BLV Técnico Versão 5.02 (Continuação)
Transferência de publicações do ingresso para o vínculo
Visão do usuário:
Foi criada uma nova opção (sistema Ergon, grupo ERGON) denominada TRANSFERE_PUBL_INGRESSO. Os possíveis valores para esta opção são 'SIM' e 'NÃO'.
Se a opção for configurada para 'SIM', o sistema transfere automaticamente as publicações do ingresso para o vínculo, no momento da efetivação do ingresso.
Se a opção for configurada para 'NÃO' (valor padrão), nenhuma alteração é realizada sobre as publicações.
Filtro por período para as pastas funcionais
Visão do usuário:
Nas transações de 'Pastas Funcionais' e 'Pastas/Assunto' foi acrescentado um filtro por período, com datas inicial e final para facilitar a consulta dos dados da pasta funcional.
As datas a serem informadas (INICIO/FIM) não são obrigatórias na digitação. Caso não sejam informadas, a transação entenderá que estas não serão levadas em consideração na consulta. Com isto, se a data inicial não for preenchida, a restrição será feita pela data final, e vice-versa. Caso ambas as datas estejam com valor em branco, não haverá restrição por período para os dados da pasta funcional.
Detalhes Técnicos:
Nos forms ERG0177 e ERG0178, foi incluído o bloco de filtro por período para facilitar a consulta dos dados da pasta funcional.
As datas a serem informadas (INICIO/FIM) poderão ter valor nulo, indicando que esta não será levada em consideração para consulta. Com isto, se a data inicial for nula, a restrição será feita pela data final, e vice-versa. Caso ambas as datas sejam nulas, não haverá restrição por período para os dados da pasta funcional.
Alteração na transação Funcionários/Atributo
Visão do usuário:
Nesta transação foram incluídos os campos 'Setor' e 'Subordinados', que servirão para auxiliar no filtro dos dados. Caso não seja informado o setor, nenhuma restrição será feita. Se o campo 'Setor' for informado, será feita a seleção também pelo setor e se além do setor, for checado o campo 'Subordinados', a consulta selecionará também os setores subordinados à ele.
Conjuntamente com isto, será levado em consideração se o usuário corrente tem permissão de acesso aos setores envolvidos na consulta, ou seja, se não houver permissão para acessar determinado setor, este não poderá ser consultado.
Detalhes Técnicos:
Neste form foram incluídos os campos 'Setor' e 'Subordinados', que servirão para auxiliar no filtro dos dados. Caso não seja informado o setor, nenhuma restrição será feita. Se o campo 'Setor' for informado, será feita a seleção também pelo setor e se além do setor, for checado o campo 'Subordinados', a consulta selecionará também os setores subordinados à ele.
Conjuntamente com isto, será levado em consideração se o usuário corrente tem permissão de acesso aos setores envolvidos na consulta, ou seja, se não houver permissão para acessar determinado setor, este não poderá ser consultado.
Nova transação para Tipos de informações de cálculo
Visão do usuário:
Foi criada uma nova transação no Ergon, denominada 'Tipo Informação Calc', onde será possível cadastrar/alterar ou excluir os tipos de informações de cálculo, que são utilizados na ficha de informações de cálculo. Esta transação foi alocada no menu, item Tabela, sub-item Modulo C / Folha de Pagamentos.
Detalhes Técnicos:
Foi criado o form ERG0324, que faz a manutenção dos dados da tabela TIPO_INFO_CALCULO, cujo objetivo será o de armazenar dados dos itens de informação que poderão ser utilizados pela tabela FICHAS_INFO_CALCULO.
No menu ERGON, foi incluída a nova opção dentro de Tabelas/Modulo C/Folha de Pagamentos, denominada 'Tipo Informação de Cálculo', onde será feita a manutenção nos dados da tabela TIPO_INFO_CALCULO.
Nova aba na consulta Lista Contracheque
Visão do usuário:
Na transação Lista Contracheque, foi criada uma nova aba e denominada "Informações do cálculo". Nela serão listadas as informações geradas no final de cada cálculo da folha e que estarão disponíveis por determinado período, segundo os meses de direito. A descrição dos campos VALOR e TEXTO poderão ser cadastrados através da transação 'Tipo Informação Calc'. Para os campos cuja descrição não foi cadastrada, será apresentado o campo sem descrição.
