BLV Técnico Versão 5.05

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.05

Pré requisitos do sistema:

Novas Características/Implementações

Novas características da contagem individual de tempo

Visão do usuário:

A partir desta versão do sistema Ergon passam a existir duas formas de contagem de tempo :

Contagem por Vínculo :

Este é o tipo de contagem padrão do sistema Ergon e que vem das versões anteriores. Neste tipo de contagem o usuário escolhe um período para contagem (Data Inicial e Data Final) e um determinado vínculo. Ao término da contagem os resultados serão armazenados no vínculo selecionado pelo usuário.

Contagem em Linha :

Este novo tipo de contagem implementado nesta versão transforma os vários vínculos de um funcionário em uma linha funcional, identificando a precedência entre vínculos concomitantes em relação à contagem de tempo. Para identificar essa precedência, existe a transação "Vínculo que Conta", onde é possível informar, entre dois ou mais vínculos concomitantes, qual deverá ser levando em consideração na contagem de tempo. Ao término da contagem, os resultados serão armazenados no vínculo raiz do vínculo selecionado pelo usuário. O vínculo raiz é o mais antigo da linha funcional da qual o vínculo selecionado pelo usuário faz parte.

Obs.:

Utilize a transação "Opções Genéricas" para parametrizar o sistema Ergon para contagem por vínculo ou contagem em linha. A opção a ser parametrizada é ContaEmLinha (sistema Ergon, grupo CONTAGEM).

Além disso, a transação "Contagem Individual de Tempo" foi alterada para que pudesse apresentar as novas informações geradas pela contagem. A partir de agora, além das informações de Direitos (listadas na ficha "Direitos") são listadas também informações gerais da contagem na ficha "Informações da Contagem". É importante lembrar que as informações de contagem são atreladas aos registros de direito, ou seja, para consultar as informações de contagem é necessário antes selecionar o registro de direito que se deseja consultar as informações. Assim, as informações da ficha "Informações da Contagem" dependem do registro selecionado na ficha "Direitos".

Com relação à execução da contagem, de acordo com o tipo de contagem parametrizado para o sistema Ergon (por vínculo ou em linha), algumas informações são mostradas ou suprimidas da tela. Por exemplo, para contagem em linha, a data inicial para contagem não é mostrada. Porém, nesta situação é apresentado o vínculo raiz do vínculo selecionado. Este vínculo raiz é aquele onde serão armazenadas as informações da contagem.

Detalhes Técnicos:

Para a implementação destas novas funcionalidades, foi criada uma package chamada PACK_CONTAGEM (usuário ERGON do banco de dados). Esta package tem por objetivo proporcionar funções utéis para o processo de contagem de tempo.

Inicialmente, a package contém apenas a rotina BUSCA_VINCULO_RAIZ. O objetivo desta rotina é buscar o vínculo raiz de um vínculo informado por parâmetro. Porém, esta rotina só deve ser utilizada se o sistema estiver trabalhando com Contagem em Linha.

Entry-points para geração automática de períodos aquisitivos e atributos

Detalhes Técnicos:

Foram disponibilizados três novos entry-points para a geração automática de períodos aquisitivos e atributos da transação "Contagem Parcial" (form ERG0056). Abaixo seguem as descrições dos entry-points :

- EP__GERA_PERAQFER : Entry-point utilizado pelo botão "Gerar Períodos de Férias" do form ERG0056 para substituir o código original do Ergon (de lançamentos de períodos aquisitivos de férias) por uma rotina customizada.

- EP__GERA_PERAQLICESP : Entry-point utilizado pelo botão "Gerar Períodos de Licença Especial" do form ERG0056 para substituir o código original do Ergon (de lançamentos de licença especial) por uma rotina customizada.

- EP__GERA_VANTAGEM : Entry-point utilizado pelo botão "Gerar Atributos" do form ERG0056 para substituir o código original do Ergon (de lançamentos de atributos) por uma rotina customizada.

Obs.:

Estes entry-points são exclusivos em relação ao código original do Ergon, ou seja, não podem executar simultaneamente. Assim, ao codificar quaisquer das três funções acima, estas deverão OBRIGATORIAMENTE retornar o valor FALSE, de modo a que o código original do Ergon seja suprimido. Caso contrário, a execução simultânea das duas rotinas (customizada e original) poderá gerar erros de duplicidade de informações ou mesmo de sobreposição de informações.

