BLV Técnico Versão 5.13

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.13

Pré requisitos do sistema:

Versão do Banco Oracle: 9.2.0.8.0 ou superior, parâmetro NLS_CHARACTER_SET = WE8ISO8859P1, parâmetro NLS_SORT = binary.

Sistema Operacional: Windows NT/2000/2003.

Em determinadas patchs do Oracle9i R2, não é possível executar as transações com selects dinâmicos com o Forms10g.

Os usuários ERGON e C_ERGON precisam ter o privilégios: create VIEW e create SYNONYM. No banco de dados Oracle 10g R2 (10.2.0.1.0) por default os usuários que tem o privilégio CONNECT e RESOURCE não possuem esses privilégios. Neste caso conceda o privilégio aos usuários de banco de dados ou então para a role RESOURCE.

Esta versão requer que a package DBMS_LOCK esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON, C_HADES e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_LOCK TO HADES, ERGON, C_HADES, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.

Esta versão também requer GRANT SELECT com WITH GRANT OPTION sobre as views ALL_TAB_COLUMNS e ALL_COL_COMMENTS para os esquemas ERGON, HADES, C_ERGON, C_HADES. Isso é necessário porque existem views do produto que fazem SELECT nessas views e para criar os seus sinônimos em outros esquemas, é necessário que o OWNER conceda o GRANT com WITH GRANT OPTION. Mas se esses mesmos GRANTS não forem concedidos para as views ALL_TAB_COLUMNS e ALL_COL_COMMENTS o seguinte erro ocorrerá ao conceder os GRANTS: ORA-01720: grant option does not exist for 'SYS. ALL_TAB_COLUMNS ' ou ORA-01720: grant option does not exist for 'SYS. ALL_TAB_COLUMNS '.

Para que o Sistema hades não referencie nenhum objeto do sistema Ergon ou C_Ergon, são necessários os seguintes passos:

- Criação da função EP__REG_PUBL no esquema C_HADES.

- Transferir o código da função EP__REG_PUBL do esquema C_ERGON para a C_HADES.EP__REG_PUBL quando necessário

- Alteração dos sinonimos existentes para que apontem para C_HADES.EP__REG_PUBL

- Dropar a função C_ERGON.EP__REG_PUBL

Novas Características/Implementações

Novo campo para descrição do curso

Visão do usuário:

Na transação Formação ERG0097 foi incluído o campo descrição do curso.

Detalhes Técnicos:

Devido a inclusão do novo campo será necessário revisar a edição de tela desta transação.

Novo campo (setor/descrição) no formulário lista Agenda

Visão do usuário:

- Adicionado novo campo Setor/Descrição no formulário Lista Agenda.

Detalhes Técnicos:

- Inclusão de novo campo (Setor/Descrição) no ERG0145.

Módulo Treinamento - Avaliação de Treinandos

Visão do usuário:

- Adicionado Lov no campo nota.

- Adicionado validação para não permitir frequência nula

- Adicionado validação para grupo de notas onde verifica se a nota digitada faz parte do grupo pré-definido em cadastro de notas/conceitos

Detalhes Técnicos:

- Alterado o tamanho do campo NOTA.

- Adicionado Lov no campo nota de acordo com a parametrização do evento/curso.

- Alterado o tamanho do campo nota na tabela INSCRICOES para varchar2(50)

- Adicionado validação no campo frequência para não permitir que seja preenchida como nula

- Adicionado validação no campo nota para parametrização do grupo de notas

Adicionar mais 5 itens de menu customizáveis dentro do menu Treinamento > Eventos

Detalhes Técnicos:

Adicionado mais 5 itens de menu customizáveis em Treinamento > Eventos.

Geração da FITABANCO incluindo os Representantes Legais.

Visão do usuário:

A função GERA_FITABANCO foi alterada para considerar os dados pessoais do representante legal do funcionário, dependente e/ou pensionista pós-morte no mês da folha e que esteja parametrizado para receber crédito.

