BLV Usuário Versão 5.00 (Continuação)
Consistência X Pré-contagem
Existe uma consistência do número de dias do período aquisitivo contra a parametrização de contagem, responsável por verificar se o número de dias do período aquisitivo encontra-se dentro dos limites parametrizados.
Esta consistência passou a ser realizada somente se não existir uma pré-contagem na data de início do período aquisitivo, em caso de inclusão de um novo período; e foi aplicada tanto para Férias quanto para Licença Especial.
Rotina GERA_FITABANCO
A rotina denominada GERA_FITABANCO foi disponibilizada para ser executada através do sistema, dentro do grupo de rotinas FOLHA.
Alteração no menu - Transação "Lotações do Funcionário"
A opção "Lotação do Funcionário" da transação "Exercícios/ Funcionário" foi removida do menu "Provimentos e Lotações" e colocada dentro de um novo menu.
Este novo menu, denominado "Exercícios", foi criado dentro da opção "Histórico Funcional".
Alterações no menu - Transações de consulta de Histórico Funcional
Foi criado um novo menu denominado "Consultas", dentro da opção "Histórico Funcional". Nele foram re-alocadas todas opções de consulta que estavam dentro dos menus Provimentos, Designações, Substituições e Eventos.
Novos relatórios sobre a configuração do histórico funcional
Foi criado o grupo de relatórios 11 - Configuração Histórico Funcional, contendo relatórios sobre as tabelas de configuração do histórico funcional (menu Tabelas). Nele foram também criados e cadastrados 30 relatórios.
Botão de mudança de modo de trabalho das transações
As transações que seguem abaixo passaram a ter dois modos de trabalho distintos, que podem ser acessados através de um botão, presente em cada tela. São elas:
CARGOS, CATEGORIAS, CODIGOS DE FREQUENCIA, FORMAS DE PROVIMENTO, MOTIVO DE PUBLICACAO, TIPO DE VINCULO, ESPECIALIDADE, FINALIDADE DE CONTAGEM, FORMAS DE VACANCIA, HORARIO DE TRABALHO, JORNADAS, REGIMES JURIDICOS, ATIVIDADES, TABELAS DE VENCIMENTO, TIPO DE APOSENTADORIA, TIPO DE ATRIBUTO, TIPO DE BENEFICIO, TIPO DE EVENTO, TIPO DE FREQUENCIA, TIPO DE INCORPORACAO e TURNOS.
O primeiro modo de trabalho (modo padrão) foi denominado Modo de Consulta, onde serão apresentados na tela somente os dados referentes à empresa cujo usuário está conectado. Neste modo não é possível alterar os dados.
O segundo modo de trabalho é o Modo de Cadastro. Nele todos os dados (independentemente da empresa à qual o usuário está conectado) são apresentados na tela, sendo possível também alterá-los.
Transações de Manipulações de Arquivos na Web
As transações de geração e cargas de arquivos foram alteradas para possibilitar a manipulação de arquivos via Web e também em máquinas cujo ambiente operacional seja Unix.
Para isto foi criada a opção ARQUIVO_DIR (grupo WEB, sistema Hades) que é o diretório onde serão gerados / carregados os arquivos pela Web. A geração e leitura dos arquivos será permitida somente neste diretório, não sendo possível selecionar subdiretórios deste.
Nas transações em que é possível entrar com o arquivo, deverá ser digitado somente o nome do arquivo, sem o diretório.
Devido a uma característica da ferramenta, as caixas de diálogos do arquivo gerado ou carregado não irão aparecer quando o sistema for executado pela Web.
Alterações no layout das transações
As transações "Mudança de Cargo","Remoção","Requisição","Substituição/Ausência","Substituições", "Funcionários substitutos" e "Atributos/funcionário" sofreram alterações em seu layout. Em consequência disto, os padrões de tela para estas transações deverão ser revistos.
