BLV Técnico Versão 5.00 (Continuação)
Criação de novas tablespaces para as tabelas do usuário ERGON
Detalhes Técnicos:
A partir desta versão, o usuário ERGON tem à sua disposição três novas tablespaces, cada uma com uma característica distinta.
Tablespace ERGON_TS_PEQ : pequena - extents de 64k
Tablespace ERGON_TS_MED : média - extents de 1M
Tablespace ERGON_TS_GDE : grande - extents de 8M
Para tanto, antes de rodarmos o script de migração, é necessário que o DBA :
(1) copie o arquivo ERGON.TBS que está na raiz do CD;
(2) edite o arquivo ERGON.TBS, alterando os nomes dos datafiles conforme desejado;
(3) rode o script no SQL*Plus conectado com um usuário que possua privilégios suficientes para criar as tablespaces.
Todas estas tablespaces utilizam o conceito de tablespace com dicionário de dados gerenciado localmente : isso faz com que seja dispensado o acesso ao dicionário de dados para a alocação/reorganização de extents, quando necessário.
A maioria das tabelas do ERGON serão migradas para esta nova tablespace. Tabelas com colunas LONG provavelmente serão migradas numa próxima fase.
As tabelas de auditoria não estão incluídas nesta lista uma vez que elas já têm tablespaces próprias (dados e índices).
Os índices acompanharam a movimentação das tabelas, porém foram movidos para tablespaces com sufixo _IDX (tabela na tablespace ERGON_TS_PEQ tem seus índices na tablespace ERGON_TS_PEQ_IDX e assim sucessivamente).
Caso o cliente não crie estas tablespaces, comandos que irão mover tabelas e índices para as novas tablespaces irão falhar (ORA-00959 - tablespace "XXXX" does not exist"). O arquivo que move a tablespace pode ser encontrado em \ergon\versao_5.0\aps\move.zzz, e poderá ser aplicado posteriormente, caso o cliente crie as tablespaces contidas no arquivo \ergon.tbs.
Consistência X Pré-contagem
Visão do usuário:
Existe uma consistência do número de dias do período aquisitivo contra a parametrização de contagem, responsável por verificar se o número de dias do período aquisitivo encontra-se dentro dos limites parametrizados.
Esta consistência passou a ser realizada somente se não existir uma pré-contagem na data de início do período aquisitivo, em caso de inclusão de um novo período; e foi aplicada tanto para Férias quanto para Licença Especial.
Detalhes Técnicos:
A validação do número de dias do período aquisitivo contra parametrização de PARAMETROS_CONTA deverá ser feita somente se não houver uma pré-contagem na data de início do período aquisitivo que está sendo cadastrado. Assim, as packages PCK_PERAQFER e PCK_PERAQLICESP passaram a realizar uma consulta na tabela PRE_CONTA para verificar a existência ou não dessa pré-contagem.
Para a realização dessa consulta, são utilizadas as seguintes opções do Sistema Hades :
- FINALIDADE_FERIAS (sistema Ergon, grupo CONTAGEM) : no caso da package PCK_PERAQFER;
- FINALIDADE_LICESP (sistema Ergon, grupo CONTAGEM) : no caso da package PCK_PERAQLICESP.
Essa consulta só é realizada em caso de inclusão do período aquisitivo e, se retornar dados, significa que a validação do número de dias do período aquisitivo não deverá ser realizada.
Rotina GERA_FITABANCO
Visão do usuário:
A rotina denominada GERA_FITABANCO foi disponibilizada para ser executada através do sistema, dentro do grupo de rotinas FOLHA.
Detalhes Técnicos:
Foi criada a procedure GERAFB, que é usada no cadastro da rotina, e faz chamada à já existente function GERA_FITABANCO.
Também foram criados os scripts ROTINAS.SQL e PARAMETROS_ROTINAS.SQL, para inserir os dados da rotina GERA_FITABANCO nas tabelas ROTINAS e PARAMETROS_ROTINAS.
