BLV Técnico Versão 5.02 (Continuação)
Novas características no controle de vaga por quadro
Visão do usuário:
No sistema foi incorporado ao controle de vaga por quadro, o controle de quadro por regime jurídico e por tipo de vínculo. Na criação de um quadro será possível restringir o quadro para um determinado regime jurídico ou para todos regimes, e também restringir o quadro para um, ou mais tipos de vínculos. Nas transações de movimentação de vagas de quadro, foram criados os campos para o tipo de vínculo e o regime jurídico. Se um desses campos não for preenchido, então ele será válido para todos os tipos de vínculos/regimes jurídicos. No cadastro dos tipos de vínculos válidos, aperte o botão tipos de vínculos, que irá aparecer uma janela, e cadastre os tipos de vínculos. Somente é possível cadastrar essa parametrização do quadro no momento de sua criação. Não haverá mudança para os quadros já existentes, pois eles estarão com os campos de regime jurídico e tipo de vínculo em brancos. Essa restrição será válida para novos quadros.
Na transação de movimentação de quadros, na lista de valores dos cargos controlados por quadros, não serão mostrados aqueles cargos que possuem cargo aglutinador. O quadro deverá ser cadastrado pelo cargo aglutinador.
Detalhes Técnicos:
No sistema foi incorporado ao controle de vaga por quadro, o controle de quadro por regime jurídico e por tipo de vínculo. Na criação de um quadro será possível restringir o quadro para um determinado regime jurídico ou para todos regimes, e também restringir o quadro para um, ou mais tipos de vínculos. Nas transações de movimentação de vagas de quadro, foram criados os campos para o tipo de vínculo e o regime jurídico. Se um desses campos não for preenchido, então ele será válido para todos os tipos de vínculos/regimes jurídicos. No cadastro dos tipos de vínculos válidos, aperte o botão tipos de vínculos, que irá aparecer uma janela, e cadastre os tipos de vínculos. Somente é possível cadastrar essa parametrização do quadro no momento de sua criação. Não haverá mudança para os quadros já existentes, pois eles estarão com os campos de regime jurídico e tipo de vínculo em brancos. Essa restrição será válida para novos quadros.
Na transação de movimentação de quadros, na lista de valores dos cargos controlados por quadros, não serão mostrados aqueles cargos que possuem cargo aglutinador. O quadro deverá ser cadastrado pelo cargo aglutinador.
Na tabela ERG_QUADRO, foram adicionadas as colunas REGIMEJUR e TIPOVINC. Nas transações de movimentação de vagas de quadro, foram adicionados esses campos, sendo necessário revisar a edição de tela dessas transações.
Foi feito o empacotamento da tabela ERG_QUADRO. Foi criada a package PCK_ERG_QUADRO que irá fazer as validações da tabela, e nessa package foram colocadas algumas funções de QUADRO_PACK.
Na tabela ERG_HIST_QUADRO, a constraint erg_hist_quadro_id_fk foi recriada com a cláusula on delete cascade.
A tabela ERG_QUADRO_AUX será removida, e será necessário remover as referências a essa tabela:
A function EPA__ERG_QUADRO_AUX foi removida de PCK_AFTER_CERGON. A function EPB__ERG_QUADRO_AUX foi removida de PCK_BEFORE_CERGON. Em EP__QUADRO, as functions e procedures que tinham como parâmetros (q erg_quadro%rowtype,qa erg_quadro_aux%rowtype), foram alteradas para (p_row_new ERG_QUADRO%ROWTYPE, p_row_old ERG_QUADRO%ROWTYPE, p_tipo_dml VARCHAR2), onde p_row_new é o novo registro de ERG_QUADRO, p_row_old é o antigo registro de ERG_QUADRO, p_tipo_dml é a operação que está sendo realizada no registro ("I","U","D").
Foram removidas as constraints CONVOC_VAGA_CARGO_FK, PROV_VAGA_CARGO_FK, EV_FUNC_VAGACARGO_FK, DESIG_VFUNCAO_FK, DESIGEV_NUMVAGA_FK, SUBSTAUSENCEV_NUMVAGA_FK, ERGINGR_NUMVAGA_FK.
