BLV Técnico Versão 5.03 (Continuação)

Atualização da data de crédito por vínculo

Visão do usuário:

A partir desta versão, existe a possibilidade de se manter o registro da data de crédito geral (para a folha toda) ou por vínculo.

Na transação "Folhas", ao acionar o botão Bloquear Crédito, será executada uma rotina que popula a data de crédito por vínculo. Esta rotina pode ou não ter sido codificada, dependendo das necessidades de cada instituição. Caso esta rotina não tenha sido codificada, o sistema continuará trabalhando da forma antiga, ou seja, mantendo uma data de crédito geral para a folha toda. O mesmo processo é executado quando se aciona o botão Desbloquear Crédito, porém, neste caso, as alterações serão desfeitas.

Detalhes Técnicos:

A tabela FITABANCO recebeu uma nova coluna chamada DATA_CREDITO (tipo DATE). É nesta coluna que serão armazenadas as datas de crédito por vínculo. Esta coluna será preenchida pelo entry-point EP__POPULA_DATA_CREDITO. Caso exista a possibilidade de existirem datas de crédito diferentes para cada vínculo, este entry-point deverá ser codificado de forma a preencher a data de crédito em FITABANCO de maneira adequada.

Além disso, foi criada uma função chamada GET_DATA_CREDITO em PCK_FOLHAS. Esta função tem por objetivo buscar a data de crédito para um determinado vínculo. Assim, ela primeiramente busca a data em FITABANCO. Caso não a encontre, a função buscará a data de crédito da folha em questão.

Se a instituição trabalhar com datas de crédito por vínculo, é extremamente importante que o entry-point EP__POPULA_DATA_CREDITO seja executado toda vez que houver alteração da data de crédito da folha. Assim, foi necessário desenvolver um mecanismo que impeça a alteração da data de crédito da folha fora do sistema Ergon. Em caso de extrema necessidade, foi desenvolvida uma procedure chamada PCK_FOLHAS_EMP.ALTERA_DATA_CREDITO para fazer isso da maneira correta.

Relatório Lista Sumários

Visão do usuário:

Foi criado um novo relatório chamado "Lista Sumários". Seu objetivo é listar os sumários de uma execução de processo.

Os dados serão ordenados pelo horário da execução. O parâmetro a ser informado para este relatório é o número da execução e o tipo do processo que se deseja listar. Os tipos de processo permitidos são : Folha00, Folha01, Folha02, Folha03, Folha15, Folha16 ou todos os tipos.

Detalhes Técnicos:

Foi criado um novo relatório Lista Sumários (ERG0517R) com o objetivo de listar os sumários de uma execução.

Os dados serão ordenados pelo time stamp.

O relatório tem como parâmetro o número da execução e o tipo do processo que irá definir os tipos de processos a serem listados, que poderão ser

Folha00, Folha01, Folha02, Folha03, Folha15, Folha16 ou todos os tipos.

Campo CBO permitindo letras

Visão do usuário:

O campo CBO (Código Brasileiro de Ocupações) passará a permitir o cadastro de letras.

Com isso, a transação Cargos foi alterada para permitir o cadastro de letras no campo CBO.

Detalhes Técnicos:

O campo CBO (Código Brasileiro de Ocupações) passará a permitir o cadastro de letras nas tabelas HIST_CARGO e RAIS_INFO.

Será feito um processo de migração dos dados nessas tabelas, pois não é possível alterar a coluna se o campo estiver populado. É recomendável manter um backup dessas duas tabelas antes da migração dos dados.

A transação Cargos foi alterado para permitir o cadastro de letras no campo CBO.

Tratamento de erro e insert com BIND ARRAY na rotina GERA_FITABANCO

Detalhes Técnicos:

Na rotina GERA_FITABANCO, os inserts na tabela serão feito através de bind arrays. Com isso, o processo passará a ser executado mais rapidamente.

Durante a execução da rotina, haverá tratamento dos possíveis erros, de modo a que a rotina possa continuar executando sem ser interrompida. No final da execução, será informada a existência de erros. Estes deverão ser analisados e corrigidos. Feito isso, a rotina deverá ser executada novamente para um grupo de eleitos que contenha os servidores que tiveram erros.

Alteração em FITABANCO e na geração de crédito bancário

Visão do usuário:

Devida a importância assumida pela tabela FITABANCO que passou a ser umas das fontes indispensáveis de informações financeiras calculadas pela folha de pagamento, e sobre a qual os relatórios e outras rotinas estão sendo baseadas, a geração da FITABANCO não pode mais rejeitar registros com líquido igual ou menor a zero, sobre pena de excluir esses funcionários de relatórios e outras rotinas do sistema.

Para compatibilizar as informações de crédito bancário calculadas antes dessas novas mudanças, foi criada a rotina INSERE_LIQ_NEGATIVO_FITABANCO. A finalidade é gerar todos os registro que antes eram excluídos da tabela FITABANCO. A rotina irá varrer toda a ficha financeira desde a primeira folha consolidada e armazenada no sistema, buscando os funcionários com líquido zero ou negativo, gerando as informações de créditos bancários e situação funcional no período da folha e as inserindo na tabela FITABANCO.

Essa rotina utiliza a função FITABANCO com algumas modificações para executar esses cálculos. A rotina é simplesmente executada pela transação "Executa Rotinas" sem a necessidade de fornecer parâmetros e levará algumas horas para ser executada por completo.

