BLV Técnico Versão 5.03 (Continuação)
Alterações em Folhas e na DIRF
Visão do usuário:
A transação "Folhas" recebeu mais 5 campos adicionais (6 a 10) na ficha Folha por Empresa.
Detalhes Técnicos:
Alteração em Folhas:
Na tabela FOLHAS foram removidas as colunas:
CLASSIFICAR
DATA_PGTO1
DATA_PGTO2
DATA_PGTO3
DATA_PGTO4
DATA_PGTO5
DATA_PGTO6
Na tabela FOLHAS_EMP Foram adicionadas as colunas:
FLEX_CAMPO_06 VARCHAR2(2000)
FLEX_CAMPO_07 VARCHAR2(2000)
FLEX_CAMPO_08 VARCHAR2(2000)
FLEX_CAMPO_09 VARCHAR2(2000)
FLEX_CAMPO_10 VARCHAR2(2000)
A transação Folhas (form ERG0096) foi alterada pois foram removidas colunas da tabelas FOLHAS e adicionadas colunas na tabela FOLHAS_EMP.
Na package PCK_FOLHAS foi criada a função EH_CONSOLIDADA.
Propósito: Esta function tem por finalidade verificar se a folha (mês/ano e número) passada como parâmetro de entrada está consolidada ou não. Uma folha é considerada consolidada se para o seu tipo de cálculo definido na tabela TIPO_FOLHA, o atributo "Visível para Diferença?" estiver marcado como "Sempre" (valor S na coluna). Se este atributo estiver marcado "Após Consolidar" (valor C na coluna), a folha somente estará consolidada se possuir uma data de consolidação cadastrada na coluna DATA_CONSOL da tabela FOLHAS_EMP. Quando uma folha estiver consolidada, a função retorna o valor "1".
Parâmetros:
P_MES_ANOP_FOLHA: Mês e ano da folha;
P_NUM_FOLHA: Número da folha;
Utilização: Utilizada em qualquer parte do sistema que se deseje verificar se determinada folha está ou não consolidada.
Também foi criado o procedimento GRAVA_FOLHAS_EMP para gravar os dados da tabela FOLHAS na tabela FOLHAS_EMP quando o sistema trabalha no modo MONOEMPRESA, para equalizar os dados das duas tabelas, permitindo padronizar as consultas e rotinas baseadas na tabela FOLHAS no caso MONOEMPRESA e na tabela FOLHAS_EMP no caso MULTIEMPRESA. Desta forma, pode-se utilizar sempre a tabela FOLHAS_EMP qualquer que seja o modo de operação do sistema. Além desses benefícios, facilita a migração de um sistema em MONOEMPRESA para um sistema MULTIEMPRESA caso seja necessário.
DIRF
Em C_Ergon foi criada a package de C_ERGON PACK_CERG_DIRF e a função GET_DATA_CREDITO.
Propósito: Esta function tem por finalidade devolver a data de crédito de pagamento dos funcionários. Essa função é necessária, porque cada instituição tem um critério para pagamento de seus funcionários, que muitas vezes os funcionários são divididos em grupos com datas de créditos diferentes. Adicionar no corpo dessa função o cálculo customizado da data de crédito em função dos critérios de cada cliente. O código padrão pega a data da coluna DATA_CREDITO da tabela FOLHAS_EMP.
Parâmetros:
P_FICHA:
Número único que identifica a ficha financeira de um funcionário em deteminada folha de pagamento.
Valor da coluna FICHA da tabela FICHAS_VINCULOS;
P_NUMFUNC:
Código de identificação funcional;
P_NUMVINC:
Número do vínculo;
P_NUMPENS:
Número do pensionista do funcionário;
P_MES_ANO_FOLHA:
Mês e ano da folha;
P_NUM_FOLHA:
Número da folha;
Utilização:
Utilizada para devolver a data de crédito para a geração da DIRF.
Transação DIRF (form ERG0072): Os dois cursores do procedimento PRC_GERA_INFO, foram alterados com a adição da função PACK_CERG_DIRF.GET_DATA_CREDITO e a função PCK_FOLHAS.EH_CONSOLIDADA.
