BLV Técnico Versão 5.04 (Continuação)

Módulo de Comissões - Transação "Reuniões da Comissão"

Visão do usuário:

Como parte do novo Módulo de Comissões implementado nesta versão do Ergon, está sendo disponibilizada a transação Reuniões da Comissão. Seu objetivo é permitir ao usuário cadastrar e gerenciar os dados das reuniões realizadas para cada comissão, bem como os participantes de cada uma destas reuniões.

A tela é dividida em 2 fichas descritas abaixo :

Ficha "Reuniões" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir reuniões. Para isso, é necessário que o usuário selecione a comissão para a qual deseja consultar reuniões, através do bloco "Comissão". Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- O campo "Número da Reunião" não pode ser informado diretamente pelo usuário, pois trata-se de um campo numérico sequencial gerado automaticamente pelo sistema no momento do cadastro da reunião;

- O campo "Tipo da Reunião" possui uma lista de valores baseada na tabela geral ERG_COMISS_TIPO_REUN (sistema Ergon). Assim, é necessário preencher corretamente as informações nesta tabela geral antes de iniciar o uso desta transação;

- O campo "Qtde. Reuniões" é opcional. Porém, se não for informado, o sistema assumirá o valor padrão 1. Caso seja informado, este campo deverá conter um valor numérico maior ou igual a 1.

Ficha "Participantes da Reunião" :

Nesta ficha o usuário pode cadastrar/alterar/excluir servidores participantes das reuniões. Estes participantes devem, obrigatoriamente, ser funcionários da instituição com vínculo ativo e, além disso, devem estar cadastrados como membro da reunião em questão. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- Serão listados nesta ficha somente os servidores membros da comissão à qual a reunião pertence;

- O servidor deverá ser informado através de seu número funcional/vínculo ou sua matrícula, dependendo da maneira como o sistema Ergon estiver configurado.

Para obter maiores detalhes sobre esta tela, consulte o help da transação.

Detalhes Técnicos:

Existe o entry-point EP__EXIBE_PARTIC_REUN (C_ERGON) cuja função é permitir a customização do filtro dos membros ativos para uma determinada comissão. Esta função é chamada uma vez para cada membro a ser filtrado e deverá retornar 1 se o membro estiver ativo ou 0 em caso contrário.

Os parâmetros de entrada desta função são :

P_REUNIAO (tipo NUMBER)

P_NUMFUNC (tipo NUMBER)

P_NUMVINC (tipo NUMBER)

Validação de dígito verificador de conta bancária

Visão do usuário:

[Cadastro de contas bancárias]

Ao cadastrar a conta, será verificada a opção geral do sistema Ergon, grupo Ergon, opção VALIDA_CONTA_DV. Se a opção não existir, procura opção do sistema Hades, grupo Hades. Se não existir opção em nenhum dos dois casos ou se seu valor for MASCARA, a validação do dígito verificador da conta será realizada se no cadastro do banco correspondente fora informada a fórmula e a máscara para o cálculo do dígito verificador da conta. Se o valor da opção for 'NAO VALIDAR', então a validação do dígito verificador da conta não será realizada mesmo que o banco correspondente tenha a fórmula e a máscara para o cálculo do dígito verificador da conta. Se o valor da opção for 'FORCEVALID', então será obrigatório cadastrar a fórmula para validação do dígito verificador da conta. Se a máscara não for informada, será assumido que o último dígito do número da conta é o dígito verificador.

Detalhes Técnicos:

[PCK_CONS]

[PCK_CONS_PE]

[PCK_DEPENDENTES]

[PCK_ERG_CADASTRO_CONS]

[PCK_ERG_INGRESSO]

[PCK_FUNCIONARIOS]

[PCK_INSTRUTORES]

[PCK_PENSIONISTAS]

[PCK_RUB_ESPECIE_CONS]

[PCK_VINCULOS]

Packages modificadas para incluir em MAIN_PRE chamada a função de validação de dígito verificador para cadastro de conta bancária.