Os dados pessoais e o NUMREP do representante somente serão determinados se as seguintes opções do Ergon, grupo GERAL, estiverem habilitadas: UTILIZA_REPRE_LEGAL_FUNC = S, UTILIZA_REPRE_LEGAL_DEPEN = S, UTILIZA_REPRE_LEGAL_PENS = S

Se as respectivas opções estiverem habilitadas, a rotina irá verificar se há um período de representação válido no último dia do mês da folha e definido como recebe crédito. Essa parametrização deve ser feita nas seguintes transações: "Funcionários" (form ERG0074),

"Dependentes" (form ERG0068), "Pensionistas" (form ERG0179).

Os seguintes dados serão considerados do representante legal:

O número de identificação do representante legal (NUMREP), nome, CPF, banco, agência, conta bancária e tipo de pagamento.

Detalhes Técnicos:

A package PCK_ERG_REPRES_LEGAL recebeu a adição de funções e procedimentos para consultar e buscar as informações dos representantes legais de funcionários, dependentes e pensionistas pós morte.

Essas rotinas retornam informação do representante legal válido em determinado período, o representante válido em determinado período que recebe crédito pela pessoa (funcionário, dependente e pensionista), busca informações da representação e os dados pessoais de determinado representante.

Solicitação de ferias

Visão do usuário:

Nova transação no menu Histórico Funcional | Férias | Solicitação de Férias para o cadastro de solicitação de férias. Esta transação é semelhante à página de solicitação de férias do portal do Servidor Online.

Detalhes Técnicos:

[erg0417]

Nova transação "Solicitação de Férias". Cadastra registro em WEB_PEDIDOS_FERIAS e utiliza as rotinas de validação do package WEB_PACK.

[WEB_PED_FER_CHAVE_SEQ]

Nova sequence para gerar chave da tabela WEB_PEDIDOS_FERIAS. Substitui a tabela de numeração.

Possibilidade de gerar tipo de arquivos customizados.

Visão do usuário:

A transação "DIRF" (form ERG0072) foi alterada para permitir a geração de outros tipos de arquivos. Até essa versão, essa tela somente permitia a geração dos arquivos padrões: "Arquivo para a DIRF" ou "Arquivo para Informe de Rendimento", engessando o uso a esses dois tipos.

Agora a tela permite a geração de outros tipos de arquivos não atendidos por esses dois tipos padrões, ou seja, cada cliente poderá gerar tipos de arquivos customizados. Para isso o campo "Tipo do Arquivo" foi alterado, disponibilizando uma lista de valores (LOV) com os tipos de arquivos disponíveis para geração. Os tipos padrões, obrigatoriamente, estarão nessa lista. Para outros tipos de arquivos deverão ser cadastrados na tabela geral "ERG_TIPO_ARQ_DIRF" sobre a qual a lista de valores está baseada. O cadastro nessa tabela geral deve seguir as seguintes regras:

1) O campo "Item" deve conter o tipo do arquivo a ser gerado

2) O campo "Descrição" é a descrição do tipo de arquivo

3) O campo "Item adicional 1" deve conter apenas um dos valores: "DIRF" ou "RENDIMENTOS". A falta deles ou algum valor diferente produzirá erro na geração do arquivo.

Detalhes Técnicos:

A transação "DIRF" (form ERG0072) foi alterada para permitir a geração de outros tipos de arquivos. Até essa versão, essa tela somente permitia a geração dos arquivos padrões: "Arquivo para a DIRF" ou "Arquivo para Informe de Rendimento", engessando o uso a esses dois tipos.

Agora a tela permite a geração de outros tipos de arquivos não atendidos por esses dois tipos padrões, ou seja, cada cliente poderá gerar tipos de arquivos customizados. Para isso o campo "Tipo do Arquivo" foi alterado, disponibilizando uma lista de valores (LOV) com os tipos de arquivos disponíveis para geração.

Internamento, esse campo se chama TIPO_ARQUIVO_DESC e o campo visível anteriormente é o campo TIPO_ARQUIVO que conterá os valores DIRF ou RENDIMENTOS. Na trigger do botão GERA_ARQUIVO, a alteração mais importante foi setar a flag PACK_DIRF.SET_TIPO_ARQ com o tipo de arquivo criado pelo cliente. Se for um dos tipos padrões, essa flag será setada com o valor NULO. Quanto à geração, se o arquivo será para DIRF ou IR é determinado pelos valores do campo TIPO_ARQUIVO. Todos esses campos pertencem ao bloco "CONTROLE".