Novo entry-point para a Package da tabela VINCULOS
Detalhes Técnicos:
Esta procedure é utilizada no final da transação de Vínculos, após todas as validaçãoes do produto. Ela permite a execução de rotinas adicionais que não poderiam ser executadas antes das validações efetuadas pelo código do produto, permitindo maior flexibilidade e menor trabalho para customizações adicionais que somente seriam possíveis, copiando o código do produto para o entry-point e não executando o código original.
OBSERVAÇÃO: somente utilizar esse entry-point se não houver outra maneira de implementar a customização solicitada.
Os parâmetros desse procedimento seguem o padrão dos entry-points tradicionais, devolvendo uma mensagenm de erro se for necessário.
Lançamento automático de vacância por falecimento
Visão do usuário:
A partir desta versão, ao ser lançado uma vacância por falecimento para um determinado vínculo, ela será propagada para todos os demais vínculos do funcionário (caso existam) que estiverem com a data de vacância nula. Caso o vínculo já esteja encerrado em data anterior, nada será feito. Se o vínculo estiver encerrado em data posterior e não for de falecimento, uma mensagem de erro será exibida.
Detalhes Técnicos:
Na package body PCK_VINCULOS da tabela de VINCULOS foi criado o procedimento LANCA_VACFALEC_DEMAIS_VINCS.
Este procedimento tem por finalidade lançar automaticamente a vacância por falecimento para todos os vínculos de um funcionário. Ou seja, quando for cadastrada uma vacância por falecimento para um funcionário com mais de um vínculo, automaticamente este procedimento fará o lançamento automático dessa vacância para todos os outros vínculos que o funcionário possuir e que estiverem com a data de vacância nula. Se o vínculo já estiver encerrado em uma data anterior, nada será feito. Se o vínculo já estiver encerrado em uma data posterior e não for de falecimento, uma mensagem de erro será emitida. Quando é feito o lançamento automatico, todas as validações pertinentes ao cadastro da vacância será feita vínculo por vínculo. É utilizada no procedimento de MAIN_POS da PCK_VINCULOS.
Parâmetros:
- P_VINCULOS: Registro das novas informações para o vínculo que está sendo alterado pelo usuário;
- P_VINCULOS_OLD: Registro das informações antigas para o vínculo que está sendo alterado pelo usuário;
Para utilizar o procedimento acima, foram necessárias algumas alterações na PCK_VINCULOS, como alteração no código de validação da vacância e nas mensagens de erro.
Foi cadastrada a mensagem de número 345
Alteração na transação "Ficha Funcional": marcar/desmarcar todos os relatórios.
Visão do usuário:
A transação "Ficha Funcional" foi alterada, adicionando-se dois conjutos de dois botões nos blocos "Relatórios de Ficha Funcional" e "Relatórios Auxiliares de Ficha Funcional". Esses conjuntos apresentam um botão "MARCAR TODOS" para marcar todos os relatórios e "DESMARCAR TODOS" para desmarcar todos os relatórios de ficha funcional.
Revisão dos relatórios de folha de pagamento
Detalhes Técnicos:
Relatórios revisados:
ERG0201R: Foi alterada apenas a referência a tabela FOLHAS para a tabela FOLHAS_EMP na AFTER PARAMETER FORM, e foi adicionada a restrição por empresa na consulta do relatório. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0202P: Foi feita pequena alteração na AFTER PARAMETER FORM, e foi adicionada a restrição por empresa na consulta do relatório. Na CF_1 foi removida a consulta na tabela VINCULOS. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0204P: Foi feita pequena alteração na AFTER PARAMETER FORM, e foi adicionada a restrição por empresa na consulta do relatório. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0301R: Foi alterada apenas a referência a tabela FOLHAS para a tabela FOLHAS_EMP. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0302R: Foi alterada apenas a referência a tabela FOLHAS para a tabela FOLHAS_EMP. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0303R: Foi alterada apenas a referência a tabela FOLHAS para a tabela FOLHAS_EMP. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0304R: Foi alterada apenas a referência a tabela FOLHAS para a tabela FOLHAS_EMP. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0401R: Este relatório não necessita nenhuma alteração. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0402R: Este relatório não necessita nenhuma alteração. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0403R: Este relatório foi alterado nos seguintes pontos:
- O parâmentro P_SETOR teve a sua LOV alterada fazendo referência ao parâmetro P_FOLHA2
- O parâmentro P_FOLHA2 teve a sua LOV alterada
- No procedimento PRC_ERG0403R, a consulta ao setor está sendo retringida pelo último dia da segunda folha passada como parâmetro. Nas consultas que utilizavam a tabela FICHA_VINCULOS e FITABANCO, foram alteradas para utilizarem apenas a tabela FITABANCO.
