BLV Técnico Versão 5.07 (Continuação)

Módulo de Avaliação de Desempenho

Visão do usuário:

Conceitos sobre o módulo de Avaliação de Desempenho:

- Processo de Avaliação:

É um processo que pode envolver parte ou todos os funcionários a serem avaliados. Tudo aqui funciona por processo. A cada novo processo, definem-se os servidores participantes, os motivos de impedimento, os itens a serem avaliados, os parâmetros do cargo.

Os processos de avaliação podem ser de 2 tipos: mérito ou tempo. Não há grande distinção entre os tipos, pois ambos contém itens que serão avaliados. A diferença é que normalmente os processos de mérito incluem itens onde a pontuação é informada pelo usuário, ao passo que os processos de Tempo normalmente só tem itens baseados na contagem de tempo.

Em geral, um órgão tem pelo menos um processo de avaliação por ano, mas o módulo de avaliação foi concebido para que se possa criar N processos durante o ano, podendo avaliar de forma diferente os diferentes tipos de servidores.

- Servidores:

A cada processo, um grupo de servidores (podendo ser todos os servidores da instituição) é selecionado. Inicialmente eles são copiados para uma tabela específica do sistema (PROM_SERVIDORES). No momento da cópia, são copiados os dados de cargo, tabela de vencimentos e referência.

- Motivos de Dispensa (Impedimentos/Exclusões):

Podem-se definir alguns motivos de Dispensa/Impedimento/Exclusão de servidores. Por exemplo, na prefeitura de SP não podem concorrer à avaliação por mérito quem não tem pelo menos 2 anos de serviço na prefeitura.

Para cada motivo, deve-se criar uma Stored Procedure que percorra a tabela PROM_SERVIDORES e anote nos campos motivo / tipo porque o servidor foi excluído/dispensado ou impedido de participar da avaliação.

- Fatores:

Os fatores são os itens que serão avaliados. Fatores típicos são:

· em avaliações por mérito: assiduidade, pontualidade, competência, etc..

· em avaliações por tempo: tempo na instituição, tempo no cargo, etc..

Os fatores podem ser "calculados" pelo sistema ou não. Os fatores calculados se dividem em 2 tipos:

· fatores cujo cálculo está diretamente associado a uma finalidade de contagem

· fatores cujo cálculo é totalmente definido na implantação, usando uma Stored Procedure qualquer.

Cada fator está associado a um nº de pontos (no caso de contagem, pode-se definir 1 ponto para cada ano de serviço por exemplo), ou a um intervalo de pontos (no caso de pontos digitados, pode-se determinar o mínimo e o máximo)

- Questionários:

A cada avaliação, define-se o questionário que vai ser usado para totalizar os pontos do servidor. Na definição, informa-se o fator que será avaliado e a ponderação. Os questionários podem ter "grupos" de fatores, para maior clareza na hora de digitar os dados. Após definir os questionários, o sistema "gera" para todos os servidores que não estão impedidos de participar, 2 fichas de avaliação (uma de auto-avaliação e outra de avaliação pelo chefe), para preenchimento dos pontos "digitados".

- Fichas de respostas:

As fichas contém os valores digitados e também os dados calculados para cada servidor, mostrando a composição da pontuação final do mesmo. A pontuação (como é hoje) é uma soma simples do total de pontos da ficha. A idéia é trabalhar na definição dos fatores e dos questionários de forma que a somatória deles possa ser a pontuação final do servidor.

A entrada de dados nas fichas pode ser feita através de disquete ou formulário WEB também (a ser desenvolvido).

OBS: A entrada de dados nas fichas é feita somente para os processos de avaliação que estejam na fase "Avaliação". Esse controle é implementado no form.

- Parâmetros de Cargos:

O módulo contempla a parametrização cargo a cargo, permitindo diferentes questionários dentro de uma mesma avaliação. É aqui onde se define o total de pontos mínimo necessário para a promoção.

- Critérios de desempate:

O módulo prevê uma metodologia para desempate, baseado em campos quaisquer do cadastro de servidores ou vínculos. Isso é utilizado no momento da classificação dos servidores, quando houver 2 ou mais que tenham o mesmo número de pontos. Permite-se até 5 critérios, sendo usado primeiro o nº 1, caso ainda haja empate o nº 2, e assim por diante até o 5.

- Processamento dos resultados:

Após todas as parametrizações definidas, podemos entender melhor as fases do processo de avaliação. Na verdade as fases não precisam obedecer a essa ordem pré-definida, contanto que os pré-requisitos de cada fase seja atendido. Por exemplo, o cálculo de desempate está antes da soma dos pontos, mas pode ser feito depois, pois é independente. Essa ordem é ilustrativa em alguns casos

- Fases do processo de avaliação:

Fase1

Inicia e copia os servidores selecionados no grupo de eleitos para a tabela PROM_SERVIDORES, copiando também o cargo e a tabela de vencimentos com a referência.

Pré-requisito: nenhum

Fase 2:

Verifica impedimentos, percorrendo a tabela "Motivos de Dispensa" e executando cada uma das stored procedures cadastradas. Após essa fase, alguns servidores estarão "marcados" e não poderão participar da avaliação. Existe um relatório que lista os servidores que não participaram, indicando o motivo.

Pré-requisito: a tabela PROM_SERVIDORES deve estar populada

Gera os questionários para os servidores não "marcados", ou seja, cria a ficha de respostas em branco para ser preenchida via WEB, Forms ou importada em disquete.