Foi criada a view ERG_QUADRO_VW, com as colunas de ERG_QUADRO, mais os regimes jurídicos e tipos de vínculos dos registros de quadros.
Nas transações que utilizam o controle de quadro, foi alterada as listas de valores para mostrar as vagas válidas para o servidor com essa nova parametrização.
Geração da DIRF e da RAIS por sub-empresa
Visão do usuário:
Nas transações de geração dos arquivos para a DIRF e RAIS, foi incluído o controle por sub-empresa, cuja informação será gerada a partir da ficha financeira. Para isto, será necessário criar a opção genérica RUBSUBEMP, no grupo ERGON, que irá armazenar a rubrica auxiliar para o código da sub-empresa da ficha financeira. A folha deverá preencher automaticamente este campo com a subempresa, quando for o caso.
Na tela foi incluido o campo SUB-EMPRESA, onde será informada a sub-empresa cujas informações serão geradas. No caso de não haver controle por sub-empresa, o campo aceitará valor em branco.
Detalhes Técnicos:
No sistema, foi criada a opção genérica denominada RUBSUBEMP, que irá armazenar a rubrica auxiliar para o código da sub-empresa da ficha financeira. A folha deverá preencher este campo com a sub-empresa, quando for o caso.
Nas tabelas DIRF_ITENS, DIRF_TOTAIS, FICHAS_VINCULOS e RAIS_INFO foi criada a coluna SUBEMP_CODIGO, para armazenar o código da sub-empresa gerado pela folha, para controle por empresa/sub-empresa.
Os indices RAIS_INFO_UK, DIRF_ITENS_UK e DIRF_TOTAIS_UK também foram alterados com a inclusão da coluna SUBEMP_CODIGO.
Além disso, foram alterados os forms ERG0072 e ERG0192 para atribuirem valor ao campo SUBEMP_CODIGO das tabelas DIRF_ITENS, DIRF_TOTAIS e RAIS_INFO, a partir do valor correspondente gerado pela folha na tabela FICHAS_VINCULOS. As alterações foram feitas nas programs units PRC_GERA_INFO e PRC_GERA_VALORES, GRAVA_REG, GRAVA_ARQ, GRAVA_ARQ_DIRF e GRAVA_ARQ_INFDECL.
Na package PACK_ERGON, procedure RAIS_REMOVE_SEM_RENDA, foi feita alteração para lidar com o controle por sub-empresa; e na package PCK_RAIS_INFO foi criada procedure PRC_RAIS_SELEC_FUNC, cujas linhas de comando foram alocadas da procedure EP__RAIS_SELEC_FUNC que ficou somente para customizações.
E para finalizar, foi incluida a coluna SUBEMP_CODIGO nas views DIRF_VW_REG_2 e DIRF_VW_REG_9, que são usadas na composição do layout de arquivo.
Validação no cadastro de atributos
Visão do usuário:
O lançamento de atributos para funcionário teve uma alteração na regra de verificação da validade do atributo : antes, somente o evento pagador era considerado na validação do atributo. A partir de agora, todos os eventos válidos para o vínculo em questão serão utilizados na validação do lançamento do atributo. Assim, se todos os eventos não permitirem o lançamento do atributo, uma mensagem de erro será apresentada. Caso contrário, se pelo menos um dos eventos aceitar o atributo, a transação é efetivada com sucesso.
Para essa funcionalidade, foi criada a mensagem de erro 1571 no sistema Ergon.
Alteracões na transação Rubrica
Visão do usuário:
A transação 'Rubrica' foi alterada. Foram alocados para ela os campos das transações 'Complementos de Rubrica', 'Fatores Folha/Rubrica' e 'Rubricas/Verba', e disponibilizados através de telas em páginas. Sendo assim, foi criado uma página para as informações de rubrica e complementos de rubrica, outra para as informações de fatores folha/rubrica e outra para as informações de rubricas/verba.
