BLV Técnico Versão 5.00
Boletim de Liberação de Versão
SISTEMA ERGON
Versão: 5.00
Pré requisitos do sistema:
Versão do Banco Oracle: 8.1.7 ou superior
Sistema Operacional: Windows NT 4.0/ Windows 95.
Esta versão requer que a package DBMS_ALERT esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_ALERT TO HADES, ERGON, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.
Nas máquinas com NT o usuário do sistema operacional deve ter permissão de acesso (FULL ACCESS) às chaves do registry definidas para execução dos FORMS.
Avisos importantes para a parte técnica :
1) Antes de fazer a instalação do ERGON, deve-se fazer um backup de todas as functions, procedures, package specifications, package bodies e views do usuário customizado C_ERGON. Ao final da migração, deve-se fazer uma comparação do que existia no cliente com a nova estrutura do usuário customizado. As customizações que já haviam sido realizadas devem ser reaplicadas na nova estrutura.
2) Ainda em relação ao ambiente do C_ERGON, a codificação dos entry-points das transações do ERGON estão nas packages PCK_AFTER_CERGON e PCK_BEFORE_CERGON. Essas packages podem conter códigos de customizações específicas criados pelo próprio cliente. Por este motivo é importantíssimo que o procedimento descrito a seguir seja realizado. Em primeiro lugar, esses arquivos precisam ser copiados do CD de instalação do Ergon, onde poderão ser encontrados na pasta denominada "c_ergon". São quatro arquivos que possuem os seguintes nomes: PCK_AFTER_CERGON.PKS, PCK_BEFORE_CERGON.PKS (as especificações das packages) e PCK_AFTER_CERGON.PKB, PCK_BEFORE_CERGON.PKB (o corpo das packages). Após a cópia, estes arquivos deverão ser comparados com os mesmos objetos que estão aplicados no banco e através de um simples COPY/PASTE o cliente deverá adicionar nas packages que estão no seu ambiente os novos entry-points de transação que foram criados. É necessário alterar todos os quatros objetos, ou seja, duas packages specification e duas packages bodies.
Para aqueles clientes que utilizam a emissão de atos, o sistema utiliza-se de macros para a criação desses. Neste caso, para que o Microsoft Word funcione, o nível de segurança para macros não pode estar setado no máximo, pois isto desabilita a execução de macros dentro do editor, impossibilitando assim a emissão dos atos.
Quando da instalação completa do sistema ou quando da migração de versão, sugerimos que todos os segmentos de rollback sejam colocados offline e que apenas um segmento de rollback fique online. Este segmento deverá ser o maior segmento de rollback do banco de dados. Opcionalmente pode-se criar um segmento de rollback muito grande em uma nova tablespace e remover esta tablespace (e seu arquivo físico) após a instalação/migração. Outro aspecto a ser considerado é que o tal segmento para a instalação/migração não pode estar com o OPTIMAL setado porque isto poderá acarretar no erro ORA-01555 : snapshot too old.Sugerimos também que o parâmetro OPEN_CURSORS seja alterado para, pelo menos, 2500 quando da migração, e que o parâmetro SHARED_POOL_SIZE seja revisto, pois os sistemas Archon se utilizam de program units por vezes bastante grandes. Um valor sugerido seria algo em torno de 200Mb.
O parâmetro JOB_QUEUE_PROCESSES, cujo valor default é ZERO, deve ser setado para algum valor diferente de ZERO, entre 1 e 36.
Antes de iniciar a migração do sistema, é necessário que o DBA execute o script ERGON.TBS que se encontra na raiz do CD (maiores detalhes no corpo do BLV técnico desta versão).
A versão do Developer a ser utilizada deve o Forms 6.0.8.18.3 / Reports 6.0.8.18.0 (patch 9 de correção da Oracle) ou superior.
Para ambientes distribuídos, sugerimos que os forms, os reports, os atos e quaisquer outros recursos que devem estar disponíveis para o usuário através da rede fiquem em máquinas com o mesmo nome (exemplo : ARCHON) para diferentes sub-redes. Desta forma, opções como diretório de help, documentos, entre outros, ficarão facilmente acessíveis para cada sub-ponto da rede, sem acarretar problemas para o administrador de rede, que deve apenas se preocupar com a atualização dos arquivos que devem ser distribuídos.
Novas Características/Implementações
Transação Publicações / Funcionário
Visão do usuário:
Esta transação foi alterada para permitir a ordenação dos dados utilizando a data do Diário Oficial e a data da Publicação em ordem decrescente, de forma a facilitar a localização das publicações mais recentes.
Detalhes Técnicos:
Foram acrescentados botões para selecionar a ordem de apresentação dos dados no canvas PUBLICACAO do form ERG_CLAS.fmb .
Tabela TIPO_CONTAGEM.
Detalhes Técnicos:
A tabela TIPO_CONTAGEM foi criada com a seguinte estrutura:
TIPO NOT NULL VARCHAR2(15)
NOME VARCHAR2(60)
DATA_PRE_TIPO DATE
DESTINO_TIPO VARCHAR2(8)
EXPIRACAO NUMBER(3)
Primary Key: TIPO_CONTAGEM_PK coluna TIPO
Os comentários sobre as colunas também foram criados.
Tabela TIPO_CONTA_FINALIDADES.