Detalhes Técnicos:
Foi alterado o form ERG0092, onde foi criada mais uma tab-page denominada TAB_INFOCALC, que exibirá os dados da tabela FICHAS_INFO_CALCULO. Esta tabela irá receber ao final de cada cálculo, informações que estarão disponíveis por determinado período medido em meses de direito.
Para o label dos campos VALOR1 a VALOR6 e TEXTO1 a TEXTO6, foi extraído da tabela TIPO_INFO_CALCULO o contéudo dos campos DESCR_VALOR1 a DESCR_VALOR6 e DESCR_TEXTO1 a DESCR_TEXTO6, conforme o tipo de informação de cálculo.
Para os campos cujo label não está cadastrado é exibido somente o campo sem label.
Alteração na transação Classificação em Concurso
Visão do usuário:
Na tela da transação 'Classificação em Concurso', foi incluído novo campo denominado 'Lista apenas os não convocados até o momento?'. Se este campo for checado, na lista de classificados serão exibidos somente os classificados que não foram convocados ainda, caso contrário, se o campo não estiver checado, serão exibidos todos os classificados.
Detalhes Técnicos:
No form ERG0031, foi incluído o campo check-box LISTANAOCONVOC, cujo valor igual a 'S' significa que serão selecionados os registros da tabela INSCRITOS, cujo conteúdo do campo CONVOCACAO é nulo, ou seja, irá selecionar os classificados que ainda não foram convocados.
Alteração na tela da transação Pensionistas
Visão do usuário:
Na tela da transação Pensionistas foram criadas as pastas 'Dados do pensionista' e 'Dados Adicionais' para melhor organizar os dados.
Detalhes Técnicos:
Na tabela PENSIONISTAS, foram adicionados campos flex-fields da numeração 6 à 20.
Em consequência, no form ERG0179, foram adicionados ao bloco PENSIONISTAS os flex-fields de 6 à 20 e alocados no canvas PENSIONISTAS, onde foi criado a tab-page com as pastas 'Dados do pensionista' e 'Dados Adicionais'.
Controle de Acumulação de Cargos
Visão do usuário:
Foi criada a transação "Controle de Acumulação de Cargos", form ERG0325. Esta transação permite cadastrar e fazer manutenção dos cargos que podem ser acumulados. Essa associação permite que um funcionário, com pelo menos dois vínculos concomitantes, possa exercer dois cargos, também, de forma concomitante. Isto significa, que o funcionário poderá acumular esses cargos. Para realizar essa associação, a tela apresenta o bloco "Controle de Acumulação de Cargos" para o lançamento dos cargos que irão permitir acumulação. No bloco há dois campos para o cadastro dos códigos desses cargos, cada qual com lista de valores associada, listando os códigos de cargos válidos no sistema, facilitando o cadastro. Por fim, ao lado de cada código de cargo, apresenta-se a sua descrição.
Essa nova característica implica em algumas alterações no cadastro e manutenção de cargos. Quando for feito o cadastro ou manutenção de um cargo para um certo funcionário e este possuir dois ou mais vínculos concomitantes, como consequência ele poderá ficar no exercício de cargos de forma concomitante, ou seja, possuir um acumulo de cargos. Ao efetivar a operação, se os cargos não possuírem associação na transação de "Controle de Acumulação de Cargos", a operação será barrada e o usuário receberá uma mensagem de erro, informando que o cargo em questão não permite acumulação com um outro cargo que o funcionário esteja exercendo em outro vínculo. Esse controle é feito nas transações "Ingresso", "Provimentos", "Eventos de Cargo" e qualquer outra transação responsável por cadastro e manutenção de cargos para funcionários.
Para implementar essa nova característica, foram necessárias algumas alteração no banco de dados.
Detalhes Técnicos:
Para executar a tarefa, foi necessário criar a seguinte tabela:
- ERG_COD_ACUM_CARGO para conter os códigos dos cargos que podem ser acumulados concomitantemente. Esta tabela apresenta as colunas abaixo:
+ CARGO1: código do primeiro cargo. É um NUMBER(6) e NOT NULL;
+ CARGO2: código do segundo cargo. É um NUMBER(6) e NOT NULL.