Com esta associação, as transações envolvidas (Complementos de Rubrica, Fatores Folha/Rubrica e Rubricas/Verba) foram removidas do menu do sistema Ergon, uma vez que seus dados estarão disponíveis através da transação Rubrica.
Detalhes Técnicos:
No form ERG0209 (transação Rubrica), foram alocados os campos que existiam nos forms ERG0047 (Complementos de Rubrica), ERG0210 (Fatores Folha/Rubrica) e ERG0040 (Rubricas/Verba), disponibilizados através da criação de tab-pages. Sendo assim, foi criada uma tab-page para os dados de fatores folha/rubrica e outra para os dados de rubricas/verba.
Com esta associação, as transações envolvidas (Complementos de Rubrica, Fatores Folha/Rubrica e Rubricas/Verba) foram removidas do menu Ergon, e na tabela de transação o nome do arquivo destas transações foi setado com valor nulo.
Lançamento da quantidade nos registros de frequência
Visão do usuário:
O lançamento de quantidade nos registros de frequência foi alterado. Antes, a quantidade era sempre um valor numérico, independente da unidade que ela representava. Ou seja, num lançamento de horas, por exemplo, para se lançar 3 horas e meia era necessário informar uma quantidade de 3.5 . Agora, o campo QUANTIDADE recebeu uma nova configuração para indicar o seu tipo de valor, de acordo com o código de frequência a que ele se refere. Com isso, para cada código de frequência é possível informar se a quantidade a ele referida é um valor numérico inteiro (INTEIRO), um valor numérico com 2 casas decimais (DECIMAL) ou um valor de hora (HH:MI). Com isso, na transação de Frequências, o usuário poderá informar os valores de quantidade no formato correto seja qual for o tipo de valor. Assim, para lançar 3 horas e meia, agora o usuário deverá lançar 03:30. E o sistema automaticamente converterá este valor para minutos e armazenará no banco de dados.
Para essa implementação tivemos a alteração de duas transações descritas abaixo :
"Códigos de Frequência" :
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Esta transação foi alterada para acrescentar dois novos campos responsáveis pelas configurações de valor da quantidade. Os dois campos criados foram :
- Preenchimento do Campo Quantidade : neste campo, o usuário deverá informar obrigatoriamente o tipo de preenchimento do campo quantidade na transação "Frequências". Os possíveis valores para este campo são : OBRIGATORIO (o preenchimento da quantidade é obrigatório), OPCIONAL (o preenchimento da quantidade é opcional) ou PROIBIDO (o preenchimento da quantidade é proibido);
- Formato do Campo Quantidade : neste campo, o usuário deverá informar obrigatoriamente o formato dos valores do campo quantidade na transação "Frequências". Os possíveis valores para este campo são : INTEIRO (valores numéricos inteiros), DECIMAL (valores numéricos com até 2 casas decimais) ou HH:MI (valores de horário no formato HH24:MI).
Frequência
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Esta transação foi alterada da seguinte maneira :
- O campo QUANTIDADE passou a aceitar valores numéricos e valores de horário. Antes, este campo aceitava apenas valores numéricos;
- Foi acrescentado o campo FORMATO QUANTIDADE (campo somente de consulta) para indicar ao usuário qual o tipo de valor a ser usado no preenchimento do campo QUANTIDADE.
Detalhes Técnicos:
Para a implementação desta funcionalidade, foram necessárias as seguintes alterações em objetos do banco de dados :
- Criação dos campos TIPO_PREENCHIMENTO (varchar2(11)) e FORMATO_QTD (varchar2(7)) na tabela CODIGOS_FREQ_;
- Atualização dos campos acima citados com os valores default 'OPCIONAL' e 'DECIMAL', respectivamente;
- Criação das constraints de NOT NULL para os campos acima;
- Alteração da view CODIGOS_FREQ para acrescentar os campos acima;
- Codificação de validação na package PCK_FREQUENCIAS para consistir o valor informado no campo QUANTIDADE de acordo com as configurações informadas nos campos TIPO_PREENCHIMENTO e FORMATO_QTD da tabela CODIGOS_FREQ_.