Número do Processo de Publicação
Foi criado um novo campo para armazenar o Número do Processo de Publicação. Ele está disponível em todas as transações que emitem publicações através do botão de Publicações, e pode ter seu valor formatado de acordo com a necessidade, através de customização no sistema C_ERGON.
Transações com fotos em Unix
As transações do sistema que mostram fotos foram alteradas para serem executadas no ambiente Unix. São elas: a de Dependentes e a de Funcionários.
Mensagens de Contracheque Independentes de Cálculo
Uma nova transação (Mensagens de Contracheque) foi criada com o objetivo de permitir que sejam cadastradas mensagens de contracheque para um determinado vínculo. Estas mensagens possuem um período de vigência que pode ser indefinido (no caso de a data final ser branca) ou definido (no caso de a mensagem possuir uma data final). Além disto, elas possuem uma prioridade que vai definir a ordem de apresentação das mesmas no contracheque do funcionário/pensionista.
Esta transação está dividida em três blocos :
- Funcionário : este é o bloco onde o usuário deverá informar os dados do vínculo ao qual as mensagens estarão relacionadas. Os dados aqui variam de acordo com a configuração do sistema. Assim, se o sistema estiver configurado para trabalhar com Funcionário/Vínculo, o bloco conterá os campos Número do Funcionário e Número do Vínculo. Senão, se o sistema estiver configurado para trabalhar com Matrículas, o bloco conterá o campo Matrícula;
- Pensionista : bloco onde o usuário deverá informar se as mensagens serão dirigidas ao próprio funcionário ou a um de seus pensionistas. Assim, se o campo pensionista possuir valor, significa que o número informado é o número do pensionista (relacionado ao vínculo informado no bloco anterior) que receberá a mensagem. Caso o campo pensionista esteja em branco, significa que a mensagem é dirigida ao próprio funcionário informado no bloco anterior;
- Mensagens : este bloco é onde o usuário poderá cadastrar, alterar e excluir mensagens de contracheques relacionadas ao Vínculo e Pensionista informados nos blocos anteriores.
Foi criada, também, uma outra transação (Mensagens de Contracheque por Grupo de Eleitos) para permitir que sejam geradas mensagens em lote (por grupo de eleitos). Esta transação possui as mesmas informações que da anterior, para a geração das mensagens, mas está dividida em duas fichas, relacionadas abaixo :
1) Ficha Mensagens
Nesta ficha é possível consultar mensagens geradas anteriormente. Para isso, devem ser usados os campos Mensagem, Prioridade, Data Início, Data Término e Grupo de Eleitos (todos do bloco Filtros) a fim de realizar a filtragem dos dados da consulta.
Ao se navegar para o próximo bloco, a consulta será feita com base nos campos do bloco Filtros. Após realizada a consulta, as mensagens serão apresentadas no bloco denominado Mensagens. Neste bloco, não serão permitidas inserções e alterações de mensagens, apenas remoções.
2) Ficha Geração de Mensagens
Nesta ficha é possível gerar uma mesma mensagem para um determinado grupo de eleitos. Para isto, deve ser preenchido os dados da mensagem e escolhido o grupo de eleitos para o qual ela será gerada. Caso o campo Grupo de Eleitos fique com valor branco, a mensagem será gerada para todos os vínculos cadastrados no sistema.
Mensagens no contracheque dependentes do cálculo da folha
Foi implementada uma nova funcionalidade no sistema para permitir que, durante o processamento da folha, sejam geradas mensagens para cada contracheque calculado. Estas mensagens serão apresentadas nos contracheques seguindo uma prioridade definida durante o cálculo da folha.
Além disso, a transação Lista Contracheque recebeu uma nova ficha (denominada "Mensagens") cujo objetivo é apresentar as mensagens geradas durante o cálculo da folha. Estas mensagens não poderão ser alteradas.
Mensagens no relatório de contracheque
O relatório ERG0202P foi alterado no quadro de mensagem do contracheque do servidor, onde serão mostradas as mensagens geradas pela folha de pagamento e mensagens cadastradas pelo sistema online, ordenados pela sua prioridade. O espaço de mensagem irá conter as 6 (seis) mensagens mais prioritárias.