[Opção genérica]

SISTEMA: Ergon

GRUPO: Ergon

ITEM: VALIDA_AGENCIA_DV {'NAO VALIDAR','MASCARA','FORCEVALID'} DEFAULT = 'MASCARA'

ITEM: VALIDA_CONTA_DV {'NAO VALIDAR','MASCARA','FORCEVALID'} DEFAULT = 'MASCARA'

Módulo de Comissões - Transação "Comissões por Funcionário"

Visão do usuário:

Como parte do novo Módulo de Comissões implementado nesta versão do Ergon, está sendo disponibilizada a transação Comissões por Funcionário. Seu objetivo é permitir ao usuário consultar as comissões e reuniões em que um determinado funcionário participou num determinado período de tempo.

Para utilizar esta transação o usuário deverá informar a identificação funcional do servidor. Esta identificação pode ser o número funcional/vínculo ou a matrícula do servidor, dependendo de como o sistema Ergon está configurado.

Após informar a identificação funcional, o usuário deverá informar também o período de pesquisa. Este período não é obrigatório. Assim, se não for informado, o sistema exibirá todas as comissões das quais o servidor participou. É possível também informar apenas uma das datas, de forma a que o período fique limitado apenas em seu início ou em seu final. Por exemplo, se a data inicial for 01/01/2004 e a data final for nula, significa que o sistema exibirá apenas as comissões vigentes a partir de 01/01/2004.

Após informar os filtros da consulta, a transação apresenta duas fichas para exibição dos dados. Estas fichas estão descritas abaixo :

Ficha "Participação nas Comissões" :

Nesta ficha o usuário pode consultar comissões das quais o servidor selecionado participou durante o período de pesquisa. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- O campo "Setor da Comissão" refere-se ao setor que demandou a criação da comissão e que gerencia a mesma.

Ficha "Participantes da Reunião" :

Nesta ficha o usuário pode consultar reuniões das quais o servidor selecionado participou durante o período de pesquisa. Alguns detalhes importantes sobre esta ficha :

- Somente serão exibidas reuniões pertencentes à comissão selecionada na ficha "Participação nas Comissões" e cuja data de ocorrência esteja dentro do período de pesquisa;

- O campo "Total de Reuniões no Período" refere-se apenas à comissão selecionada.

Para obter maiores detalhes sobre esta tela, consulte o help da transação.

Detalhes Técnicos:

Para a implementação desta transação foram criadas duas views no usuário C_ERGON do banco de dados. Estas views são descritas abaixo :

- View CERG_COMISS_COMISSOES_FUNC_VW : lista as comissões em que cada funcionário é membro;

- View CERG_COMISS_REUNIOES_FUNC_VW : lista as reuniões em que cada funcionário participou.

Ambas as views possuem 10 flex fields previamente configurados com valor NULL. Caso seja necessário acrescentar alguma informação customizada à tela, utilize estes flex fields, alterando a view para retornar a informação desejada no flex field. Lembre-se que o nome do campo não pode ser alterado. Assim, independente da informação contida em cada flex, o nome da coluna deverá sempre ser FLEX_CAMPO_NN (onde NN representa o número do flex selecionado). A mesma regra deverá ser aplicada aos demais campos das view. Nenhum deles poderá ter seu nome ou tipo alterado, sob pena de mau funcionamento da tela.

Após alterar a view para retornar as informações extras necessárias, basta configura o campo adicional normalmente através da transação "Campos Adicionais" do sistema Hades.

Adição dos campos Hora de Entrada e Hora de Saída

Visão do usuário:

Na transação Freqüência (form ERG0102) foram acrescentados os campos Hora Entrada e Hora Saída. Por padrão, esses campos permanecerão escondidos até que pelo menos um código de freqüência seja parametrizado na transação Códigos de Frequência para mostrar esses campos.

Uma vez que algum código foi parametrizado, ao abrir a tela irá aparecer esses campos. O horário preenchido será sempre em HH:MM (horas e minutos). As horas em formato 24 horas. Internamente as informações serão gravadas em datas mais horas e minutos da seguinte forma:

- A hora de entrada será a combinação da data de início com o horário de entrada preenchido e a hora de saída será a data de fim com o horário de saída preenchido.

Algumas restrições são aplicadas a esses campos:

1) Ao fornecer o horário de saída, o horário de entrada tem que ser fornecido;

2) Para fornecer o horário de saída, deve-se preencher a data de término da frequência.

3) O horário de saída não pode ser menor que o horário de entrada.