Apresenta as constraints:
- ERG_COD_ACUM_CARGO_PK que é uma PRIMARY KEY composta pelas colunas CARGO1 e CARGO2.
- ERG_COD_ACUM_CARGO1_FK que é uma FOREIGN KEY sobre a coluna CARGO1 para a tabela CARGOS_ coluna CARGO;
- ERG_COD_ACUM_CARGO2_FK que é uma FOREIGN KEY sobre a coluna CARGO2 para a tabela CARGOS_ coluna CARGO.
Para a tabela, foram geradas as triggers:
- T_BS_IUD_ERG_COD_ACUM_CARGO;
- T_B_IUD_ERG_COD_ACUM_CARGO;
- T_A_IUD_ERG_COD_ACUM_CARGO.
Além dissso, foi gerada a package "PCK_ERG_COD_ACUM_CARGO".
Nesta package, foi criada a função VALIDA_ACUMULACAO_CARGO.
Esta função tem por finalidade verificar durante o cadastro ou alteração de um determinado cargo para um certo funcionário, se ele pode acumular esse cargo com outro cargo que ele possua em outro vínculo e que seja concomitante a esse novo cadastro ou alteração. Essa associação é feita através do cadastro dos cargos na tabela de acúmulo de cargos, ERG_COD_ACUM_CARGO. Caso o novo cargo não tenha essa associação, a função retorna "FALSE" não validando o acumulo de cargos para o funcionário e cargo em questão. Além disso, o outro cargo que o funcionário possui em outro vínculo e que não aceita acumulação, é retornado pela função através de um parâmetro de saída. Cabe as rotinas que fizerem uso dessa função, emitir uma mensagem de erro barrando o cadastro ou a alteração, avisando que os cargos ocupados de forma concomitante pelo funcionário, não permitem acumulação.
Apresenta os seguintes parâmetros:
- P_NUMFUNC: número de identificação funcional;
- P_NUMVINC: número do vínculo;
- P_CARGO: código do cargo a ser validado;
- P_DTINI: data inicial de exercício do cargo;
- P_DTFIM: data de término de exercício do cargo;
- P_TIPOEVENTO: Identificação do tipo de evento. Pode ser omitido se o sistema não trabalhar com eventos;
- P_CARGO2: Retorna o cargo que o funcionario possui em outro vínculo e que não aceita acumulação de cargos.
Pode ser utilizada nas packages das tabelas ERG_INGRESSO, EVENTO_FUNC, PROVIMENTOS_EV e qualquer outra rotina que valide o cadastro ou alteração de cargos.
Como descrito acima, essa função foi adicionada no procedimento MAIN_POS das packages: PCK_ERG_INGRESSO, PCK_EVENTO_FUNC, PCK_PROVIMENTOS_EV. Quando não for permitido o acumulo de cargos, nas packages é emitido o erro de código 3093.
Para finalizar todo o esquema, foi criada a transação "Controle de Acumulação de Cargos", form ERG0325. Esta transação permite cadastrar e fazer manutenção dos cargos que podem ser acumulados. Essa associação permite que um funcionário, com pelo menos dois vínculos concomitantes, possa exercer dois cargos, também, de forma concomitante. Isto significa, que o funcionário poderá acumular esses cargos. Para realizar essa associação, a tela apresenta o bloco "Controle de Acumulação de Cargos" para o lançamento dos cargos que irão permitir acumulação. No bloco há dois campos para o cadastro dos códigos desses cargos, cada qual com lista de valores associada, listando os códigos de cargos válidos no sistema, facilitando o cadastro. Por fim, ao lado de cada código de cargo, apresenta-se a sua descrição.
O menu do ERGON foi alterado para adicionar essa nova transação.
Foi criado um script para cadastrar o código de erro 3093 na tabela HAD_ERROS, cadastrar a nova transação na tabela TRANSACAO e o nome do bloco "Controle de Acumulação de Cargos" na tabela HAD_BLOCOS_TIT.
Validando a tarefa, foi encontrado um problema na transação "Cargos", form ERG0034, onde as flags "Cargo" e "Função", e o campo "Tipo do Cargo" não apareciam na tela quando o sistema trabalhava com eventos. Isso foi corrigido na trigger de PRE-FORM da tela.