Observação: Para gerar um tipo de arquivo customizado, além do descrito acima, o cliente deverá modificar as views usadas para gerar os arquivos padrões, prevendo a geração desse novo tipo de arquivo. Para isso deve ser feito o uso da flag PACK_DIRF.GET_TIPO_ARQ que retorna o valor setado pela flag PACK_DIRF.SET_TIPO_ARQ. Clientes que não farão uso desse recurso nada precisarão modificar.

Para ilustrar, veja esse exemplo: se for necessário gerar um arquivo de informe de rendimentos específico para aposentados. Na tabela geral deve ser cadastrado no campo "Item": Arquivo para IR Aposentados. Não se esquecendo de cadastrar no "Item adicional 1" o valor RENDIMENTOS. Na view DIRF_VW_REG_9, devem ser feitas alterações específicas para esse tipo de arquivo utilizando a PACK_DIRF.GET_TIPO_ARQ.

Novas tabelas para a parametrização do tipo de processo

Visão do usuário:

Foram criadas as novas tabelas, packages e triggers.

Como parte fundamental desta tarefa para que as mudanças mantenham a compatibilidade do módulo com versão anterior, foram gerados os seguintes scripts de migração:

- prom_acao.mig:

1)Migra a antiga tabela geral PROM_FASES para a nova tabela PROM_FASE

2)Migra as combinações possíveis entre fases e tipos de processos já cadastrados no cliente na tabela PROM_TIPOPROC_FASE

3)Migra as ações "hardcoded" que eram executadas por botões na antiga tela de Processo de Avaliação de Desempenho (form ERG0342) para a tabela PROM_ACAO

4)Migra as combinações possíveis entre fases, ações e tipos de processos já cadastrados no cliente na tabela PROM_ACAO_FASE_TIPOPROC

- prom_tipproc_campos_proc.mig: Migra todos os campos passíveis de parametrização para serem apresentados (dinamicamente) ou não na tela de Processo de Avaliação de Desempenho (form ERG0342) na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_PROC. Essa parametrização é por tipo de processo, portanto, para manter a compatibilidade, todos os campos parametrizáveis foram migrados para todos os tipos de processo já cadastrados no cliente.

- prom_tipproc_campos_serv.mig: Migra todos os campos passíveis de parametrização para serem apresentados (dinamicamente) ou não na tela de Servidores Avaliados (form ERG0343) na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_SERV. Essa parametrização é por tipo de processo, portanto, para manter a compatibilidade, todos os campos parametrizáveis foram migrados para todos os tipos de processo já cadastrados no cliente.

Detalhes Técnicos:

Foram criadas novas tabelas para aumentar a flexibilidade na parametrização do módulo "Avaliação".

Para implementar essa flexibilidade, foi necessário a criação da seguintes tabelas:

PROM_ACAO: para conter o cadastro das ações que serão associadas a um tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.).

Para essa tabela também foram criados os objetos: PCK_PROM_ACAO, T_A_IUD_PROM_ACAO, T_BS_IUD_PROM_ACAO e T_B_IUD_PROM_ACAO.

PROM_FASE: para conter o cadastro das fases associadas a um tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.).

Para essa tabela também foram criados os objetos: PCK_PROM_FASE, T_A_IUD_PROM_FASE, T_BS_IUD_PROM_FASE e T_B_IUD_PROM_FASE.

PROM_ACAO_FASE_TIPOPROC: para conter associações válidas das fases, das ações com um tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.).

Para essa tabela também foram criados os objetos: PCK_PROM_ACAO_FASE_TIPOPROC, T_A_IUD_PROM_ACAO_FASE_TIPOPRO, T_BS_IUD_PROM_ACAO_FASE_TIPOPR, T_B_IUD_PROM_ACAO_FASE_TIPOPRO.