Detalhes Técnicos:
A tabela TIPO_CONTA_FINALIDADES foi criada com a seguinte estrutura:
TIPO NOT NULL VARCHAR2(15)
FINALIDADE NOT NULL VARCHAR2(20)
Primary Key: TIPO_CONTA_FINAL_PK coluna TIPO, FINALIDADE
Foreign Key:
TIPOCTAFIN_TIPOCONTAGEM_FK coluna TIPO com a coluna TIPO da tabela TIPO_CONTAGEM
TIPOCTAFIN_FINCONTA_FK coluna FINALIDADE com a coluna FINALIDADE da tabela FINALIDADE_CONTA
Índices:
TIPOCTAFIN_TIPOCONTAGEM_FK_I coluna TIPO
TIPOCTAFIN_FINCONTA_FK_I coluna FINALIDADE
Os comentários sobre as colunas também foram criados.
Tabela CONTAGENS.
Detalhes Técnicos:
A tabela CONTAGENS foi criada com a seguinte estrutura:
CONTAGEM NOT NULL NUMBER(10)
TIPO VARCHAR2(15)
DESCRICAO VARCHAR2(2000)
DATA_ABER DATE
DATA_PROC DATE
DATA_FECHO DATE
DESTINO VARCHAR2(8)
EXPIRACAO NUMBER(3)
Primary Key: CONTAGEM_PK coluna CONTAGEM
Foreign Key:
CONTAGENS_TIPOCONTAGEM_FK coluna TIPO com a coluna TIPO da tabela TIPO_CONTAGEM
Índices:
CONTAGENS_TIPOCONTAGEM_FK_I coluna TIPO
Os comentários sobre as colunas também foram criados.
Tabela CONTAGENS_VINCULO.
Detalhes Técnicos:
A tabela CONTAGENS_VINCULO foi criada com a seguinte estrutura:
CONTAGEM NOT NULL NUMBER(10)
NUMFUNC NOT NULL NUMBER(8)
NUMVINC NOT NULL NUMBER(2)
DTINI DATE
DTFIM DATE
Primary Key: CONTAGEM_VINC_PK colunas CONTAGEM, NUMFUNC e NUMVINC
Foreign Key:
CONT_VINC_CONTAGEM_FK coluna CONTAGEM com a coluna CONTAGEM da tabela CONTAGENS
Índices:
CONT_VINC_CONTAGEM_FK_I coluna CONTAGEM
Os comentários sobre as colunas também foram criados.
Pré Contagem
Visão do usuário:
Houve alteração no menu, onde a opção "Histórico Funcional - Averbações de Tempo" passou a ser "Histórico Funcional - Contagem de Tempo".
Foi movida também a transação de Pré - Contagem, do menu "Processos - Contagem de Tempo", para o novo menu "Histórico Funcional - Contagem de Tempo".
Transação Lista Contracheque
Visão do usuário:
Na transação "Lista Contracheque" foram adicionados os botões "Rubrica/Mês_Ano_Competência" e "Mês_Ano_Competência/Rubrica", cuja funcionalidade é a de permitir ao usuário escolher a ordenação desejada na tela. O botão "Rubrica/Mês_Ano_Competência" classifica primeiramente a listagem do contracheque por ordem crescente do código das rubricas e por fim em ordem decrescente do mês/ano de competência. O botão "Mês_Ano_Competência/Rubrica" classifica primeiramente a listagem do contracheque por ordem decrescente do mês/ano de competência e por fim em ordem crescente do código das rubricas. A indicação em negrito do título do botão, indica a ordenação que está sendo feita.
Os novos botões estão disponíveis nas fichas: "Rubricas", "Lista Retidos" e "Rubricas Auxiliares".
Modificação da transação "Folhas"
Visão do usuário:
Na transação "Folhas" foi criado o botão "Ver ocorrências", que mostra as ocorrências relativas ao processamento da folha.
Detalhes Técnicos:
Foi criada a tabela FOLHAS_OCORRENCIAS para armazenar as ocorrências do processo de geração da folha de pagamento.
Transação "Geração Manual de Eleitos"
Visão do usuário:
Na transação Geração Manual de Eleitos foi criada uma nova ficha na qual será possível, através do fornecimento de uma data de retroação, um grupo de eleitos e uma determinada folha, gerar um registro de retroativos para cada funcionário pertencente ao grupo de eleitos fornecido. Somente a data de retroação é obrigatória; a folha poderá ser omitida e os funcionários poderão ser inseridos um a um. A geração dos retroativos é feita acionando-se o botão "Gerar". Esta nova ficha vem de encontro à necessidade que existia de se gerar, para determinados eleitos, registros de retroativos que possam ser considerados pelo cálculo da folha de pagamentos.
Detalhes Técnicos:
Na declaração do procedimento GERA_ELEITO, foram adicionados mais dois parâmetros: "p_mes_ano_folha" e "p_num_folha" declarados como DEFAULT NULL. Assim eles poderão ser omitidos sem problemas, não invalidando os objetos que fazem referência a eles.
Além disso, no INSERT da tabela RETROATIVOS foram adicionados os dois novos parâmetros. Sendo assim, duas novas colunas foram criadas nesta tabela; são elas:
MES_ANO_FOLHA DATE : Mês/ano da folha para gerar retroação para uma folha específica (opcional)
NUM_FOLHA NUMBER(2,0) : número da folha para gerar retroação para uma folha específica (opcional).