O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0501R: Este relatório não necessita nenhuma alteração, mas o procedimento PRC_ERG_TEMP_FF_CLASSCONT utilizado para montar o relatório, foi alterado. As tabelas VINCULOS e FICHAS_VINCULOS foram substituídas pela tabela FITABANCO. Foi adicionada a restrição a empresa nas consultas. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0502R: Este relatório não necessita nenhuma alteração, mas o procedimento PRC_ERG_TEMP_FF_CLASSCONT utilizado para montar o relatório, foi alterado. As tabelas VINCULOS e FICHAS_VINCULOS foram substituídas pela tabela FITABANCO. Foi adicionada a restrição a empresa nas consultas. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0503R: Este relatório não necessita nenhuma alteração. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0504R: Foi alterada a consulta do relatório, utilizando a tabela FITABANCO no lugar da tabelas FICHAS_VINCULOS e VINCULOS. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0505R: Foi alterada a consulta do relatório, retirando a tabela FOLHAS. Para verificar se a folha está consolidada, foi utilizada a função PCK_FOLHAS.EH_CONSOLIDADA. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0506R: Este relatório não necessita nenhuma alteração; O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0507R: Foi alterada a consulta do relatório, retirando a tabela VINCULOS. Sem a tabela, para buscar a matricula do funcionário foi utilizada a função PACK_ERGON.GET_IDENT_FUNC. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0508R: Foi alterada a consulta do AFTER PARAMETER FORM, mudando a tabela FOLHAS para FOLHAS_EMP. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0509R: Este relatório não necessita nenhuma alteração; O help desse relatório foi cadastrado; pois estava faltando;
ERG0511R: Foi alterada a consulta do AFTER PARAMETER FORM, mudando a tabela FOLHAS para FOLHAS_EMP. Foi alterada a consulta do relatório, substituindo a tabela FICHAS_VINCULOS pela tabela FITABANCO. Com essa tabela os valores do cargo, função, categoria, regime jurídico, tipo de vínculo, data de exercício, aposentadoria e vacância são pegos diretamente da tabela e portanto foi retirado a busca desses valores da CF_DADOS. O layout do relatório também foi alterado, mostrando apenas o setor em FITABANCO. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG05012P: Este relatório não necessita nenhuma alteração. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG05013P: Este relatório não necessita nenhuma alteração. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0514R: Foi alterada a consulta do relatório, removendo a tabela VINCULOS e utilizando a PACK_ERGON.CERG_IDENT_FUNC para calcular a matrícula do funcionário. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0515R: Foi alterada a consulta do relatório, removendo a tabela VINCULOS e utilizando a PACK_ERGON.CERG_IDENT_FUNC para calcular a matrícula do funcionário. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0516R: Foi alterada a consulta do relatório, adicionado a condição emp_codigo = flag_pack.get_empresa e utilizando a PACK_ERGON.CERG_IDENT_FUNC para calcular a matrícula do funcionário na CF_1 e a tabela FOLHAS_EMP na CF_2. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
ERG0531R: Foi alterada a consulta do relatório, substituindo as tabelas FICHAS_VINCULOS e VINCULOS pela tabela FITABANCO. O help foi alterado para informar a fonte de dados do relatório;
Os selects das listas pré-definidas das LOV's dos parêmetros de MÊS/ANO e NÚMERO DA FOLHA foram alterados. Agora as consultas são feitas sobre a tabela FOLHAS_EMP que restringe a lista às folhas da empresa logada.