Observe que os horários de entrada e de saída correspondem a data e início e de término da freqüência, portanto observe essas datas quando algum erro de validação ocorrer.

Por exemplo: Para uma freqüência começando em 05/06/2004 e terminando em 05/06/2004 supondo que o horário de entrada do funcionário foi às 19h:30min e virou o dia com o horário de saída em 01h:00min. O sistema dára o erro 3) acima. Porque ele considera que a saída foi em 05/06/2004 às 01h:00min que realmente é menor que a data de entrada. Para preencher corretamente, o usuário terá que mudar a data de término para 06/06/2004 e o horário de saída passará a ser 01h:00min do dia 06/06/2004.

Na transação Códigos de Freqüência (form ERG0045) foi adicionado o campo "Mostrar Hora de Entrada e Hora de Saída?". Se estiver marcado, significa que o código de frequência permite o cadastro da hora de entrada e hora de saída. Se não estiver marcado, esses campos não estarão disponíveis ao usuário, ficando escondidos na tela. Veja mais sobre esses campos de horários na transação de Freqüências.

Na transação Freqüência por Tipo/Código (form ERG0167) foram acrescentados os campos Hora Entrada e Hora Saída. Por padrão esses campos permanecerão escondidos até que seja selecionado no bloco "Tipo/Código de Freqüência" um código de freqüência parametrizado na transação Códigos de Frequência para mostrar esses campos.

Selecionado um código com essa parametrização, nos blocos "Tipo/Código de Freqüência" e "Código de Freqüência" irão aparecer esses campos. O horário preenchido será sempre em HH:MM (horas e minutos). As horas em formato 24 horas. Internamente, as informações serão gravadas em datas mais horas e minutos da seguinte forma:

- A hora de entrada será a combinação da data de início com o horário de entrada preenchido e a hora de saída será a data de fim com o horário de saída preenchido.

Algumas restrições são aplicadas a esses campos:

1) Ao fornecer o horário de saída, o horário de entrada tem que ser fornecido;

2) Para fornecer o horário de saída, deve-se preencher a data de término da frequência.

3) O horário de saída não pode ser menor que o horário de entrada.

Observe que os horários de entrada e de saída correspondem a data e início e de término da freqüência, portanto observe essas datas quando algum erro de validação ocorrer.

Por exemplo: Para uma freqüência começando em 05/06/2004 e terminando em 05/06/2004 supondo que o horário de entrada de um grupo de funcionários for às 19h:30min e virou o dia com o horário de saída em 01h:00min. O sistema dára o erro 3) acima. Porque ele considera que a saída foi em 05/06/2004 às 01h:00min que realmente é menor que a data de entrada. Para preencher corretamente, o usuário terá que mudar a data de término para 06/06/2004 e o horário de saída passará a ser 01h:00min do dia 06/06/2004.

Detalhes Técnicos:

A package PCK_FREQUENCIAS foi alterada para validar as novas colunas HORA_ENTRADA e HORA_SAIDA da tabela FREQUENCIAS.

Foi criado o procedimento VALIDA_HORA_ENTRADA_SAÍDA que tem por finalidade validar e formatar os valores dos campos HORA_ENTRADA e HORA_SAIDA caso o código de freqüência esteja parametrizado para usar os campos de hora de entrada e hora de saída (valor "S" da coluna HORA_ENTRADA_SAIDA da tabela CODIGOS_FREQ_). Os campos HORA_ENTRADA e HORA_SAIDA são do tipo DATE. O que é mostrado ao usuário é somente o horário, porém o valor da HORA_ENTRADA é formatado para conter o horário fornecido mas com a data igual a data de início do registro de freqüência (coluna DTINI da tabela FREQUENCIAS). Para o valor da HORA_SAIDA a idéia é a mesma, porém contendo a data de fim do registro de freqüência (coluna DTFIM da tabela FREQUENCIAS). Outras validações também são feitas.

Os códigos de erro do Ergon envolvidos com as validações desse procedimento são: 436, 437 e 438.