Pré-requisito: a tabela PROM_SERVIDORES deve estar populada e os "impedidos" devem estar marcados.

Fase 3:

Calcula Desempate: Simplesmente percorre a tabela de servidores e carimba os campos DESEMPATE1,...DESEMPATE5 com os valores cadastrados para cada servidor nas tabelas FUNCIONARIOS ou VINCULOS.

Pré-requisito: a tabela PROM_SERVIDORES deve estar populada.

Calcula Pontos para Fatores com Regra de Score: Percorre os fatores "calculados" onde o campo "Regras Score" esteja preenchido, e executa a Stored Procedure cujo nome está no campo "Regras Score", informando os parâmetros: nº do Fator e nº do processo de Avaliação.

Pré-requisito: os questionários devem ter sido previamente gerados.

Fase 4:

Calcula Pontos Contagem: Percorre os fatores "calculados" onde o campo "Finalidade" esteja preenchido, e atribui 1 ponto para cada ano (dias/365). É uma stored procedure que pode ser alterada: PROM_CALCULA_PONTOS_CONTAGEM

Pré-requisito: os questionários devem ter sido previamente gerados.

Fase 5:

Soma total Pontos: Soma os pontos das fichas de respostas (positivos ou negativos, das duas fichas - chefe e auto, se estiverem preenchidas) e coloca o total no campo TOTAL_PONTOS da tabela PROM_SERVIDORES

Pré-requisito: os questionários devem ter sido previamente gerados e todos os pontos digitados e/ou calculados.

Fase 6:

Processa Avaliação: Executa a procedure PROM_EP_PROCESSA_AVALIACAO, que hoje percorre os servidores em ordem de pontos, para cada tabela de vencimentos/referência, e vai promovendo todo mundo que atingiu a quantidade de pontos mínima (definida no cargo), até atingir o limite definido. Aqueles que obtiveram a pontuação, porém não foram promovidos por exceder o limite, são "marcados" de acordo com o motivo parametrizado. Também não são promovidos aqueles que atingiram a última referência do cargo ou da tabela de vencimentos. Para os promovidos, preenche a nova referência na tabela PROM_SERVIDORES.

Ao final do processamento, a procedure altera a fase do Processo de Avaliação para "Apuração Final"

Pré-requisitos: o total de pontos e os campos de desempate da tabela PROM_SERVIDORES devem estar preenchidos.

Fase "6.5"

Entre o processamento e a homologação é possível simular o impacto na folha de pagamento, criando uma folha simulada que obtém o valor base dos vencimentos olhando para a tabela PROM_SERVIDORES e não para o provimento efetivo do funcionário. Isso é feito através de uma fórmula de cálculo simples.

Pré-requisito: a avaliação deve ter sido processada e os campos de referência nova preenchidos. A situação da avaliação deve estar "Apuração Final"

Fase 7: Gera Provimento

Cria um registro de provimento na nova referência para os servidores promovidos, com a data e a forma de provimento especificados.

Pré-requisito: a avaliação deve ter sido processada e os campos de referência nova preenchidos.

Detalhes Técnicos:

Foram criados os forms ERG0342, ERG0343, ERG0344, ERG0345, ERG0346, ERG0347, ERG0348, ERG0349.

Data de Expedição do Documento de RG e Orgão Emissor do Documento Militar

Visão do usuário:

Foi adicionado o campo de data de expedição do RG nas seguintes transações: Funcionários, Histórico de Funcionários, Dependentes, Histórico de Dependentes, Pensionistas, Histórico de Pensionistas e Representantes Legais. Caso prefira, este novo campo poderá ser ocultado através do recurso de edição de telas.

Foi adicionado o campo de órgão emissor do documento militar na transaçao Funcionários.

Detalhes Técnicos:

A coluna EXPEDRG foi adicionada nas seguintes tabelas: FUNCIONARIOS, ERG_HIST_FUNC, DEPENDENTES, ERG_HIST_DEP, PENSIONISTAS, ERG_HIST_PENS, ERG_REPRES_LEGAL.

A coluna ORGAOMILI foi adicionada na tabela FUNCIONARIOS.

Os forms das respectivas tabelas foram alterados para tratar os novos campos.

As triggers foram alteradas para tratar os novos campos.

Rubricas com 4 dígitos - alterar forms e reports para suportar até 4 dígitos

Visão do usuário:

Forms e Reports atualizados para suportarem nova precisão de 4 dígitos para número da rubrica.

Detalhes Técnicos:

[Forms atualizados]

erg0040, erg0046, erg0047, erg0051, erg0053, erg0054, erg0077, erg0080, erg0088, erg0092, erg0098, erg0153, erg0159, erg0162, erg0163, erg0164, erg0165, erg0166, erg0209, erg0210, erg0211, erg0230, erg0284, erg0285, erg0291, erg0295, erg0296, erg0297, erg0298, erg0299, erg0310, erg0311, erg0312, erg0316, erg0317, erg0318, erg0319,

[Reports atualizados}

erg0201r, erg0202p, erg0204o, erg401r, erg402r, erg403r, erg0501r, erg0502r, erg0505r. erg0507r, erg0508r, erg0509r, erg0511r, erg0514r, erg0509r, erg0511r, erg0514r, erg0515r, erg0516r, erg0531r, erg1122p, erg1201r, repfich2, repficha

Anterior Próxima