo usada. O preenchimento deste campo é feito automaticamente pela transação "Ingresso". Esta transação não sofreu alteração aparente, apenas foi mudada para que ela faça o preenchimento automático da data de início. Isto, porém, não afeta em nada o modo de utilização da transação.

Obs.: A data de início do ingresso deve, portanto, ser OBRIGATORIAMENTE igual à data de nomeação ou à data de exercício.

Próxima