O procedimento apresenta os seguintes parâmetros de entrada:

1) P_ROW_NEW: Parâmetro de entrada e de saída. Recebe um Record com a nova linha da tabela FREQUENCIAS e pode retornar o Record com alterações;

2) P_ROW_OLD: Recebe um Record com a linha anterior da tabela FREQUENCIAS;

3) P_HORA_ENTRADA_SAIDA: Recebe o valor da coluna HORA_ENTRADA_SAIDA da tabela CODIGOS_FREQ para o código de freqüência corrente;

4) P_TIPO_DML Indica o tipo de operação DML que está sendo executada sobre os registros da tabela FREQUENCIAS ("I" para "INSERT", "U" para "UPDATE", "D" para "DELETE");

O procedimento é utilizado nas packages da tabela FREQUENCIAS.

Foi criado a função GET_QTDE_HORAS em sobrecarga que tem por finalidade retornar a quantidade de horas entre a hora de entrada e a hora de saída preenchidas nas colunas HORA_ENTRADA e HORA_SAIDA.

Na primeira forma da função, o retorno da função é um número inteiro que indica a quantidade em minutos entre a hora de entrada e de saída. Os parâmetros para essa chamada são:

1) P_HORA_ENTRADA: Horário de entrada (valor do tipo DATE);

2) P_HORA_SAIDA: Horário de saída (valor do tipo DATE).

Na segunda forma da função, o retorno da função é caractere que fornece a quantidade no formato passado como parâmetro da função. Por enquanto, o único formato implementado é HH:MI. Os parâmetros para essa chamada são:

1) P_HORA_ENTRADA: Horário de entrada (valor do tipo DATE);

2) P_HORA_SAIDA: Horário de saída (valor do tipo DATE);

3) P_FORMATO_QTDE: Formato de retorno da quantidade de horas entre a entrada e a saída.

Utilizada na package da tabela FREQUENCIAS e em outro lugar do sistema que necessite da cálculo quantidade de horas entre a entrada e a saída.

Também foi alterada a chamada dos EP's utilizando a package EXEC_EP_PCK_AFTER.

TABELA FREQUENCIAS:

A tabela FREQUENCIAS foi alterada adicionado as colunas abaixo:

- HORA_ENTRADA do tipo DATE: Essa coluna armazena uma data com horário. Representa o horário de entrada no controle de freqüência do servidor.

- HORA_SAIDA do tipo DATE: Essa coluna armazena uma data com horário. Representa o horário de saída no controle de freqüência do servidor.

TABELA CODIGOS_FREQ

A tabela CODIGOS_FREQ foi adicionada a coluna:

- HORA_ENTRADA_SAIDA do tipo VARCHAR(1): Se o valor da coluna for S (sim), o código de freqüência permite o preenchimento de hora de entrada e hora de saída. Ou seja, nas transações de freqüências esses campos serão mostrados. Se o valor for N (não) os campos não serão mostrados no sistema ONLINE.

O valores permitidos são S ou N, controlados pela "check constraint" CODFREQ_ENTRADA_SAIDA_CK.

Para otimizar a consulta desse valor na tabela, foi criado o índice CODIGOSFREQ_ENTR_SAIDA_I sobre a coluna HORA_ENTRADA_SAIDA.

VIEW CODIGOS_FREQ:

A view CODIGOS_FREQ foi recriada para conter a coluna HORA_ENTRADA_SAIDA.

Por este motivo a trigger TRG_VW_CODIGOS_FREQ da view foi recriada para conter a nova coluna.

Como alguns clientes podem solicitar customizações envolvendo o controle de frequência sobre determina setor de exercício, foi criada a função GET_SETOR_EXERC_FUNC na package PACK_ERGON para facilitar essa busca. Abaixo está a descrição dela:

Função GET_SETOR_EXERC_FUNC que retorna VARCHAR2

Propósito: Esta function tem por finalidade retornar o setor de exercício do funcionário informado. Para isto são feitas as seguintes consistências:

- O parâmetro P_DATA deve ser menor que a data de vacância do funcionário;

- Chamada do entry-point EP__GET_SETOR_EXERC_FUNC para realizar as consistências customizadas (C_ERGON);

- Retornar o setor de exercício do funcionário informado no parâmetro P_NUMFUNC, de vínculo P_NUMVINC, e data de referência P_DATA.

Parâmetros:

P_NUMFUNC: Número do funcionário;

P_NUMVINC: Número do vínculo do funcionário;

P_DATA: Data parâmetro de pesquisa;

Utilização: Utilizado em todo o ambiente do Sistema Ergon.

Anterior Próxima