Detalhes Técnicos:

Devida a importância assumida pela tabela FITABANCO que passou a ser umas das fontes indispensáveis de informações financeiras calculadas pela folha de pagamento, e sobre a qual os relatórios e outras rotinas estão sendo baseadas, a geração da FITABANCO não pode mais rejeitar registros com líquido igual ou menor a zero, sobre pena de excluir esses funcionários de relatórios e outras rotinas do sistema.

Para compatibilizar as informações de crédito bancário calculadas antes dessas novas mudanças, foi criada a rotina INSERE_LIQ_NEGATIVO_FITABANCO. A finalidade é gerar todos os registro que antes eram excluídos da tabela FITABANCO. A rotina irá varrer toda a ficha financeira desde a primeira folha consolidada e armazenada no sistema, buscando os funcionários com líquido zero ou negativo, gerando as informações de créditos bancários e situação funcional no período da folha e as inserindo na tabela FITABANCO.

Essa rotina utiliza a função FITABANCO com algumas modificações para executar esses cálculos. A rotina é simplesmente executada pela transação "Executa Rotinas" sem a necessidade de fornecer parâmetros e levará algumas horas para ser executada por completo.

Possibilidade de inibição da trigger de auditoria

Detalhes Técnicos:

A partir desta versão, é possível inibir os efeitos das triggers de auditoria nas tabelas auditadas do Ergon para os casos em que a opção BACK_TRACKING está ligada. Para tanto, basta executar o procedimento OTIMIZA_ERGON.DESLIGA_AUDITORIA_ERGON quando desejarmos desligar a auditoria e o procedimento OTIMIZA_ERGON.LIGA_AUDITORIA_ERGON quando desejarmos voltar a auditar. Essas alterações valem apenas para a sessão corrente.

É importante ressaltar que o funcionamento das triggers de auditoria permanece inalterado: se a opção BACK_TRACKING estiver ligada e se o usuáro/programa não solicitar a inibição das triggers explicitamente (via OTIMIZA_ERGON.DESLIGA_AUDITORIA_ERGON), qualquer alteração em tabelas auditadas pelo Ergon continua sendo registrada.

Opção do relatório na transação Lista Contracheque.

Visão do usuário:

Na transação Lista Contracheque, o relatório que irá mostrar o contracheque do servidor será obtido da opção REPORT_CCHEQUE (grupo FOLHAS, sistema Ergon). Essa opção terá o valor padrão ERG0511R.

Alteração em Eventos

Visão do usuário:

Foram removidos o cadastro de eventos das seguintes transações:

"Mudança de Cargo", "Mudança de Horário de Trabalho", "Convocações", "Designações", "Progressão", "Provimentos", "Remoção", "Substituição/Ausência", "Substituições". Nessas transações era possível cadastrar os eventos ou provimentos/designações/substituições/convocações de acordo com a opção de trabalho com eventos no sistema. O cadastro dos eventos dos funcionários será feito nas transações de eventos. Verifique a edição de telas dessas transações.

Quando o sistema estiver configurado para trabalhar com eventos, não será permitido efetuar o cadastro de provimentos, designações, substituições, substituições na ausência , funções e históricos de funções.

Detalhes Técnicos:

Foram removidos o cadastro de eventos das seguintes transações:

Mudança de Cargo (ERG0005) , Mudança de Horário de Trabalho(ERG0006), Convocações (ERG0057), Designações (ERG0070), Progressão (ERG0184), Provimentos (ERG0187), Remoção (ERG0201), Substituição/Ausência (ERG0220), Substituições (ERG0221). Nessas transações eram possíveis cadastrar os eventos ou provimentos/designações/substituições/convocações de acordo com a opção de trabalho com eventos. O cadastro dos eventos dos funcionários será feitos nas transações de eventos. Verifique a edição de telas dessas transações.

Quando o sistema estiver configurado para trabalhar com eventos, não será permitido efetuar o cadastro provimentos (PROVIMENTOS_EV), designações (DESIGNACOES_EV), substituições (SUBSTITUICOES_EV), substituições na ausência (SUBST_AUSENC_EV), funções (FUNCOES_EV) e históricos de funções (HIST_FUNC_EV).

As views PROVIMENTOS, DESIGNACOES, CONVOCACOES foram alterados para listar os eventos cujo tipo de evento possui natureza principal PROVIMENTO, DESIGNACAO e CONVOCACAO respectivamente. Verifiquem os selects nessas views. Essas views anteriormente retornavam os eventos de um determinado tipo de evento determinado nas opções do sistema. Com a alteração, serão retornados todos os eventos de uma determinada natureza principal (PROVIMENTO, DESIGNACAO ou CONVOCACAO). Um servidor pode ter vários tipos de eventos concomitantes, e dependendo da consulta o select pode retornar mais de um registro, causando o erro erro too_many_rows.

Alteração nas funções GET_SUBCATEGORIA_FUNC e GET_JORNADA_FUNC para casos de eventos por função.

Detalhes Técnicos:

Foram alteradas as funções GET_SUBCATEGORIA_FUNC e GET_JORNADA_FUNC da package PACK_ERGON. Nestas funções, elas verificam a subcategoria e a jornada primeiramente pela função do funcionário. Caso não haja a função, elas verificam pelo cargo do funcionário.

Inclusão de edição de tela na transação "Orgão Externos"

Visão do usuário:

O recurso de edição de tela foi incluído na transação Orgãos Externos. Foram incluídos cinco campos adicionais na tela.

Detalhes Técnicos:

O recurso de edição de tela foi incluído na transação Orgãos Externos (form ERG0173). Foram incluídos cinco campos adicionais na tela.

Anterior Próxima