Entry-Point de Dependências
Detalhes Técnicos:
Foi acrescentado um Entry-Point EPB__DEPENDENCIAS na procedure MAIN_PRE da package PCK_DEPENDENCIAS.
Migração dos relatórios de C_ERGON
Detalhes Técnicos:
Foi criado um esquema de disparo de relatórios, permitindo assim que estes sejam executados pela web, além de uma série de outras novas características.
Para isso, será necessário cadastrar os parâmetros dos relatórios de C_Ergon e modificar os reports e as chamadas de reports dos forms. Em virtude desta migração, foi criado o documento "Migração dos relatórios C_Ergon.doc", que contém informações e explicações mais detalhadas sobre a migração.
Alteração no menu - Transação "Lotações do Funcionário"
Visão do usuário:
A opção "Lotação do Funcionário" da transação "Exercícios/ Funcionário" foi removida do menu "Provimentos e Lotações" e colocada dentro de um novo menu.
Este novo menu, denominado "Exercícios", foi criado dentro da opção "Histórico Funcional".
Detalhes Técnicos:
O menu foi alterado, onde foi criado o menu EXERCICIOS_MENU como submenu do HISTFUNC_MENU ("Histórico Funcional") com o título "Exercícios". O menu do form ERG0085 (Exercícios/ Funcionário) EXERCICIOS_FUNCIONARIO ("Lotação do Funcionário") foi removido do menu PROVIMENTOS_MENU ("Provimentos e Lotações") e colocado como um submenu de EXERCICIOS_MENU.
Também foi feito update na tabela TRANSACAO, mudando o valor da coluna ITEMMENU de PROVIMENTOS_MENU.EXERCICIOS_FUNCIONARIO para EXERCICIOS_MENU.EXERCICIOS_FUNCIONARIO.
No menu EXERCICIOS_MENU foram criados os menus CERG01, CERG02 e CERG03 que são menus disponíveis para acessar alguma transação customizada que possa ser criada no cliente.
Alterações no menu - Transações de consulta de Histórico Funcional
Visão do usuário:
Foi criado um novo menu denominado "Consultas", dentro da opção "Histórico Funcional". Nele foram re-alocadas todas opções de consulta que estavam dentro dos menus Provimentos, Designações, Substituições e Eventos.
Detalhes Técnicos:
O menu foi alterado, através da criação do menu CONSULTAS_MENU como submenu do HISTFUNC_MENU ("Histórico Funcional") com o título "Consultas". O menu dos forms de consulta Provimentos, Designações, Substituições e Eventos foram removidos dos menus PROVIMENTOS_MENU.PROVIMENTOS_CONSULTAS_MENU, CHEFIAS_MENU.CHEFIAS_CONSULTAS_MENU, SUBSTITUICOES_MENU.CONSULTAS e EVENTOFUNC_MENU.CONSULTAS_EVENTO_FUNC e colocados diretamente no menu CONSULTAS_MENU.
Foi feito também update na tabela TRANSACAO, mudando o valor da coluna ITEMMENU para cada um dos forms de consulta. Além disso foi feito update para migrar as transações de C_ERGON para as novas posições no menu, caso elas existam. Mas é importante ressaltar que talvez alguns ajustes sejam necessário para as transações customizadas que porventura existam.
Na tabela MENUDEF, os menus PROVIMENTOS_MENU.PROVIMENTOS_CONSULTAS_MENU, CHEFIAS_MENU.CHEFIAS_CONSULTAS_MENU, SUBSTITUICOES_MENU.CONSULTAS e EVENTOFUNC_MENU.CONSULTAS_EVENTO_FUNC foram removidos e o menu HISTFUNC_MENU.CONSULTAS_MENU foi inserido.
Novos relatórios sobre a configuração do histórico funcional
Visão do usuário:
Foi criado o grupo de relatórios 11 - Configuração Histórico Funcional, contendo relatórios sobre as tabelas de configuração do histórico funcional (menu Tabelas). Nele foram também criados e cadastrados 30 relatórios.
