BLV Técnico Versão 5.00

Boletim de Liberação de Versão

SISTEMA ERGON

Versão: 5.00

Pré requisitos do sistema:

Versão do Banco Oracle: 8.1.7 ou superior

Sistema Operacional: Windows NT 4.0/ Windows 95.

Esta versão requer que a package DBMS_ALERT esteja instalada no usuário SYS e que os usuários HADES, ERGON e C_ERGON tenham o privilégio de execução (GRANT EXECUTE ON DBMS_ALERT TO HADES, ERGON, C_ERGON). A disponibilidade da package e a execução do comando de permissão de execução devem ser executados pelo DBA.

Nas máquinas com NT o usuário do sistema operacional deve ter permissão de acesso (FULL ACCESS) às chaves do registry definidas para execução dos FORMS.

Avisos importantes para a parte técnica :

1) Antes de fazer a instalação do ERGON, deve-se fazer um backup de todas as functions, procedures, package specifications, package bodies e views do usuário customizado C_ERGON. Ao final da migração, deve-se fazer uma comparação do que existia no cliente com a nova estrutura do usuário customizado. As customizações que já haviam sido realizadas devem ser reaplicadas na nova estrutura.

2) Ainda em relação ao ambiente do C_ERGON, a codificação dos entry-points das transações do ERGON estão nas packages PCK_AFTER_CERGON e PCK_BEFORE_CERGON. Essas packages podem conter códigos de customizações específicas criados pelo próprio cliente. Por este motivo é importantíssimo que o procedimento descrito a seguir seja realizado. Em primeiro lugar, esses arquivos precisam ser copiados do CD de instalação do Ergon, onde poderão ser encontrados na pasta denominada "c_ergon". São quatro arquivos que possuem os seguintes nomes: PCK_AFTER_CERGON.PKS, PCK_BEFORE_CERGON.PKS (as especificações das packages) e PCK_AFTER_CERGON.PKB, PCK_BEFORE_CERGON.PKB (o corpo das packages). Após a cópia, estes arquivos deverão ser comparados com os mesmos objetos que estão aplicados no banco e através de um simples COPY/PASTE o cliente deverá adicionar nas packages que estão no seu ambiente os novos entry-points de transação que foram criados. É necessário alterar todos os quatros objetos, ou seja, duas packages specification e duas packages bodies.

Para aqueles clientes que utilizam a emissão de atos, o sistema utiliza-se de macros para a criação desses. Neste caso, para que o Microsoft Word funcione, o nível de segurança para macros não pode estar setado no máximo, pois isto desabilita a execução de macros dentro do editor, impossibilitando assim a emissão dos atos.

Quando da instalação completa do sistema ou quando da migração de versão, sugerimos que todos os segmentos de rollback sejam colocados offline e que apenas um segmento de rollback fique online. Este segmento deverá ser o maior segmento de rollback do banco de dados. Opcionalmente pode-se criar um segmento de rollback muito grande em uma nova tablespace e remover esta tablespace (e seu arquivo físico) após a instalação/migração. Outro aspecto a ser considerado é que o tal segmento para a instalação/migração não pode estar com o OPTIMAL setado porque isto poderá acarretar no erro ORA-01555 : snapshot too old.Sugerimos também que o parâmetro OPEN_CURSORS seja alterado para, pelo menos, 2500 quando da migração, e que o parâmetro SHARED_POOL_SIZE seja revisto, pois os sistemas Archon se utilizam de program units por vezes bastante grandes. Um valor sugerido seria algo em torno de 200Mb.

O parâmetro JOB_QUEUE_PROCESSES, cujo valor default é ZERO, deve ser setado para algum valor diferente de ZERO, entre 1 e 36.

Antes de iniciar a migração do sistema, é necessário que o DBA execute o script ERGON.TBS que se encontra na raiz do CD (maiores detalhes no corpo do BLV técnico desta versão).

A versão do Developer a ser utilizada deve o Forms 6.0.8.18.3 / Reports 6.0.8.18.0 (patch 9 de correção da Oracle) ou superior.

Para ambientes distribuídos, sugerimos que os forms, os reports, os atos e quaisquer outros recursos que devem estar disponíveis para o usuário através da rede fiquem em máquinas com o mesmo nome (exemplo : ARCHON) para diferentes sub-redes. Desta forma, opções como diretório de help, documentos, entre outros, ficarão facilmente acessíveis para cada sub-ponto da rede, sem acarretar problemas para o administrador de rede, que deve apenas se preocupar com a atualização dos arquivos que devem ser distribuídos.

Novas Características/Implementações

Transação Publicações / Funcionário

Visão do usuário:

Esta transação foi alterada para permitir a ordenação dos dados utilizando a data do Diário Oficial e a data da Publicação em ordem decrescente, de forma a facilitar a localização das publicações mais recentes.

Detalhes Técnicos:

Foram acrescentados botões para selecionar a ordem de apresentação dos dados no canvas PUBLICACAO do form ERG_CLAS.fmb .

Tabela TIPO_CONTAGEM.

Detalhes Técnicos:

A tabela TIPO_CONTAGEM foi criada com a seguinte estrutura:

TIPO NOT NULL VARCHAR2(15)

NOME VARCHAR2(60)

DATA_PRE_TIPO DATE

DESTINO_TIPO VARCHAR2(8)

EXPIRACAO NUMBER(3)

Primary Key: TIPO_CONTAGEM_PK coluna TIPO

Os comentários sobre as colunas também foram criados.

