BLV Técnico Versão 5.04
Boletim de Liberação de Versão
SISTEMA ERGON
Versão: 5.04
Pré requisitos do sistema:
Versão do Banco Oracle: 8.1.7 ou superior, parâmetro NLS_CHARACTER_SET = WE8ISO8859P1, parâmetro NLS_SORT = binary.
Sistema Operacional: Windows NT/2000.
Esta versão requer que a package DBMS_ALERT esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_ALERT TO HADES, ERGON, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.
Nas máquinas com NT o usuário do sistema operacional deve ter permissão de acesso (FULL ACCESS) às chaves do registry definidas para execução dos FORMS.
Avisos importantes para a parte técnica :
1) Antes de fazer a instalação do ERGON, deve-se fazer um backup de todas as functions, procedures, package specifications, package bodies e views do usuário customizado C_ERGON. Ao final da migração, deve-se fazer uma comparação do que existia no cliente com a nova estrutura do usuário customizado. As customizações que já haviam sido realizadas devem ser reaplicadas na nova estrutura.
2) Ainda em relação ao ambiente do C_ERGON, a codificação dos entry-points das transações do ERGON estão nas packages PCK_AFTER_CERGON e PCK_BEFORE_CERGON. Essas packages podem conter códigos de customizações específicas criados pelo próprio cliente. Por este motivo é importantíssimo que o procedimento descrito a seguir seja realizado. Em primeiro lugar, esses arquivos precisam ser copiados do CD de instalação do Ergon, onde poderão ser encontrados na pasta denominada "c_ergon". São quatro arquivos que possuem os seguintes nomes: PCK_AFTER_CERGON.PKS, PCK_BEFORE_CERGON.PKS (as especificações das packages) e PCK_AFTER_CERGON.PKB, PCK_BEFORE_CERGON.PKB (o corpo das packages). Após a cópia, estes arquivos deverão ser comparados com os mesmos objetos que estão aplicados no banco e através de um simples COPY/PASTE o cliente deverá adicionar nas packages que estão no seu ambiente os novos entry-points de transação que foram criados. É necessário alterar todos os quatro objetos, ou seja, duas packages specification e duas packages bodies.
Para aqueles clientes que utilizam a emissão de atos, o sistema utiliza-se de macros para a criação desses. Neste caso, para que o Microsoft Word funcione, o nível de segurança para macros não pode estar setado no máximo, pois isto desabilita a execução de macros dentro do editor, impossibilitando assim a emissão dos atos.
Quando da instalação completa do sistema ou quando da migração de versão, sugerimos que todos os segmentos de rollback sejam colocados offline e que apenas um segmento de rollback fique online. Este segmento deverá ser o maior segmento de rollback do banco de dados. Opcionalmente pode-se criar um segmento de rollback muito grande em uma nova tablespace e remover esta tablespace (e seu arquivo físico) após a instalação/migração. Outro aspecto a ser considerado é que o tal segmento para a instalação/migração não pode estar com o OPTIMAL setado porque isto poderá acarretar no erro ORA-01555 : snapshot too old.Sugerimos também que o parâmetro OPEN_CURSORS seja alterado para, pelo menos, 2500 quando da migração, e que o parâmetro SHARED_POOL_SIZE seja revisto, pois os sistemas Archon se utilizam de program units por vezes bastante grandes. Um valor sugerido seria algo em torno de 200Mb.
O parâmetro JOB_QUEUE_PROCESSES, cujo valor default é ZERO, deve ser setado para algum valor diferente de ZERO, entre 1 e 36.
Antes de iniciar a migração do sistema, é necessário que o DBA execute o script ERGON.TBS que se encontra na raiz do CD.
Sugerimos que sejam ajustadas as seguintes variáveis de ambientes/registry: NLS_NUMERIC_CHARACTERS=",.", NLS_SORT="BINARY" e NLS_DATE_FORMAT="DD/MM/YYYY"
A versão do Developer a ser utilizada deve o Forms 6.0.8.18.3 / Reports 6.0.8.18.0 (patch 9 de correção da Oracle) ou superior.
Para ambientes distribuídos com acesso Client&Server, sugerimos que os forms, os reports, os atos e quaisquer outros recursos que devem estar disponíveis para o usuário através da rede fiquem em máquinas com o mesmo nome (exemplo : ARCHON) para diferentes sub-redes. Desta forma, opções como diretório de help, documentos, entre outros, ficarão facilmente acessíveis para cada sub-ponto da rede, sem acarretar problemas para o administrador de rede, que deve apenas se preocupar com a atualização dos arquivos que devem ser distribuídos.
Novas Características/Implementações
Inclusão de dados de quitação e campos de totais na transação ERG0307
Visão do usuário:
A transação ERG0307 foi remodelada com a inclusão de novas funcionalidades. A transação foi dividida em 3 pastas: parcelamento, itens parcelamentos e quitações.
Na pasta parcelamento foi criado um filtro para mostrar todos os parcelamentos ou somente os parcelamentos em aberto. Foi incluído campos para mostrar a soma das parcelas, a soma das quitações, e os totais gerais. Na pasta quitações serão mostrados os valores quitados de folhas consolidadas referente ao parcelamento.
Detalhes Técnicos:
A transação ERG0307 foi remodelada com a inclusão de novas funcionalidades. A transação foi dividida em 3 pastas: parcelamento, itens parcelamentos e quitações.
Na pasta parcelamento foi criado um filtro para mostrar todos os parcelamentos ou somente os parcelamentos em aberto. Foi incluído campos para mostrar a soma das parcelas, a soma das quitações, e os totais gerais. Na pasta quitações serão mostrados os valores quitados de folhas consolidadas referente ao parcelamento.
Verifique se existe a necessidade de alteração do layout da transação.
Será criado a package PACK_PARCELAMENTO.
Novo controle das execuções de cálculo para a folha de pagamento
Visão do usuário:
Para contemplar o novo esquema ....