Detalhes Técnicos:
Foi criado o grupo de relatórios 11 - Configuração Histórico Funcional, que contém os relatórios sobre as tabelas de configuração do histórico funcional (menu Tabelas).
Nele foram criados e cadastrados 30 relatórios. O script TAREFA_17486.SQL faz a inserção dos dados cadastrais dos relatórios.
Botão de mudança de modo de trabalho das transações
Visão do usuário:
As transações que seguem abaixo passaram a ter dois modos de trabalho distintos, que podem ser acessados através de um botão, presente em cada tela. São elas:
CARGOS, CATEGORIAS, CODIGOS DE FREQUENCIA, FORMAS DE PROVIMENTO, MOTIVO DE PUBLICACAO, TIPO DE VINCULO, ESPECIALIDADE, FINALIDADE DE CONTAGEM, FORMAS DE VACANCIA, HORARIO DE TRABALHO, JORNADAS, REGIMES JURIDICOS, ATIVIDADES, TABELAS DE VENCIMENTO, TIPO DE APOSENTADORIA, TIPO DE ATRIBUTO, TIPO DE BENEFICIO, TIPO DE EVENTO, TIPO DE FREQUENCIA, TIPO DE INCORPORACAO e TURNOS.
O primeiro modo de trabalho (modo padrão) foi denominado Modo de Consulta, onde serão apresentados na tela somente os dados referentes à empresa cujo usuário está conectado. Neste modo não é possível alterar os dados.
O segundo modo de trabalho é o Modo de Cadastro. Nele todos os dados (independentemente da empresa à qual o usuário está conectado) são apresentados na tela, sendo possível também alterá-los.
Detalhes Técnicos:
As transações abaixo :
CARGOS, CATEGORIAS, CODIGOS DE FREQUENCIA, FORMAS DE PROVIMENTO, MOTIVO DE PUBLICACAO, TIPO DE VINCULO, ESPECIALIDADE, FINALIDADE DE CONTAGEM, FORMAS DE VACANCIA, HORARIO DE TRABALHO, JORNADAS, REGIMES JURIDICOS, ATIVIDADES, TABELAS DE VENCIMENTO, TIPO DE APOSENTADORIA, TIPO DE ATRIBUTO, TIPO DE BENEFICIO, TIPO DE EVENTO, TIPO DE FREQUENCIA, TIPO DE INCORPORACAO e TURNOS.
Passaram a ter dois modos de trabalho distintos, que podem ser acessados através de um botão de mudança de modo de trabalho presente em cada tela.
O primeiro modo de trabalho (modo padrão) é o Modo de Consulta. Neste modo, são apresentados na tela somente os dados referentes à empresa em que o usuário está conectado. Quando a transação está em Modo de Consulta, não é possível alterar os dados.
O segundo modo de trabalho é o Modo de Cadastro. Nele, todos os dados (independentemente da empresa à qual o usuário está conectado) são apresentados na tela. Quando a transação está em Modo de Cadastro, é possível alterar os dados.
Para a implementação desta tarefa, foi necessário criar um novo Object Group em ERG_CLAS.FMB e em ERGON.OLB. Este Object Group contém os objetos necessários para a implementação desta alteração nos forms que necessitarem.
A utilização deste objeto é simples :
1) Deve-se referenciar o Object Group OG_MODOS_FORM de ERGON.OLB;
2) Entrar no botão BTN_MUDA_MODO (bloco BLOCK_MODO) e alterar sua propriedade CANVAS para identificar o canvas onde o botão deverá aparecer;
3) Na trigger PRE-FORM, colocar a chamada para a procedure DESABILITA_DML_BLOCO. Esta procedure recebe como parâmetros o nome do bloco base e o nome da view base da transação;
4) Posicionar o botão BTN_MUDA_MODO na tela.
Alterações nas transações
Detalhes Técnicos:
Nos forms erg0051, erg0077, erg0262 foram alterados o ícone dos botões para o nome ifldopen