BLV Usuário Versão 5.01

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.01

Pré requisitos do sistema:

Novas Características/Implementações

Criação da opção de pesquisa ATRIBUTOS e correção do controle cargos/eventos na geração dos eleitos.

Na lista do campo 'Opção para Pesquisa' foi incluido um novo assunto denominado ATRIBUTOS, permitindo a geração de grupos de eleitos com restrição aos atributos.

Outra implementação feita nesta geração foi o controle de cargos/eventos, se o sistema estiver trabalhando por evento; neste controle serão selecionados os eventos cuja natureza principal seja igual a 'PROVIMENTO'.

Inclusão dos campos banco, agência e conta corrente na transação Vínculos

Foram criados os campos banco, agência e conta corrente na tela da transação 'Vínculos', sendo necessário assim rever os padrões de tela.

Com a criação destes campos é possível agora cadastrar o banco/agência/conta corrente por vínculo funcional.

Foi criada a opção do sistema 'Ergon', grupo 'ERGON', opção 'CONTA_CORRENTE' para determinar se o sistema irá trabalhar com o banco/agência/conta do cadastro de dados pessoais ou do cadastro do vínculo. Os valores possíveis para esta opção são : FUNCIONARIO ou VINCULO, e uma vez setada, será a base para todos os processos que se utilizam dos dados banco/agência e conta para crédito do funcionário.

Alteração na tela da transação Cargos

A tela da transação de Cargos sofreu modificação; na pasta de CARGOS, os campos referentes ao histórico do cargo foram movidos para uma outra pasta que foi criada com o título 'Histórico do Cargo'. Para esta nova pasta foram disponibilizados também mais 10 campos adicionais. Também foi alterado o título da pasta 'Campos Adicionais' para 'Informações Adicionais' .

Mudanças de tela nas transações DIRF e RAIS

Na tela das transações DIRF e RAIS, na página de LAYOUT DO ARQUIVO foi criado o campo ANO BASE, que irá determinar o ano a que se refere o layout especificado em registros e campos para geração dos arquivos para a DIRF e RAIS. Desta forma, diferentes layouts de arquivo poderão ser cadastrados e selecionados pelo ano base.

Alteração na lista de valores de cargos

Nas listas de valores de cargos, foi incluida a coluna 'Tab.venc' referente a tabela de vencimento do histórico do cargo na data de início do evento que está sendo registrado.

Além disso, para eventos de natureza principal PROVIMENTO, só são listados os cargos da mesma categoria do servidor.

Alteração na tela da transação Cessões

Foi incluído novo campo na tela da transação Cessões, chamado MUNICÍPIO, que irá determinar o município onde está o servidor cedido externamente. Uma lista de valores foi vinculada a este campo, que não é de preenchimento obrigatório.

Jornada padrão do Cargo

Na transação de "Cargos" (form ERG0034) foi adicionado o bloco "Jornadas por Histórico de Cargo" para o lançamento de um conjunto de jornadas válidas para cada período do histórico do cargo. Portanto, para cada histórico, as jornadas que poderão ser lançadas num evento para um determinado cargo serão restringidas pelo cadastro feito aqui. O campo "É padrão?" determina se a jornada é padrão para o cargo, ou seja, caso a jornada não seja preenchida no lançamento de um evento, automaticamente será cadastrada a jornada padrão. Só poderá existir uma jornada padrão para cada histórico de um cargo.

Devido a esse cadastro de jornadas por histórico de cargo, algumas transações tiveram a sua lista de valores sobre o campo jornada alterada para se basear nessa nova regra em função da validade do histórico do cargo.

As transações alteradas foram:

- Ingresso (form ERG0130)

- Eventos de Funcionário (form ERG0081)

- Eventos de Cargo (form ERG0302)

- Eventos de Mudança de Jornada (form ERG0306)

Para fazer a migração para essa nova característica sem que ocorresse nenhum problema de incompatibilidade com a versão anterior do Ergon, para cada histórico de cargo foram cadastradas todas as jornadas existentes no sistema. Após a migração, o usuário poderá utilizar essa nova característica da forma mais conveniente.

Remoção da opção Registro de Marketing na transação Layout de Arquivos Bancários

A opção "Registro de Marketing" foi removida da tela, pois ela não mais faz parte do padrão da Febraban.

Representante legal do pensionista

Foram acrescentados dois novos campos na transação "Pensionistas". Estes campos estão descritos abaixo :

- "Possui Representante Legal" : neste campo deve ser informado se o pensionista possui ou não um representante legal;

- "Representante Legal" : neste campo deve ser informado o número do pensionista que é o representante legal do pensionista que está sendo cadastrado/alterado. O representante legal de um pensionista deve, obrigatoriamente, ser um outro pensionista do mesmo vínculo.

OBS.:

- Se o campo "Possui Representante Legal" estiver selecionado, o preenchimento do campo "Representante Legal" é obrigatório;

- Se o campo "Possui Representante Legal" não estiver selecionado, o campo "Representante Legal" obrigatoriamente NÃO deve ser preenchido.

Alteração na transação de Ingresso

Na tela da transação de Ingresso, foram incluídos os campos BANCO, AGENCIA e CONTA, com lista de valores associadas a estes novos campos. Estes dados bancários servirão para alimentar os dados correspondentes em Vínculos, no momento da efetivação do ingresso do funcionário.

Novo relatório

Foi criado um novo relatório (Descrição Quântica da Folha) cujo objetivo é apresentar uma descrição de uma determinada folha de pagamentos, de modo a proporcionar uma rápida conferência da folha que foi calculada. Este relatório apresenta-se subdividido em 5 partes, abaixo relacionadas :

1) Quantidades e Valores Extremos por Rubrica

Nesta parte, são apresentadas informações sobre cada uma das rubricas presentes no cálculo da folha de pagamentos em questão. São apresentadas a quantidade de ocorrências, o menor valor negativo, o maior valor negativo, o menor valor positivo e o maior valor positivo para cada uma das rubricas.

2) Funcionários com líquido até ...

Nesta parte, são listados todos os funcionários que tiveram contracheque gerado na folha em questão e que possuem valor líquido igual ou inferior a um valor máximo informado para o relatório.

3) Funcionários com líquido a partir de ...

Nesta parte, são listados todos os funcionários que tiveram contracheque gerado na folha em questão e que possuem valor líquido igual ou superior a um valor mínimo informado para o relatório.

4) Funcionários com líquido incompatível com créditos e débitos

Nesta parte, são listados todos os funcionários que tiveram contracheque gerado na folha em questão e que houve incompatibilidade entre o valor líquido e a diferença entre os créditos e débitos.

5) Quantidades de fichas financeiras por Categoria, Regime, Tipo de Vínculo e Situação

Nesta parte, são listadas as quantidades de contracheques calculados pela folha em questão, separando a contagem por Categoria, Regime Jurídico, Tipo de Vínculo e Situação do Funcionário.







Forma de Migração

A migração deve ser feita através do script fornecido junto ao CD de migração. As informações necessárias para o processo de migração estão no arquivo LEIAME!.TXT na raiz do CD.