BLV Técnico Versão 5.061
Boletim de Liberação de Versão
SISTEMA ERGON
Versão: 5.061
Pré requisitos do sistema:
Versão do Banco Oracle: 8.1.7 ou superior, parâmetro NLS_CHARACTER_SET = WE8ISO8859P1, parâmetro NLS_SORT = binary.
Sistema Operacional: Windows NT/2000.
Esta versão requer que a package DBMS_ALERT esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_ALERT TO HADES, ERGON, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.
Nas máquinas com NT o usuário do sistema operacional deve ter permissão de acesso (FULL ACCESS) às chaves do registry definidas para execução dos FORMS.
Avisos importantes para a parte técnica :
1) Antes de fazer a instalação do ERGON, deve-se fazer um backup de todas as functions, procedures, package specifications, package bodies e views do usuário customizado C_ERGON. Ao final da migração, deve-se fazer uma comparação do que existia no cliente com a nova estrutura do usuário customizado. As customizações que já haviam sido realizadas devem ser reaplicadas na nova estrutura.
2) Ainda em relação ao ambiente do C_ERGON, a codificação dos entry-points das transações do ERGON estão nas packages PCK_AFTER_CERGON e PCK_BEFORE_CERGON. Essas packages podem conter códigos de customizações específicas criados pelo próprio cliente. Por este motivo é importantíssimo que o procedimento descrito a seguir seja realizado. Em primeiro lugar, esses arquivos precisam ser copiados do CD de instalação do Ergon, onde poderão ser encontrados na pasta denominada "c_ergon". São quatro arquivos que possuem os seguintes nomes: PCK_AFTER_CERGON.PKS, PCK_BEFORE_CERGON.PKS (as especificações das packages) e PCK_AFTER_CERGON.PKB, PCK_BEFORE_CERGON.PKB (o corpo das packages). Após a cópia, estes arquivos deverão ser comparados com os mesmos objetos que estão aplicados no banco e através de um simples COPY/PASTE o cliente deverá adicionar nas packages que estão no seu ambiente os novos entry-points de transação que foram criados. É necessário alterar todos os quatro objetos, ou seja, duas packages specification e duas packages bodies.
Para aqueles clientes que utilizam a emissão de atos, o sistema utiliza-se de macros para a criação desses. Neste caso, para que o Microsoft Word funcione, o nível de segurança para macros não pode estar setado no máximo, pois isto desabilita a execução de macros dentro do editor, impossibilitando assim a emissão dos atos.
Quando da instalação completa do sistema ou quando da migração de versão, sugerimos que todos os segmentos de rollback sejam colocados offline e que apenas um segmento de rollback fique online. Este segmento deverá ser o maior segmento de rollback do banco de dados. Opcionalmente pode-se criar um segmento de rollback muito grande em uma nova tablespace e remover esta tablespace (e seu arquivo físico) após a instalação/migração. Outro aspecto a ser considerado é que o tal segmento para a instalação/migração não pode estar com o OPTIMAL setado porque isto poderá acarretar no erro ORA-01555 : snapshot too old.Sugerimos também que o parâmetro OPEN_CURSORS seja alterado para, pelo menos, 2500 quando da migração, e que o parâmetro SHARED_POOL_SIZE seja revisto, pois os sistemas Archon se utilizam de program units por vezes bastante grandes. Um valor sugerido seria algo em torno de 200Mb.
O parâmetro JOB_QUEUE_PROCESSES, cujo valor default é ZERO, deve ser setado para algum valor diferente de ZERO, entre 1 e 36.
Antes de iniciar a migração do sistema, é necessário que o DBA execute o script ERGON.TBS que se encontra na raiz do CD.
Sugerimos que sejam ajustadas as seguintes variáveis de ambientes/registry: NLS_NUMERIC_CHARACTERS=",.", NLS_SORT="BINARY" e NLS_DATE_FORMAT="DD/MM/YYYY"
A versão do Developer a ser utilizada deve o Forms 6.0.8.18.3 / Reports 6.0.8.18.0 (patch 9 de correção da Oracle) ou superior.
Para ambientes distribuídos com acesso Client&Server, sugerimos que os forms, os reports, os atos e quaisquer outros recursos que devem estar disponíveis para o usuário através da rede fiquem em máquinas com o mesmo nome (exemplo : ARCHON) para diferentes sub-redes. Desta forma, opções como diretório de help, documentos, entre outros, ficarão facilmente acessíveis para cada sub-ponto da rede, sem acarretar problemas para o administrador de rede, que deve apenas se preocupar com a atualização dos arquivos que devem ser distribuídos.
Novas Características/Implementações
Substituto deve estar registrado com substituto eventual
Visão do usuário:
[Evento de substituição]
Agora é possível exigir o cadastro do funcionário como substituto eventual de cargo/função em dado setor no momento do cadastro do evento de substituição.
É necessário alterar a opção genérica do sistema Ergon, grupo ERGON, opção EXIGE SUBSTEV para 'S'.
Detalhes Técnicos:
[PCK_EVENTO_FUNC]
Incluída verificação de cadastro de substitutos eventuais para lançamento de evento de substituição em MAIN_POS.
Máquina de cálculo foi alterada para suportar até 9999 rubricas
Visão do usuário:
Máquina de cálculo agora suporta até 9999 rubricas. A sua utilização ainda depende de implementações que ainda serão liberadas futuramente a partir da versão 5.07.
Detalhes Técnicos:
.