Vínculo que conta - Nova tabela

Visão do usuário:

Criada nova tabela para implementar a funcionalidade "Vínculo que conta": VINCULO_QUE_CONTA.

Detalhes Técnicos:

[VINCULO_QUE_CONTA]

Nova tabela criada.

[PCK_VINCULO_QUE_CONTA]

Novo package para as validações das operações na tabela VINCULO_QUE_CONTA.

[AUDIT_VINCULO_QUE_CONTA]

Novo trigger de auditoria da tabela VINCULO_QUE_CONTA.

[T_A_IUD_VINCULO_QUE_CONTA, T_B_IUD_VINCULO_QUE_CONTA, T_BS_IUD_VINCULO_QUE_CONTA]

Novas triggers da tabela VINCULO_QUE_CONTA.

Vínculo que conta

Visão do usuário:

[Vínculo que conta]

Transação para cadastro dos vínculos que contam para o mecanismo de contagem.

Acesse pelo menu Histórico Funcional -> Vínculo Funcional -> Vínculo que conta.

Detalhes Técnicos:

[ERG0333]

Nova transação baseada na tabela VINCULO_QUE_CONTA. Possui 10 campos flex sendo os campos 01 a 05 multi-record e os campos 06 a 10 single-record.

Sumários da folha - item 598

Visão do usuário:

Implementações no módulo de folha já liberadas na versão 5.04 atendem o solicitado no Edital. Informações adicionais podem ser exibidas para enriquecer o sumário por meio das fórmulas de cálculo da folha

Itens customizados do menu "Outros Módulos"

Visão do usuário:

No menu "Outros Módulos" foram acrescentados 3 sub-menus de C_Ergon (CERGON01 a CERGON03) para serem utilizados pelos clientes. Dentro de cada sub-menu, foram disponibilizados 5 ítens de C_Ergon.

Para configurar um novo módulo de C_Ergon, o usuário deverá primeiramente configurar o nome do sub-menu que deseja utilizar através do botão Mostra Menus da transação "Sistemas".

Nesta transação, o usuário deverá selecionar o sistema Ergon e apertar o botão Mostra Menus. Na tela que irá aparecer o usuário deverá informar o nome interno do menu que deseja configurar. Este nome interno deve ser no formato OUTROS_MODULOS_MENU.CERGON01 / 02 ou 03, dependendo do sub-menu que deseja configurar.

Feito isso, basta que o usuário cadastre as transações de C_Ergon que deseja, posicionando-as num item de menu do sub-menu desejado (por exemplo, CERGON01_MENU.CERG02). Lembrando que os ítens de menu de cada sub-menu vão de 01 a 05.

Novos campos de Pensionista e cadastro de representantes legais de pensionistas

Visão do usuário:

Na transação Pensionistas foram criados novos campos para o cadastro de documentos (registro geral, título de eleitor, certidão de nascimento/casamento e certidão de óbito) e de representante legal.

Na transação foram criadas 2 novas tabs: Documentos e Representante Legal.

Os novos campos de representante legal utilizam o cadastro utilizado na transação Representantes Legais. O cadastro é temporal, e existe os campos da certidão de representação. Para utilizar esse cadastro, deve se utilizar a opção UTILIZA_REPRESENT_LEGAL (sistema Ergon, grupo GERAL) com valor 'S'. Se a opção estiver com o valor 'N', será utilizado o antigo cadastro de representante legal. Os campos de representante legal que estavam na tab Dados do pensionista foram movidos para a tab Representante Legal.

Detalhes Técnicos:

Foram adicionados campos na tabela PENSIONISTAS: Registro Geral (NUMRG, TIPORG, ORGAORG, UFRG), Título de Eleitor (NUMTITEL, ZONATITEL, SECTITEL, UFTITEL), Certidão de Nascimento/Casamento (TIPODOC_CERT, NUM_CERT, LIVRO_A_CERT, FOLHA_CERT, CARTORIO_CERT, UF_CART, MUNICIPIO_CART), Certidão de Óbito/Desaparecimento (TIPODOC_CERT_FIM, DT_CERT_FIM, NUM_CERT_FIM, LIVRO_CERT_FIM, FOLHA_CERT_FIM, CARTORIO_CERT_FIM, UF_CART_FIM, MUNICIPIO_CART_FIM).