PROM_TIPOPROC_FASE: para conter a associação das fases com um tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.).

Para essa tabela também foram criados os objetos: PCK_PROM_TIPOPROC_FASE, T_A_IUD_PROM_TIPOPROC_FASE, T_BS_IUD_PROM_TIPOPROC_FASE, T_B_IUD_PROM_TIPOPROC_FASE.

PROM_TIPPROC_CAMPOS_PROC: para conter os campos disponíveis por tipo de processo que serão apresentados na tela de processo (de promoção, avaliação e etc.).

Para essa tabela também foram criados os objetos: PCK_PROM_TIPPROC_CAMPOS_PROC, T_A_IUD_PROM_TIPPROC_CAMPOS_PR, T_BS_IUD_PROM_TIPPROC_CAMPOS_P, T_B_IUD_PROM_TIPPROC_CAMPOS_PR

No package foi implementado validação que somente permite o cadastro de campos apresentados na view PROM_CAMPOS_PROC_VW.

A view PROM_CAMPOS_PROC_VW foi criada para listar as colunas da tabela PROM_PROCESSO que estão disponíveis na tela "Processo de Avaliação de Desempenho" (form ERG0342) e passíveis de parametrização. Essa parametrização consiste em definir pela tela "Tipo de Processo de Avaliação" (form ERG0383) os campos que serão apresentados na tela de "Processo de Avaliação de Desempenho" por tipo de processo. Essa parametrização é registrada na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_PROC.

PROM_TIPPROC_CAMPOS_SERV: para conter os campos disponíveis por tipo de processo (de promoção, avaliação e etc.) que serão apresentados na tela de servidores avaliados.

Para essa tabela também foram criados os objetos: PCK_PROM_TIPPROC_CAMPOS_SERV, T_A_IUD_PROM_TIPPROC_CAMPOS_SE, T_BS_IUD_PROM_TIPPROC_CAMPOS_S, T_B_IUD_PROM_TIPPROC_CAMPOS_SE.

No package foi implemento validação que somente permite o cadastro de campos apresentados na view PROM_CAMPOS_SERV_VW.

A view PROM_CAMPOS_SERV_VW foi criada para listar as colunas da tabela PROM_SERVIDORES que estão disponíveis na tela "Servidores Avaliados" (form ERG0343) e passíveis de parametrização. Essa parametrização consiste em definir pela tela "Tipo de Processo de Avaliação" (form ERG0383) os campos que serão apresentados na tela de "Processo de Avaliação de Desempenho" por tipo de processo. Essa parametrização é registrada na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_SERV.

Como parte fundamental desta tarefa para que as mudanças mantenham a compatibilidade do módulo com versão anterior, foram gerados os seguintes scripts de migração:

- prom_acao.mig:

1)Migra a antiga tabela geral PROM_FASES para a nova tabela PROM_FASE

2)Migra as combinações possíveis entre fases e tipos de processos já cadastrados no cliente na tabela PROM_TIPOPROC_FASE

3)Migra as ações "hardcoded" que eram executadas por botões na antiga tela de Processo de Avaliação de Desempenho (form ERG0342) para a tabela PROM_ACAO

4)Migra as combinações possíveis entre fases, ações e tipos de processos já cadastrados no cliente na tabela PROM_ACAO_FASE_TIPOPROC

- prom_tipproc_campos_proc.mig: Migra todos os campos passíveis de parametrização para serem apresentados (dinamicamente) ou não na tela de Processo de Avaliação de Desempenho (form ERG0342) na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_PROC. Essa parametrização é por tipo de processo, portanto, para manter a compatibilidade, todos os campos parametrizáveis foram migrados para todos os tipos de processo já cadastrados no cliente.

- prom_tipproc_campos_serv.mig: Migra todos os campos passíveis de parametrização para serem apresentados (dinamicamente) ou não na tela de Servidores Avaliados (form ERG0343) na tabela PROM_TIPPROC_CAMPOS_SERV. Essa parametrização é por tipo de processo, portanto, para manter a compatibilidade, todos os campos parametrizáveis foram migrados para todos os tipos de processo já cadastrados no cliente.

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