Mais campos flexíveis na transação Capacitações
Visão do usuário:
Foram criados mais cinco campos flexíveis "mono-registro", numerados de 6 a 10
Detalhes Técnicos:
Foram criados cinco campos flexíveis, numerados de 6 a 10, na tabela capacitações.
Transação Referência Salarial - ERG0257
Visão do usuário:
Novas funcionalidades no botão Cria Nova Tabela.
Ao clicar no botão Criar Nova Tabela será aberta uma janela com os campos :
Início, Tipo Cálculo, Observação e os campos Percentuais.
O único campo obrigatório é a data de início. Caso o Tipo de Cálculo não seja preenchido será criada uma nova tabela para o mesmo tipo de cálculo selecionado no bloco de consulta.
O valor inicial dos campos percentual é zero. Com valor zero a tabela é copiada sem receber nenhuma alteração nos valores.
O campo Observação não é copiado da tabela anterior. Para gerar alguma informação no campo observação será necessário informar.
Uma vez criada as referências salariais é possível alterar seus valores manualmente.
Criação de parâmetro no relatório Totais Por Rubrica - ERG0505R
Visão do usuário:
Foi criado um novo parâmetro no relatório P_CONSOL.
O usuário poderá escolher se deseja exibir entre folhas consolidadas ou não consolidadas no relatório.
Lançamento Manual - ERG0311 e Lançamento Manual Pensionistas - ERG0312
Visão do usuário:
Foi criada uma lista de valores p/ o campo TIPO.
Foi criado um item na tabela geral para cadastrar os tipos de movimento o item ERG_TIPO_MOV_LANC_MA.
Transação Remoção - ERG0201
Visão do usuário:
A transação passa a exibir um alerta para o usuário caso já exista um provimento cadastrado na data da remoção. Caso o usuário confirme a operação, o registro já existente de provimento será sobrescrito com as novas informações da remoção. Caso o usuário não confirme a operação, o sistema cancelará o procedimento.
Detalhes Técnicos:
O form ERG0201 foi alterado para exibir o novo alerta.
Criação na função CERG_FORMAPROV_PENS em C_ERGON
Detalhes Técnicos:
Esta função será chamada na PCK_VÍNCULOS para permitir customizar a forma de provimento / espécie do evento para ser usado no momento da inclusão do provimento quando for cadastrada uma vacância que gera provimento.
A forma de provimento padrão será a definida na opção genérica no sistema Ergon no grupo ERGON no item FORMAPROVPENS.
Transação Lista Pagamentos - ERG0004
Visão do usuário:
Foi incluído o campo numpens no bloco de detalhe.
Fundamentos Legais no Cadastro de Tipos de Aposentadoria
Visão do usuário:
Foi criada no sistema Ergon uma nova tabela geral denominada ERG_FUNDTOS_LEGAIS. O objetivo desta tabela geral é permitir a parametrização dos tipos de fundamentos legais permitidos dentro do sistema para o cadastro de Tipos de Aposentadoria.
Assim, na transação "Tipos de Aposentadoria", o campo fundamento, que era uma lista com valores fixos, passou a ser um campo de texto com uma lista de valores baseada na tabela geral ERG_FUNDTOS_LEGAIS.
Campos que serão incluídos sempre na auditoria Ergon
Visão do usuário:
Na auditoria Ergon de algumas tabelas, determinados campos sempre serão listados na auditoria. Isso facilitará a identificação de registros.
Foram íncluídos os seguintes campos:
tabela: ERG_INGRESSO campos: CARGO,DTINI
tabela: ERG_ENDERECOS campos: TIPOENDER
tabela: EVENTO_FUNC campos: DTINI,TIPOEVENTO
tabela: FITABANCO campos: MES_ANO,NUMERO
tabela: INSCRITOS campos: CHAVE_VAGA,IDENTIFICACAO
tabela: MOVIMENTOS campos: MES_ANO_DIREITO,RUBRICA,COMPLEMENTO
tabela: MOVIMENTOS_PE campos: MES_ANO_DIREITO,RUBRICA,COMPLEMENTO
tabela: MOV_RETR campos: MES_ANO_FOLHA,NUM_FOLHA,MES_ANO_DIREITO,RUBRICA,COMPLEMENTO
tabela: MOV_RETR_PE campos: MES_ANO_FOLHA,NUM_FOLHA,MES_ANO_DIREITO,RUBRICA,COMPLEMENTO
tabela: PRE_CONTA campos: FINALIDADE,COMPLEMENTO
tabela: SUBST_LIVRES campos: CARGO,DATAINI
tabela: VANTAGENS campos: VANTAGEM,DTINI
tabela: WEB_SOLICITACOES campos: DATA
tabela: WEB_PEDIDOS_FERIAS campos: DTSOL
Ocupação de Vaga Cargo - ERG1069
Visão do usuário:
O campo DATA DE PESQUISA foi substituído pelos campos DTINI e DTFIM.
A pesquisa está sendo realizada utilizando os campos DTINI e DTFIM.
Transação Parcelamento de Créditos - Permite reprocessar o parcelamento de créditos.
Visão do usuário:
Foi adicionado à transação Parcelamento de Créditos um botão para apagar os lançamentos de crédito da fita selecionada.
Mas só será permitido apagar os lançamentos da fita se todas as folhas desta fita ainda não tiverem sido creditadas.
Com isto será possível reprocessar o parcelamento de créditos.
Detalhes Técnicos:
O form ERG0175 foi alterado para contemplar as alterações.