Tabela TIPO_CONTA_FINALIDADES.

Detalhes Técnicos:

A tabela TIPO_CONTA_FINALIDADES foi criada com a seguinte estrutura:

TIPO NOT NULL VARCHAR2(15)

FINALIDADE NOT NULL VARCHAR2(20)

Primary Key: TIPO_CONTA_FINAL_PK coluna TIPO, FINALIDADE

Foreign Key:

TIPOCTAFIN_TIPOCONTAGEM_FK coluna TIPO com a coluna TIPO da tabela TIPO_CONTAGEM

TIPOCTAFIN_FINCONTA_FK coluna FINALIDADE com a coluna FINALIDADE da tabela FINALIDADE_CONTA

Índices:

TIPOCTAFIN_TIPOCONTAGEM_FK_I coluna TIPO

TIPOCTAFIN_FINCONTA_FK_I coluna FINALIDADE

Os comentários sobre as colunas também foram criados.

Tabela CONTAGENS.

Detalhes Técnicos:

A tabela CONTAGENS foi criada com a seguinte estrutura:

CONTAGEM NOT NULL NUMBER(10)

TIPO VARCHAR2(15)

DESCRICAO VARCHAR2(2000)

DATA_ABER DATE

DATA_PROC DATE

DATA_FECHO DATE

DESTINO VARCHAR2(8)

EXPIRACAO NUMBER(3)

Primary Key: CONTAGEM_PK coluna CONTAGEM

Foreign Key:

CONTAGENS_TIPOCONTAGEM_FK coluna TIPO com a coluna TIPO da tabela TIPO_CONTAGEM

Índices:

CONTAGENS_TIPOCONTAGEM_FK_I coluna TIPO

Os comentários sobre as colunas também foram criados.

Tabela CONTAGENS_VINCULO.

Detalhes Técnicos:

A tabela CONTAGENS_VINCULO foi criada com a seguinte estrutura:

CONTAGEM NOT NULL NUMBER(10)

NUMFUNC NOT NULL NUMBER(8)

NUMVINC NOT NULL NUMBER(2)

DTINI DATE

DTFIM DATE

Primary Key: CONTAGEM_VINC_PK colunas CONTAGEM, NUMFUNC e NUMVINC

Foreign Key:

CONT_VINC_CONTAGEM_FK coluna CONTAGEM com a coluna CONTAGEM da tabela CONTAGENS

Índices:

CONT_VINC_CONTAGEM_FK_I coluna CONTAGEM

Os comentários sobre as colunas também foram criados.

Pré Contagem

Visão do usuário:

Houve alteração no menu, onde a opção "Histórico Funcional - Averbações de Tempo" passou a ser "Histórico Funcional - Contagem de Tempo".

Foi movida também a transação de Pré - Contagem, do menu "Processos - Contagem de Tempo", para o novo menu "Histórico Funcional - Contagem de Tempo".

Transação Lista Contracheque

Visão do usuário:

Na transação "Lista Contracheque" foram adicionados os botões "Rubrica/Mês_Ano_Competência" e "Mês_Ano_Competência/Rubrica", cuja funcionalidade é a de permitir ao usuário escolher a ordenação desejada na tela. O botão "Rubrica/Mês_Ano_Competência" classifica primeiramente a listagem do contracheque por ordem crescente do código das rubricas e por fim em ordem decrescente do mês/ano de competência. O botão "Mês_Ano_Competência/Rubrica" classifica primeiramente a listagem do contracheque por ordem decrescente do mês/ano de competência e por fim em ordem crescente do código das rubricas. A indicação em negrito do título do botão, indica a ordenação que está sendo feita.

Os novos botões estão disponíveis nas fichas: "Rubricas", "Lista Retidos" e "Rubricas Auxiliares".

Modificação da transação "Folhas"

Visão do usuário:

Na transação "Folhas" foi criado o botão "Ver ocorrências", que mostra as ocorrências relativas ao processamento da folha.

Detalhes Técnicos:

Foi criada a tabela FOLHAS_OCORRENCIAS para armazenar as ocorrências do processo de geração da folha de pagamento.

Transação "Geração Manual de Eleitos"

Visão do usuário:

Na transação Geração Manual de Eleitos foi criada uma nova ficha na qual será possível, através do fornecimento de uma data de retroação, um grupo de eleitos e uma determinada folha, gerar um registro de retroativos para cada funcionário pertencente ao grupo de eleitos fornecido. Somente a data de retroação é obrigatória; a folha poderá ser omitida e os funcionários poderão ser inseridos um a um. A geração dos retroativos é feita acionando-se o botão "Gerar". Esta nova ficha vem de encontro à necessidade que existia de se gerar, para determinados eleitos, registros de retroativos que possam ser considerados pelo cálculo da folha de pagamentos.

Detalhes Técnicos:

Na declaração do procedimento GERA_ELEITO, foram adicionados mais dois parâmetros: "p_mes_ano_folha" e "p_num_folha" declarados como DEFAULT NULL. Assim eles poderão ser omitidos sem problemas, não invalidando os objetos que fazem referência a eles.

Além disso, no INSERT da tabela RETROATIVOS foram adicionados os dois novos parâmetros. Sendo assim, duas novas colunas foram criadas nesta tabela; são elas:

MES_ANO_FOLHA DATE : Mês/ano da folha para gerar retroação para uma folha específica (opcional)

NUM_FOLHA NUMBER(2,0) : número da folha para gerar retroação para uma folha específica (opcional).

Próxima