Foi criado a tabela ERG_PENS_REPR.

Revise a edição de tela da transação 'Pensionistas' devido a criação de novos campos.

Criação de parâmetros na transação TIPOS DE EVENTO ( ERG0082 ).

Visão do usuário:

Foram criados três itens de parametrização na transação TIPOS DE EVENTOS são eles :

Permite Lançamento para Ativo?

Permite Lançamento após Aposentadoria ?

Permite Lançamento após Falecimento ?

Foram incluídas as mensagens de erro 3919, 3920 e 3921.

Assim o usuário pode parametrizar se deseja ou não permitir o registro de eventos para servidores ativos, servidores aposentados e servidores falecidos.

Função que pega o setor do funcionário pela prioridade de pagamento.

Visão do usuário:

Na package PACK_ERGON foi criada a function GET_SETOR_PAGTO_FUNC que tem por finalidade retornar o setor do funcionário pela prioridade de pagamento. Ou seja, se o funcionário possuir mais de um evento na data de consulta o setor que a função rertonará será o do evento de maior prioridade. As prioridades são parametrizadas para cada tipo de evento Por default, maior o número maior a prioridadade de pagamento. Chamada do entry-point EP__GET_SETOR_PAGTO_FUNC para realizar as consistências customizadas (C_ERGON).

Detalhes Técnicos:

Na package PACK_ERGON foi criada a function GET_SETOR_PAGTO_FUNC que tem por finalidade retornar o setor do funcionário pela prioridade de pagamento. Ou seja, se o funcionário possuir mais de um evento na data de consulta o setor que a função rertonará será o do evento de maior prioridade. As prioridades são parametrizadas para cada tipo de evento gravando na coluna PRIORIDADE_PAGTO da VIEW TIPO_EVENTO um valor númerico. Por default, maior o número maior a prioridadade de pagamento. Chamada do entry-point EP__GET_SETOR_PAGTO_FUNC para realizar as consistências customizadas (C_ERGON);

Parâmetros de entrada:

1) P_NUMFUNC: Número do funcionário;

2) P_NUMVINC: Número do vínculo do funcionário;

3) P_DATA: Data parâmetro de pesquisa;

Utilizada em todo o ambiente do Sistema Ergon.

Cadastro de Tipos de Informação de Contagem

Visão do usuário:

A partir desta versão do Ergon foram criados os tipos de informação de contagem. Através destes tipos é possível definir quais informações serão geradas pela máquina de contagem no momento da execução de uma contagem. Estas informações poderão ser consultadas através da transação "Contagem de Tempo", após o término da execução da contagem.

Este processo funciona da seguinte maneira :

Através da transação "Tipo Informação Contagem" é possível cadastrar os tipos de informação de contagem, configurando-os de acordo com as informações que devem ser geradas pela máquina de contagem de tempo. Para cada tipo de informação existe a possibilidade de se configurar valores e informações. Para cada um deles, o usuário deverá informar um título e uma descrição para o campo. Estas informações serão geradas pela máquina de contagem e poderão ser consultadas através da transação "Contagem de Tempo", a qual listará apenas as informações configuradas para o tipo de informação selecionado.

No momento da consulta das informações, o usuário deverá escolher uma finalidade/complemento (na ficha "Direitos") para a qual deseja consultar os períodos gerados pela contagem. Feito isso, um registro de período deverá ser escolhido para que as informações geradas para ele possam ser listadas.

Para cada período é possível que existam mais de um tipo de informação. Neste caso, após selecionar o período, o usuário deverá navegar para a ficha "Informações da Contagem" e selecionar qual o tipo de informação ele deseja consultar (no bloco "Tipos de Informação"). Em seguida, as respectivas informações serão listadas no bloco "Informações".

Para obter outras informações sobre a telas "Tipo Informação Contagem", consulte o help da mesma.

Próxima