Ordenação de folhas
A ordenação das folhas de pagamento na transação "Lista Pagamentos" agora é feita da folha mais recente para a folha mais antiga.
Obrigatoriedade de cadastro de CPF do dependente.
No momento do cadastro de regras de pensão alimentícia, caso o CPF esteja em branco, será solicitado ao usuário que informe tal CPF na tela do cadastro de dependentes.
Ordenação das regras de pensão
A partir desta versão, a ordenação das regras de pensão agora são feitas das pensões abertas para as fechadas, ou seja, por ordem decrescente da data de término.
Transação para carregar/descarregar fórmulas de cálculo de folha
A tela foi alterada e incluída a opção de carregar fórmulas de cálculo da folha de pagamento da fase 3 ou folha 12.
Remoção do relatório ERG0801R
O relatório ERG0801R foi removido do sistema, assim como as referências à ele em "Padrão de Acesso para Relatórios" e em "Relatórios".
Gera Fita FGTS
A transação foi alterada, e agora permite gerar o FGTS para um grupo de eleitos. Para isto, foi incluído o campo grupo de eleitos na tela, com uma lista de valores associada, que retorna todos os grupos de eleitos existentes no sistema. Caso não seja escolhido um grupo de eleitos, o arquivo será gerado para todos os funcionários.
Ingresso x Referências válidas
A partir desta versão será permitido que se registre qualquer referência válida para o cargo na transação de "Ingresso". Porém, inicialmente o campo será preenchido com a referência inicial.
Quebra de página por Setor (Lotação) no relatório ERG0114R
Foi fixada a quebra de página a cada mudança de setor (Lotação) para o relatório ERG0114R (Previsão de Férias).
Alteração no relatório ERG0507 - Relação de Consignatárias e Espécies por Funcionário.
O relatório ERG0507 (Relação de Consignatárias e Espécies por Funcionário) passará a exibir o campo percentual de comissão, contendo ainda quebras e totalizadores por rubrica e espécie e total geral das rubricas.
Listas de Valores para os Campos UF, Cidade, Bairro nas telas Funcionários, Dependentes e Pensionistas
Para as transações do Módulo Histórico Funcional - Dados Pessoais/Dados Pessoais, Dependentes/Dados Pessoais e Pensões Especiais/Dados Pessoais foi incluída a opção de lista de valores para auxílio aos campos UF (Unidade de Federação), Cidade e Bairro.
Com isto, houve alteração no posicionamento dos campos para a seguinte ordem: UF, Cidade e Bairro.
Ao se clicar na lista de valores do campo UF, serão exibidos todos os estados e seus respectivos nomes cadastrados na tabela de UF do Sistema Hades.
Ao se clicar na lista de valores do campo Cidade, serão exibidas todas as cidades referentes ao estado escolhido no campo anterior, cadastradas na tabela de Municipios do Sistema Hades. Caso não haja o preenchimento prévio do campo UF, serão exibidas todas as cidades cadastradas, sem restrição de UF. Ao escolher-se uma cidade, o campo UF será automaticamente populado com o correspondente da lista de valores de municípios.
Ao se clicar na lista de valores do campo Bairro, serão exibidos todos os bairros correspondentes à cidade e estado escolhido em campos anteriores, cadastrados na tabela de bairros do Sistema Hades. Caso os campos cidade e UF não tenham sido preenchidos previamente, serão exibidos todos os bairros cadastrados, independentes da referência de município e estado.
Na escolha do bairro, os campos Cidade e Estado serão automaticamente populados com o correspondente da lista de valores de bairros.
Haverá a possibilidade de inserção de dados para os campos acima mencionados, sem a utilização da lista de valores, sendo que a validação destes dados contra as tabelas existentes ficará a cargo do cliente.
Devido a alteração de posicionamento/tamanho dos campos dos formulários, será necessária a revisão do padrão de tela desta transações.